Tribunais de Contas (TCU, TCE, TCM)

Administração para assistente de administração do TCE-PI

Olá, pessoal! Tudo bem? No presente artigo, analisaremos a parte de Administração para assistente de administração do TCE-PI. Como de praxe, falaremos um pouco sobre o cargo em si, e, posteriormente, apontaremos e analisaremos tópicos de Administração Geral que possuam grandes chances de surgirem na prova.

O cargo de assistente de administração exige apenas nível médio completo, oferecendo a remuneração inicial de R$ 2.699,79, mais a possibilidade de gratificação por desempenho, além de progressões na carreira. Trata-se, portanto, de uma excelente oportunidade para aqueles que possuem nível médio!

Para mais informações sobre o cargo e sobre o certame, acesse a página do concurso aqui no Estratégia Concursos.

Não deixe de ler, também, o edital do concurso.

A banca do concurso é a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Como qualquer outra banca, trata-se de organizadora que possui suas predileções e formas de cobrança, as quais buscaremos atacar nesta análise.

O conteúdo programático de Administração Geral é o seguinte:

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO: Conceitos e princípios fundamentais em administração. Papéis do administrador. Processo administrativo. Funções da administração: planejamento, organização, direção e controle. Estrutura organizacional. Cultura organizacional. Tomada de decisão em administração. Tipos de decisão. Aplicação de ferramentas básicas de apoio à decisão. Comportamento organizacional: relações indivíduo/organização, motivação, liderança, desempenho, comunicação, equipes de trabalho. Gestão da qualidade. Ciclo PDCA. Ferramentas de gestão da qualidade. Administração de Materiais. Classificação de materiais. Metodologia de cálculo da curva ABC. Gestão de estoques.

Alguns assuntos se repetem nas provas da banca. Dito isso, iniciaremos, nos próximos tópicos deste artigo, a análise dos principais temas de Administração para assistente de administração do TCE-PI.

TCE-PI

Administração – Tipos de decisão

Iniciando a nossa análise dos principais temas de Administração para assistente de administração do TCE-PI, falaremos sobre o processo decisório nas organizações. Trata-se de um tópico que é muitíssimo explorado pela FGV, quando em comparação com as outras bancas, que não o exploram tanto.

Sobre este tema, é importante conhecer os tipos de decisão e, principalmente, as armadilhas psicológicas que afetam os decisores (este último tema, bastante explorado pela banca).

Vejamos um exemplo de cobrança do assunto, baseada na literatura de Sobral e Peci:

MP-RJ (2019)

“Em seus processos de tomada de decisão, os administradores muitas vezes incorrem em armadilhas psicológicas que os afastam de decisões racionais. Uma armadilha que frequentemente afeta os administradores é a tendência a fazer escolhas que justifiquem decisões passadas, mesmo que essas decisões tenham se revelado erradas.

Essa armadilha é conhecida como:

A) ancoragem;

B) custo irrecuperável;

C) evidência confirmadora;

D) excesso de confiança;

E) previsão retrospectiva.”

O gabarito é a alternativa B. O custo irrecuperável condiciona o comportamento dos decisores a continuar apostando em decisões que vão ao encontro de decisões passadas, ainda que estas tenham se revelado equivocadas. É a escolha por tentar corrigir decisões anteriormente equivocadas, entretanto, insistindo na mesma linha decisória.

A ancoragem ocorre quando se atribui uma importância excessiva às impressões inicialmente obtidas. Já a evidência confirmadora é a busca por informações e evidências que confirmem o que o gestor inicialmente pensou.

Seguindo, o excesso de confiança, como o nome sugere, é a tendência de o decisor confiar demasiadamente em suas previsões e análises. Por fim, a previsão retrospectiva é a busca por, após a ocorrência de um evento, superestimar até que ponto o gestor tenha previsto o resultado ocorrido.

Papéis do administrador

Seguindo com os assuntos mais importantes de Administração para assistente de administração do TCE-PI, falaremos sobre os papéis do administrador. Este assunto é comumente estudado em conjunto com as habilidades do administrador. Por isso, sugerimos o nosso Guia Definitivo sobre os papéis e habilidades do administrador.

Um administrador pode assumir diversos papéis em sua atuação. Veja a questão abaixo:

IBGE (2020)

“O dono de uma empresa de pequeno porte dedica a maior parte de seu tempo a visitar clientes e potenciais parceiros de negócios, além de buscar financiamento junto a bancos.

O papel que o dono da empresa desempenha é, preponderantemente, de:

A) líder;

B) alocador de recursos;

C) disseminador;

D) monitor;

E) porta-voz.”

O gabarito é a letra E. Seguem abaixo as três categorias de papéis, com os seus respectivos papéis:

Interpessoais:

  • Representação (ou símbolo) –papel em que o administrador representa oficialmente a organização.
  • Liderança – função em que conduz os subordinados e os dirige.
  • Sujeito de Ligação –papel em que o administrador estabelece e conserva redes de comunicação internas e externas à organização.

