Artigo

A lei de Parkinson e o “depois eu estudo” 

Tudo bem pessoal?

Hoje vou falar sobre um conceito interessante.  A Lei de Parkinson. Ela diz que:

“O trabalho expande-se preenchendo o tempo alocado para sua realização”.

Em outras palavras: se eu tenho muito tempo para fazer algo, mesmo que seja uma atividade simples,  vou deixar para resolver quando esse tempo limite estiver estourando.

– Hum, familiar,   não?

– Ah,  mas e se eu conseguir cumprir o prazo?!

– Sim, tudo bem, mas poderia ter feito mais atividades no mesmo período, concorda?

– Ihhh… Papo estranho.  O Ronaldo tá parecendo o meu chefe!  :(

– Não é nada disso…. :).  Já explico…

Mas antes, vamos a outro exemplo.  Se você tiver uma atividade que demoraria 60 minutos para ser concluída,  mas o seu prazo é de  24 horas, você provavelmente a terminará em…. 24 horas.

Querem um exemplo de como apliquei a Lei de Parkinson?
Defini que iniciaria a redação desse artigo de manhã e à noite dedicaria 30 minutos para revisão. Sem isso talvez eu ficasse dias até que o publicasse.

Acho que agora já ficou mais claro o que é a Lei de Parkinson, certo?

Pense em você  e em seu comportamento: você prefere fazer primeiro as suas obrigações ou se divertir antes, deixando seus compromissos para depois,  perto do prazo acabar? Pensou? E sua atitude perante os estudos?

– Ah,  mas eu estudo “mil” horas líquidas por semana!

Já é um ótimo começo :). Mas tenha a certeza de que não está deixando as matérias “menos queridas”  para trás.

“Depois eu estudo essa”, Já disse essa frase alguma vez ? E esse “depois” nunca chega, não é?  Agindo assim,  se você tem dificuldade na disciplina “Estudos Avançados de seriados Netflix” , ela  não será sanada só porque você a deixou de lado, concorda?  E se a matéria  em questão fosse uma específica do seu concurso, por que você a deixa de lado?! É loucura!

Ah,  infelizmente pra você,  a matéria que usei no meu exemplo não cairá no seu concurso,  portanto,  retorne para a aula sobre a lei de Licitações em Direito Administrativo… :)

Eu fiz isso por algum tempo com Contabilidade.  Só estudava de forma “protocolar”.  Até que tive a certeza de que não estava rendendo.  Mudei meus ciclos e deixei contabilidade como a primeira matéria a ser e estudada no dia e a encarava todos os dias.  Até adquirir confiança.

Se no começo ela era a matéria da qual queria me “livrar” para estudar as outras mais “legais”,  com o tempo ela se tornou uma das legais!  E o mesmo aconteceu com Economia.

Se sua meta é passar em um concurso, não ter ciência dos malefícios da Le de Parkinson deixa tudo ainda mais complicado. Conhecer a si e o resultado das escolhas em sua vida é o primeiro passo para conseguir atingir seus objetivos.

Você pode não ter prazos, datas certas e previsíveis e nem ter todas as variáveis do “projeto concurso” definidos.  Você pode não ter certeza das matérias, da importância de cada uma delas, se haverá novidades ou não ou qual será a banca (em regra).  Mas você sabe que precisa estudar com muita antecedência para estar preparado quando a autorização e edital saírem. Então, por que fazer diferente disso?

Porém, como sua  percepção é de que tudo está tãããão longe,  o risco de você deixar para depois o estudo mais sério vai aumentado a cada semana.

E quando você geralmente acelera?  Quando os boatos de edital começarem a esquentar.  Mas já se passaram meses e meses desde quando você reduziu o ritmo. E agora?

– Ah,  tudo bem.  A lei de Parkinson diz que eu posso correr atrás e tentar “cumprir o prazo”.

Aí que mora o problema! Para concursos o volume de conteúdo e sua profundidade são cada vez maiores.  E perder semanas ou meses, sem um motivo sério, pode ser fatal.

A entrega do seu “trabalho” seria a aprovação.  Mas para consegui-la você precisa fazer muitas atividades prévias  e não dá para deixar “pra daqui a pouco”. Não vai dar para recuperar o tempo perdido se você demorar demais para agir.

