ABIN – Gabarito Extraoficial – História Mundial – Oficial de Inteligência – Área 01
Olá pessoal,
Aqui falam os Profs. Diogo D´angelo e Pedro Soares. Apresentamos para vocês o nosso gabarito extraoficial para Oficial de Inteligência Área 1. As questões de História Mundial foram moderadas, com alguns itens (11 no total) muito simples e outros bastante detalhistas e complexos (para não falar em capciosos!). Seguem os nossos comentários para vocês, quaisquer dúvidas, procure-nos via fórum ou e-mail ([email protected]):
(CESPE – ABIN – Oficial de Inteligência – Área 1) O período entre 1870 e 1914 caracterizou-se por importantes mudanças na História mundial. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
72 No final do século XIX, o Japão tornou-se uma potência colonialista, como o demonstra a Primeira Guerra Sino-Japonesa
Comentário: Depois de sua modernização com a Restauração Meiji, o Japão tornou-se uma grande potência regional, buscando um protagonismo maior na Ásia. A primeira guerra Sino-Japonesa foi um símbolo dessa força do imperialismo exercida na região e resultou em conquistas territoriais para o Japão.
Consideramos, portanto, o item correto!
73 A Encíclica Rerum Novarum apontou como uma das causas dos conflitos sociais a subjugação de uma multidão de proletários a um pequeno número de indivíduos ricos.
Comentário: Conforme o próprio texto da Encíclica [“(…) A tudo isto deve acrescentar-se o monopólio do trabalho e dos papéis de crédito, que se tornaram o quinhão dum pequeno número de ricos e de opulentos, que impõem assim um jugo quase servil à imensa multidão dos proletários”. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/leo-xiii/pt/encyclicals/documents/hf_l-xiii_enc_15051891_rerum-novarum.html) podemos perceber exatamente uma afirmação semelhante a do item acima.
Portanto, consideramos o item correto!
74 Nas últimas três décadas do século XIX, o desenvolvimento do capitalismo europeu resultou em maior urbanização, no crescimento do número de trabalhadores fabris e no surgimento de movimentos políticos favoráveis à classe operária.
Comentário: Item muito simples! Conforme vimos em nossas aulas, o desenvolvimento do capitalismo levou à crescente urbanização dos países europeus e à formação de classes operárias, fomentando a criação de movimentos políticos tanto por reformas moderadas (cartismo inglês, por exemplo), quanto mudanças revolucionárias (caso dos marxistas).
Consideramos, portanto, o item correto!
75 Com resultado do expansionismo europeu do final do século XIX, os portugueses colonizaram o litoral de Angola e Moçambique, mas não conseguiram avançar para o interior desses territórios.
Comentário: Erro factual bastante fácil! A colonização dos territórios de Angola e Moçambique deu-se bem antes do final do século XIX e os portugueses avançaram pelo interior sim! Não conseguiram unir os dois territórios coloniais como gostariam em sua proposta do mapa cor-de-rosa, mas tinha sim controle do interior tanto de Angola quanto de Moçambique (como podemos ver no mapa do link a seguir: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Colonial_Portuguesa#/media/File:Portuguese_colonial_war_map1.PNG).
O item, portanto, está errado!
(CESPE – ABIN – Oficial de Inteligência – Área 1) Agosto de 1945: o trágico fim da Segunda Guerra Mundial reiterou e amplificou agosto de 1914, a deflagração da Primeira Guerra Mundial. Esse intervalo destruiu para sempre um mundo de antigas certezas de seguranças.
Demétrio Magnoli e Elaine S. Barbosa. Liberdade versus igualdade: um mundo em desordem. Rio de Janeiro: Record, 2011, vol. I, p. 433 (com adaptações).
A partir do fragmento de texto precedente, que tem caráter unicamente motivador, julgue os próximos itens.
76 A defesa do papel dominante do Estado na organização das sociedades é característica comum ao comunismo, ao fascismo e ao nazismo.
Comentário: Item complicado se formos preciosistas! Conforme vimos em nossas aulas, os movimentos políticos totalitários à esquerda (stalinismo) e à direita (fascismo e nazismo) utilizaram-se do Estado como instrumento de controle social. ENTRETANTO, se considerarmos o conceito de comunismo “ortodoxo”, nele não há Estado! Assim, o item pode estar incorreto.
