ADEPOL pede que provas para Delegado PR sejam mantidas
Sem o certame mais de 200 Delegacias serão fechadas
Em uma publicação publicada no endereço eletrônico A Associação dos Delegados de Polícia do Paraná (ADEPOL PR), foi divulgada, no dia 9 de fevereiro, a manifestação feita por ela em conjunto com o Sindicato dos Delegados de Polícia do Paraná (SIDEPOL PR), apontando sua preocupação quanto à recomendação de adiamento dada ao concurso Delegado PR.
O concurso para a Polícia Civil do Estado do Paraná oferta 50 vagas imediatas para a classe inicial do cargo de Delegado de Polícia. As provas objetivas estão previstas para ocorrerem no dia 21 de fevereiro. Já as provas de conhecimento específico estão marcadas para 11 de abril de 2021.
Porém, devido aos riscos decorrentes da pandemia de coronavírus (Covid-19), ainda não erradicada e em nova ascensão no país, órgãos como MPT-PR, DPE-PR e DPU recomendaram o adiamento do certame da PC PR.
Nesse sentido, o documento apresentado pela ADEPOL e SIDEPOL, aponta que defasagem de Delegados de Polícia no Estado do Paraná chega a 54% do total de cargos da carreira.
Além disso, um estudo realizado em 2019 pelo Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte apontou que o Paraná está na 24ª posição entre os estados com a pior proporção Policiais Civis x População.
Quando se consideram especificamente os quadros de Delegado, o Estado alcança a 26ª posição. Para o Vice-Presidente da ADEPOL PR, Gutemberg Ribeiro, o quadro deficitário de servidores da PC PR tem repercutido diretamente e de forma bastante negativa na Segurança do Estado.
Isto porque, de acordo com a manifestação, 200 municípios do Estado não possuem Delegado de Polícia; na capital Curitiba, apenas dois Delegados são responsáveis por dia para atender a todos os flagrantes ocorridos na cidade e, em algumas cidades do interior, um único profissional atende concomitantemente mais de vinte Municípios.
Por isso, caso o cronograma do concurso seja interrompido e o certame adiado, diz o documento, haverá grandes impactos à população, com o fechamento de mais de 200 Delegacias de Polícia, sendo 34 delas localizadas em Municípios Sedes das Comarcas.
O documento finaliza que a realização do certame nas datas previstas se faz imprescindível e que a banca organizadora, UFPR, mais que dobrou a locação de espaços de maneira a serem usados mais de 350 locais de provas distribuídos pela Capital e Região Metropolitana do Estado. Além disso, todos os protocolos de saúde e segurança serão rigorosamente adotados.
Mais informações: Concurso Delegado PR
Prepare-se para o concurso Delegado PR
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em concursos de Procuradorias em todo o país.
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.