ZomboDroid21102015063227

Imagine um cenário “hipotético”  em que os concursos federais sejam suspensos.  Bom,  você não sabe quando aquele cargo dos sonhos abrirá novas vagas.  Então, aumenta a chance de se perder o foco e deixar para estudar depois ou reduzir o ritmo em demasia.  E é nesse momento que muitos se perdem e vêem as oportunidades passarem.  Tenha certeza de que nesse momento muitos estão estudando e não sabem nem para que serve esse artigo, pois para elas é bastante óbvio que precisam seguir na batida dos estudos. Se você é um desses, meus PARABÉNS!

Não é novidade alguma para quem está concorrendo a concursos de alto nível que começar a estudar depois do edital ou ficar esperando por ele para adiantar os estudos não é recomendável. Sendo mais claro, fazer isso é pedir para não passar.  Supondo que você seja um ser normal como a imensa maioria dos aprovados.

Não deixa a onda te levar.  A música pode até ser legal,  mas aplicar essa máxima a sua vida poderá fazer um estrago imenso.  Reme contra a maré.  Estude quando todos querem desistir.  Persista e use o seu conhecimento sobre a lei de Parkinson a seu favor a partir de hoje.

#partiuestudar

PS 1. Se esse artigo ajudou de alguma forma,  ou se não gostou de algo,  conte-me deixando seu comentário aqui embaixo.  É rápido e me incentiva  a fazer outros melhores que esse.

Ps.2. Se você vai fazer o concurso de Fiscal de Tributos do ISS Niterói,  indico a análise do edital que fiz há alguns dias.

Ps.3. Se você acha que está com muita preguiça ou dificuldade em manter o ritmo nos estudos,  sugiro ler esse artigo aqui.