Informacionais:

  • Monitor – papel monitorar informações e manter contatos pessoais.
  • Disseminador – papel de disseminar informações.
  • Porta-voz – transmissão de informações para o público externo à organização.

Decisórios:

  • Empreendedor – iniciação de projetos e identificação de oportunidades.
  • Negociador – atividade de representar os interesses da organização.
  • Alocador de recursos – busca a eficiente alocação de recursos.
  • Solucionador de conflitos – soluciona conflitos e crises surgidos.

Pode ter havido dúvida entre os papéis de disseminador e de porta-voz (ambos informacionais). Grande parte da doutrina entende que o de disseminador é apenas no âmbito interno à organização, mas há quem considere que engloba o público externo também. Porém, o papel de porta-voz, não há dúvidas, encarrega-se de transmitir informações ao público externo. Temos, portanto, um importante precedente da FGV.

Estrutura organizacional

Avançando com a nossa análise de Administração para assistente de administração do TCE-PI, o tema deste tópico é estrutura organizacional.

Para facilitar o seu estudo, sugerimos a leitura do nosso Guia Definitivo sobre estruturas organizacionais para concursos. Não deixe de ler, também, o resumo sobre tipos de departamentalização para concursos, pois são assuntos que caminham em conjunto.

A FGV gosta de cobrar características das estruturas, como amplitude de controle e centralização. Estude, também, a estrutura matricial, bastante explorada pela banca.

Veja um exemplo de cobrança da banca:

TJ-CE (2019)

“O professor Alfred Chandler disse que a “estrutura segue a estratégia”. Se o novo servidor público quer entender mais a nova organização e sua respectiva estratégia, é recomendável analisar sua estrutura.

A estrutura organizacional que apresenta pequena amplitude de controle é a:

A) aguda ou vertical;

B) horizontal;

C) hierárquica;

D) analítica;

E) operacional.”

O gabarito é a letra A. A questão versa sobre amplitude de controle (ou amplitude administrativa), que significa a quantidade de subordinados que estão sob o controle de cada superior. Assim, uma pequena amplitude de controle é aquela em que poucos subordinados estão sob a tutela de um superior. Já a amplitude de controle alta é quando há muitos subordinados sob o controle de um superior.

Nas organizações, quanto mais achatada for a estrutura, com menos níveis hierárquicos, maior será a amplitude de controle, pelo fato de que existirão muitos subordinados sob a batuta de um superior. Já as estruturas mais verticalizadas, com mais níveis hierárquicos, também chamadas de “agudas”, são caracterizadas por baixa amplitude administrativa, por terem menos subordinados sob o controle de cada superior, o que justifica o gabarito da questão.

Funções Administrativas

Neste último tópico de Administração para assistente de administração do TCE-PI, chegou o momento de tratarmos das Funções Administrativas (processo administrativo).

Assunto fundamental para qualquer banca, não é diferente para a FGV. O processo administrativo engloba as seguintes funções:

  • Planejamento: função em que a organização planeja suas metas e objetivos, analisa as condições futuras e escolhe um curso de ação.
  • Organização: função em que são alocados os recursos, divididas as tarefas e responsabilidades, e escolhidas a estrutura organizacional e a departamentalização.
  • Direção: função responsável por conduzir os trabalhos designando e orientando as pessoas. Aqui entram os trabalhos de liderança e motivação.
  • Controle: função em que são definidos os padrões de desempenho, desempenho este que é monitorado, avaliado e são adotadas medidas corretivas.

A FGV costuma contar uma “historinha” e pedir para identificar as funções exercidas. Veja a questão abaixo:    

IBGE (2020)

“O diretor da área de marketing de uma empresa afirmou que é responsável pela avaliação da satisfação dos clientes e pela definição da estratégia comercial da empresa. Ao realizar essas atribuições, o gerente exerce, respectivamente, as seguintes funções administrativas:

A) controle; planejamento;

B) direção; planejamento;

C) planejamento; organização;

D) organização; direção;

E) controle; direção.”          

O gabarito é a letra A. Avaliar a satisfação dos clientes é atividade da função de controle, porque de fato se está controlando os resultados das ações executadas nas funções anteriores, visando a identificar como está a satisfação dos clientes com a empresa.

Já definir a estratégia comercial da empresa faz parte da função de planejamento, sendo feita, nesta função, a definição dos objetivos organizacionais.

Para mais detalhes sobre as funções administrativas, acesse nosso resumo sobre o processo administrativo para concursos.

Conclusão

Chegamos ao fim do nosso resumo de Administração para assistente de administração do TCE-PI. Utilize este resumo em conjunto com o material em PDF e a resolução de muitas questões sobre os assuntos aqui abordados.

Esperamos que este resumo seja de grande valia para sua aprovação!

Abraços e bons estudos!

Paulo Alvarenga

https://www.instagram.com/profpauloalvarenga/

Referências:

Sobral, Filipe. Peci, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro / Filipe Sobral, Alketa Peci. – 2. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013

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