“Eu digo que passar em um concurso não é para qualquer pessoa, mas para quem realmente queira, tenha motivação, busque forças de onde não tem. Eu morei até meus 29 anos no Maranhão, tive uma educação muito deficitária, confesso que houve coisas que tive que aprender do zero, mas isso não me impediu de acreditar.”
Confira nossa Andreia Coelho, aprovado em 2° lugar no concurso SEDF para o cargo de Biologia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Andreia Coelho: Sou licenciada em Biologia, tenho 41 anos e sou maranhense.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Andreia: Estava desempregada, tinha duas filhas pequenas e precisava voltar ao mercado de trabalho.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Andreia: Trabalhava sim, cuidava de duas filhas pequenas. Estudava quando as duas dormiam.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Andreia: Fiz o da SEDF para técnico administrativo, fui nomeada dia 03/12/21.
Anteriormente fiz os processos seletivos para professor da SEDF
2016 – 4º – Biologia
2018 – 6º – Biologia
2021 – 2º – Biologia
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Andreia: Apenas cuidava das minhas filhas, da casa e estudava no tempo livre.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Andreia: Sou casada, meu esposo já era servidor do GDF e me apoiou a estudar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovada? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Andreia: Focado apenas no TGE da SEDF foram 3 meses, mas já tinha um bom conhecimento das disciplinas comuns a todos os concursos.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?
Andreia: Eu usei os PDF’s, são bem didáticos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Andreia: Conheci por meio do meu esposo que já havia estudado pelo Estratégia.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente? (Caso tenha estudado direto conosco, pode pular esta pergunta e a próxima)
Andreia: Estudei sim, Questões de Concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material? (Pode citar uma ou mais ferramentas que mais te ajudaram na preparação).
Andreia: Gosto da didática dos materiais, do preparo dos professores, senti-me confiante e motivada.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Andreia: Montei de forma que estudava uma hora cada matéria por dia e dividia essas matérias durante a semana. No máximo 4 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Andreia: Fazia as questões e revisava, meu tempo era bem limitado, então aproveitava todo tempo para fazer as questões.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Andreia: Tinha dificuldade em todas no início, mas depois vi que é perfeitamente possível aprender. Até raciocínio lógico aprendi, pois para mim, essa era a matéria mais difícil.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Andreia: Continuei com a mesma rotina, mas fiz a prova bem nervosa, marquei o gabarito errado de questões que havia acertado, fiz isso apenas pelo nervosismo.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Andreia: Gostaria de ter tido mais tempo.
Meu acerto foi aproveitar bem o pouco tempo que tinha.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Andreia: Apesar do cansaço, não pensei em desistir jamais.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Andreia: Eu digo que passar em um concurso não é para qualquer pessoa, mas para quem realmente queira, tenha motivação, busque forças de onde não tem. Eu morei até meus 29 anos no Maranhão, tive uma educação muito deficitária, confesso que houve coisas que tive que aprender do zero, mas isso não me impediu de acreditar.
Passar em concurso é possível sim, mas para isso deve-se ter coragem e organização sempre.