Acreditamos, contudo, que a banca esteja se utilizando de comunismo como sinônimo generalizante de socialismo.
Se assim for, o item está correto. Essa é nossa opinião!
77 Em 1914, Benito Mussolini, expoente da esquerda do Partido Socialista Italiano, posicionou-se a favor da participação da Itália na Primeira Guerra Mundial.
Comentário: Benito Mussolini foi, como dissemos, socialista e a favor da entrada dos italianos na Primeira Guerra Mundial.
Podemos considerar, em linhas gerais, o item correto!
P.S: Fazemos somente a ressalva de que a expressão “da esquerda do Partido…” pode ser um peguinha da prova, uma vez que essa informação não seja tão clara e é relativa aos grupos políticos e às ideologias da época.
78 Em seu testamento político, Lênin nomeou Josef Stalin como seu sucessor a frente do Partido Comunista Soviético por considerá-lo o indivíduo capaz de dar continuidade ao combate ao “chauvinismo grão-russo”.
Comentário: Item muito fácil! Falamos várias vezes que Lênin foi contra a subida de Stalin ao poder e não deixou nada neste sentido em seu testamento político.
Logo, item errado.
79 Como resposta à depressão econômica de 1929, os Estados Unidos da América, o Reino Unido, a França e a Alemanha voltaram a utilizar o padrão-ouro no início da década de 1930.
Comentário: Item complicado! O padrão-ouro era utilizado no período anterior à Primeira Guerra Mundial e voltou a ser utilizado no entreguerras (em 1925 na Inglaterra, por exemplo) pelo Reino Unido, Estados Unidos e França, com exceção da Alemanha. Depois da crise de 1929, foi abandonado progressivamente por esses países, como é o caso da Inglaterra em 1931.
Portanto, o item está errado!
(CESPE – ABIN – Oficial de Inteligência – Área 1) Com relação à nova ordem mundial instituída ao final da Segunda Guerra Mundial, julgue os itens subsequentes.
80 A invasão da Tchecoslováquia, em 1968, pelas tropas do Pacto de Varsóvia evidenciou a crise então vivenciada pelo sistema socialista.
Comentário: Como falamos em nossas aulas, tanto o líder socialista quanto o capitalista passam por contestações em seus sistemas imperiais na década de 1960. No caso soviético, foi o movimento da Primavera de Praga, que foi sufocado pelos soviéticos com o acionamento do Pacto de Varsóvia.
O item está, portanto, correto!
81 A Guerra Fria iniciou-se na década de 50 do século XX, a partir do antagonismo entre os Estados Unidos da América e a União Soviética quanto à reunificação das duas Coreias.
Comentário: Item muito fácil! A guerra da Coreia (1950-1953) foi fruto já das tensões da Guerra Fria, que podemos considerar iniciada a partir da Doutrina Truman de 1947.
Logo, o item está errado!
82 Após a Segunda Guerra Mundial, levantes populares em vários países da Europa Oriental instalaram regimes socialistas que se aliaram à União Soviética, compondo o Pacto de Varsóvia.
Comentário: Após a vitória dos soviéticos no front oriental da Segunda Guerra Mundial, governos provisórios entre nacionalistas e socialistas foram montados nos países do Leste Europeu. Entretanto, entre 1945-1955, a URSS foi, paulatinamente, colocando no poder grupos orientados ao partido soviético. Esse movimento foi feito de baixo para cima, e não por meio movimentos populares.
Consideramos, portanto, o item errado!
É isso aí, pessoal! Um grande abraço a todos! Não deixe de nos seguir nas redes sociais:
Forte abraço,
Diogo D´angelo e Pedro Soares.
Oficial de Inteligência – área 1
Abaixo você confere o formulário para preenchimento do seu Gabarito.
Confira seu resultado no Ranking!
Se você preencheu o formulário acima, seu nome será listado aqui neste Ranking. Os resultados estão sendo computados e atualizados a todo momento. Acompanhe seu resultado.