Após ser anunciado que o governo avalia a possibilidade de adiar, mais uma vez, o Censo Demográfico de 2021 para 2022, por razões orçamentárias, o ASSIBGE – Sindicato Nacional dos Trabalhadores do IBGE divulgou uma nota de repúdio contra a decisão.
De acordo com o ASSIBGE, a medida, além de ser uma contradição no discurso do próprio governo, representaria desperdício de dinheiro público e de recursos já aplicados no planejamento da pesquisa, resultando em um apagão estatístico.
Isso porque toda a demanda de cadastro de endereços e da base territorial, realizada até 2019, ficará desatualizada. Além disso, como não há uma previsão de pré-coleta, serão necessários recursos para atualização cadastral e obsolescência dos equipamentos.
“Haverá desmobilização das equipes já treinadas. Será necessário outro treinamento e não teremos possibilidade de novas provas piloto e censo experimental. A não ser que se gaste novamente recursos para estes fins. Os contratos dos analistas censitários encerram justamente em 2022. Não haverá pessoal suficiente para etapas de crítica, apuração e tabulação.”
O Censo é a maior pesquisa realizada pelo IBGE, pois envolve entrevistas em todos os municípios do país, a fim de traçar um retrato da população em diversos temas, tais como renda, educação, saúde e migrações.
“O novo adiamento do censo significa a ocultação de informações fundamentais para o conhecimento da realidade brasileira e de sua população, num momento que estamos atravessando gravíssima crise econômica e sanitária. Qual o impacto da Covid-19 nos municípios brasileiros? E na mortalidade? E para a fecundidade?”
O ASSIBGE ressalta que a calibração do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) depende do Censo Demográfico, principalmente quando os municípios estão realizando gastos no enfrentamento da pandemia.
O Censo continua sendo a única base de dados capaz de fornecer informações municipais e intra municipais abrangentes, por mais importante que seja a amostra da Pnad Contínua.
Assinatura Anual Ilimitada*
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada
Sistema de Questões
Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Então, confira e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!
ASSINE AGORA – Sistema de Questões
Fique por dentro dos concursos em aberto
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…