Leia também : Você é um procrastinador? (Parte 1)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Parabens pela a bela analise de ontem sobre o Inside Out (Divertidamente). Sempre Periscopes Tops.
    Marcia em 03/02/16 às 22:18
  • Ola Ronaldo, sempre leio seus artigos e sigo o Periscope, sou mae de 2 filhos pequenos, estudo ha 6 meses mas sem muita constância. Tenho material, livros, mas estou perdida como montar minhas metas semanais. No momento estou sem condições financeiras para usar os serviços de coach, vc ja escreveu anteriormente como montar um plano de estudos com metas semanais? Ou algo neste sentido que me auxiliasse ? Tenho diariamente 3 horas/tarde e 3hs/ noite. Desde de ja agradeço sua atenção. Marcia
    Marcia em 01/02/16 às 15:40
  • Oi, professor. Infelizmente neste texto você falou a minha língua. Pra você ter uma ideia eu tive mais de 4 meses pra terminar o trabalho da faculdade de Direito, pois a mesma estava em greve, pensei até em desistir, fiz de um grão de areia um monte everest. Mas até que foi bom, porque hoje me conheço mais e tenho como lema nunca mais ser o que eu fui ontem...Mas às vezes, tipo quando vou pra casa dos meus país eu perco a rotina do estudo, não consigo estudar nada...Ainda tenho que me disciplina em vários aspectos.
    Joselanea em 05/11/15 às 20:56
  • É verdade, professor. Antes da suspensão dos concursos, eu estava "desesperada" estudando pra Receita Federal, receosa de que o edital saísse no começo de 2016. Agora, dei uma "esfriada" porque sei que o edital vai demorar um pouco mais.
    Mary em 27/10/15 às 14:12
  • Show o artigo, parabéns
    André em 25/10/15 às 20:52
    • Valeu André! Um forte abraço!
      Ronaldo Fonseca em 26/10/15 às 22:54
  • Muito bom o artigo Ronaldo. Pode escrever muito mais. Não é fácil manter o ritmo nesse cenário mas temos que se planejar e quebrar o objetivo em metas. Assim fica muito mais proveitoso o estudo.
    Felippe Gustavo em 24/10/15 às 15:28
    • Isso mesmo Felippe, obrigado pelo feedback! Um abraço.
      Ronaldo Fonseca em 26/10/15 às 23:01
  • Mandou bem Prof.! Me deu um Up para pegar mais firme nos estudos, as vezes me da uma desanimada nos estudos mas desistir jamais! abraço!
    Marcelo em 24/10/15 às 14:39
    • Boa Marcelo, quando cansar ou der preguiça, insista mais um pouco. Nada de se entregar. Um abraço
      Ronaldo Fonseca em 26/10/15 às 23:02
  • Estou no momento "agora vai" e me identifiquei muito com o teor do artigo, infelizmente. Felizmente, já iniciei os estudos com afinco e estudando hoje, agora para o amanhã :D Obrigada por dizer o óbvio.
    Nathiele em 24/10/15 às 10:43
    • Legal Nathiele, espero que em alguns meses você olhe para trás e não se identifique mais com este tipo de artigo, ok? Um abraço e ótimos estudos.
      Ronaldo Fonseca em 26/10/15 às 23:04
  • Graças a Deus não estou enrolando na hora de estudar. Tenho cumprido minha meta semanal de estudo. Contudo, algo que tem me atrapalhado é a hora de dormir. Nos piores dias demoro umas duas horas para pegar no sono e isso é péssimo. Não bebo nem fumo, creio que é consequência de minha rotina anterior (tinha o hábito de dormir tarde). Enfim, mesmo assim continuarei firme. Abraço!
    Henrique Andrade em 23/10/15 às 22:05
    • Isso mesmo Henrique! O segredo é persistir. Obrigado pelo feedback e siga firme. Um abraço!
      Ronaldo Fonseca em 26/10/15 às 23:07
  • Ola Professor, Gracas a Deus eu nao cai na lei de parkinson, continuo firme, forte e dedicada p alcancar meu tao sonhado cargo "AFRFB" demore o q demorar p sair o edital, mas qdo sair sera minha chance... Como e bom saber q tem professores como o sr. p sempre nos lembrar q a constancia e dedicacao e essencial. PARABENS!!! continue sendo um dos Anjos a nos motivar . (Desculpe por estar td sem ascento, to sem acento no meu tablet) :((
    Sirlei V. Arenhardt em 23/10/15 às 21:30
    • Olá Sirlei, muito legal ver os comentários de vocês e saber que pude ajudar de alguma forma. Obrigado por ter dedicado alguns momentos para me dar o seu retorno. Estou na torcida! Siga firme. Um abraço
      Ronaldo Fonseca em 26/10/15 às 23:05
  • Excelente artigo. Grande abraço. Fabricio
    Fabrício em 23/10/15 às 14:20
    • Olá Fabrício, obrigado pelo retorno. Um abraço!
      Ronaldo Fonseca em 23/10/15 às 14:30
  • Muito bom professor!
    Valdeci em 23/10/15 às 10:18
    • Valeu Valdeci! Ótimos estudos!
