A soma simples da DISCIPLINA com a CALMA.
Comece com o que você tem.
Comece onde você está.
Comece agora.
O adágio mencionado anteriormente, apesar de ser muito simples, é um tanto quanto perfeito. Verdade seja dita, muitos de nós, por medo do desconforto, não querem acreditar que, para conquistar o que desejam, deve fazer um esforço fora do comum. Além do esforço, temos o fator tempo, geralmente a médio prazo. O ambiente não é nada romântico. E isso é só o começo.
Para ser mais objetivo: ou você encontra um caminho, ou encontra uma desculpa. Se a sua necessidade não é grande, quando o conforto bate à porta, a disciplina costuma pular pela janela. Ou seja, o casamento entre conforto e disciplina não vai parar na festa de bodas de prata ou de ouro, e sim na delegacia de polícia. As pessoas inventam todo tipo de desculpas para não seguirem seu caminho. É muita vontade de emagrecer, para pouca vontade de parar de comer. Desta forma, nos transformamos em sofredores e não em competidores.
Com a velocidade com que as coisas acontecem hoje em dia, vivemos na era da gratificação imediata. Tudo o que as pessoas querem escutar é que elas vão passar em um concurso ou conquistar um objetivo amanhã. Sinto muito, mas, se você acredita nisso, sugiro que reveja a sua opinião e vá “afiar o seu machado antes de começar a cortar a lenha” antes que maiores frustrações surjam em sua vida. Ou seja, para beber a água, é necessário cavar o poço.
Encontramos pessoas que dizem que fazem de tudo para passar em um concurso público. Fazem de tudo, menos estudar. Ato contínuo, o prêmio (ou a aprovação) está no topo da montanha, e ainda não se começou a escalada. O objetivo da banca é eliminar o número máximo de candidatos, e acredito que esteja bem claro para você. A banca quer os melhores. Desta forma, na mente de um candidato não há espaço para dúvidas.
Assim, se você tiver que escolher entre talento e disciplina, escolha disciplina. O talento, quando não disciplinado, não gera bons frutos, e a disciplina, mesmo que o indivíduo esteja com a corda no pescoço, traz um sentimento de dever cumprido, ainda que na derrota. Já vi muita gente que confia somente no talento. E estas pessoas, quando se agarram unicamente a este quesito, aparecem na lista dos reprovados.
Não sou conhecedor profundo de nada e também estou buscando aperfeiçoar minha vida, assim como você. É uma busca contínua e eu revisito estes pontos, constantemente, para o meu próprio crescimento. Acho que você entendeu. A mecânica para conseguir uma aprovação – ou pelo menos tentar – é a mesma para emagrecer, desenvolver bons hábitos e formar uma boa poupança. Não é uma fórmula mágica ou complicada. Pelo contrário. Uma soma simples. Da DISCIPLINA com a CALMA.