      Ronaldo Fonseca em 23/10/15 às 14:09
  • Excelente artigo prof•, belas palavras de orientação. Sempre achei que sofro de "Amensezia" e daew você me aparece com essa tese de Parkison. Parabens consiguiu nos instruir com suas palavras
    Tiago Ramiro Carneiro Lucas em 23/10/15 às 01:00
    • Obrigado Tiago! Que bom que pôde aproveitar algo. Forte abraço.
      Ronaldo Fonseca em 23/10/15 às 14:09
  • Excelente artigo Ronaldo! Os seus são os melhores! Valeu, abraços
    Thomas Carvalho em 22/10/15 às 14:51
    • Olá Thomas, que bom que foi útil. Obrigado pelo elogio. Um abraço!
      Ronaldo Fonseca em 23/10/15 às 14:16
  • Tendo edital ou não tendo edital sempre será um desafio vc estudar,todo estudante pra desenvolver-se no experimentar gostar de estudar tem que colocar seus objetivos acima de qualquer desafio,mudar seus pensamentos no mais profundo do inetrior,cravar em seu ser o sou capaz e vou conseguir em substituição ao desânimo interior ou exterior,concentração,perseverança,organização,foco , FÉ e FAMÍLIA são os caminhos para aprovação,professor muito obrigado,o senhor me ajudou e ajuda à muitos com seus artigos,Deus o ilumine sempre.
    andre em 22/10/15 às 12:08
    • Concordo integralmente André! Um abraço
      Ronaldo Fonseca em 23/10/15 às 14:16
  • Adorei, professor! Esses seus artigos "toma vergonha na cara" são demais!
    Simone em 22/10/15 às 11:36
    • Olá Simone, gostei do nome: "artigo toma vergonha na cara" :). Um abraço!
      Ronaldo Fonseca em 23/10/15 às 14:11
  • Sério problema esse... Não sabia que tinha nome, mas sei que é uma realidade na vida de muitos, pelo menos em algum momento. É bom saber que há pessoas preocupadas em nos alertar!!! Parabéns pelo artigo!!!!
    Iracema Santana em 22/10/15 às 11:33
    • Olá Iracema, fico feliz que tenha gostado. Um abraço.
      Ronaldo Fonseca em 23/10/15 às 14:12
  • Muito bom professor! Realmente essa de suspensão de concursos dá uma desanimada, mas meu sonho não vai morrer. Muito obrigada!
    Valdiluza (Limeira- SP) em 22/10/15 às 10:56
    • Olá Valdiluza, isso mesmo. Não deixe o sonho morrer! Abraços
      Ronaldo Fonseca em 23/10/15 às 14:13
  • ola Ronaldo, muito interessante o texto, continue com sua simplicidade e determinação que vc tem, forte abraço!!!
    FELIPPE VIANA em 22/10/15 às 10:17
    • Olá Felippe, obrigado pelo carinho! Um abraço.
      Ronaldo Fonseca em 23/10/15 às 14:14
  • Ótimo Prof. a máxima é mesmo estudar com constância e determinação! Obrigada pelo artigo!
    Fabiana em 22/10/15 às 09:29
    • Isso. Como diz o Prof. Ricardo Vale, o segredo do sucesso é resultado da constância no objetivo. Um abraço!
      Ronaldo Fonseca em 22/10/15 às 10:12
  • Concordo plenamente professor,mas ainda não possuo a capacidade de seguir seus conselhos com o afinco necessário.Ainda sou dependente de resultados.Mas vamos lá,com determinação chego lá!!
    Chico em 22/10/15 às 09:29
    • Exato Chico, basta ter ciência de onde está errando e buscar mudar. Um abraço
      Ronaldo Fonseca em 22/10/15 às 10:11
  • Ótimo! Identifiquei-me, mas providenciarei a correção.
    Eimar Tiburcio da Silva em 22/10/15 às 07:51
    • Eimar, o auto conhecimento é muito importante durante nossa preparação. Parabéns por estar repensando e buscando melhorar. Um abraço
      Ronaldo Fonseca em 22/10/15 às 10:10
  • Adorei o artigo hoje! Já estou na estrada de estudos há um bom tempo. Quero TRT, mas aproveito outros tribunais porque possuem matérias afins. Estudar todos os dias é nossa plantação para colheita que virá! Valeu!!!
    Fabíola (Guarulhos/SP) em 22/10/15 às 07:31
    • Isso mesmo Fabíola! Um abraço
      Ronaldo Fonseca em 22/10/15 às 10:09
  • Excelente professor! Obrigado por nos mostrar que não é hora de perder tempo. Estude antes ou... Abraço.
    Phelippe em 22/10/15 às 06:35
    • Phelippe, Exatamente. O tempo desperdiçado sem sempre pode ser recuperado. Um abraço
      Ronaldo Fonseca em 22/10/15 às 10:09
  • Parabéns, professor. Me ajudou, e muito, esse artigo. Abraço.
    Eder em 22/10/15 às 05:48
    • Bom saber disso Eder! Um forte abraço
      Ronaldo Fonseca em 22/10/15 às 10:08
  • Concordo plenamente, Ronaldo. A antecipação e regularidade nos estudos são essenciais em concursos com vasto conteúdo programático. Ótimo artigo!
    Rafael Rolim em 21/10/15 às 23:55
    • Obrigado Rafael. Um forte abraço
      Ronaldo Fonseca em 22/10/15 às 10:08