Aprovada em 78º Lugar no Concurso PM SP para o Cargo de Soldado (2ª Classe)
Policial (PM/BM - Praças)
“Iniciei minha preparação adquirindo os materiais do Estratégia, que são extremamente completos e assertivos. As aulas contemplam toda matéria essencial para o concurso e os PDFs detalham e facilitam a compreensão”.
Confira nossa entrevista com Giovanna Isabelle Madureira Maciel, aprovada em 78º Lugar no Concurso PM SP para o Cargo de Soldado (2ª Classe):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Giovanna Isabelle Madureira Maciel: Me chamo Giovanna, tenho 20 anos e sou natural de Santo André, mas, atualmente, resido em São Caetano do Sul/SP. Estou no sexto semestre da graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Anhembi Morumbi. Tenho um grande sonho e objetivo de me tornar Agente de Polícia Federal, em breve, porém esse cargo exige nível superior, o qual estou finalizando. Por esse motivo, tenho prestado diversos concursos de nível médio para avaliar meu desempenho e tentar conquistar meu primeiro cargo público. No momento, estou estudando através do material para Agente Administrativo da PF (nível médio), tendo em vista o propósito de pertencer a esta renomada e prestigiada instituição.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Giovanna: Defini meu curso de graduação no segundo ano do ensino médio, formando um grande sonho de me tornar médica veterinária. Porém, acredito que o tempo nos faz observar diversas possibilidades que não haviam sido consideradas anteriormente, trazendo caminhos e objetivos totalmente novos. Meu pai, grande inspiração e exemplo, sempre sonhou em ser Agente de PF e, há pouco mais de um ano atrás, comecei a pesquisar mais sobre a carreira, o que me trouxe um interesse inesperado e grande admiração por essa respeitada instituição. Além disso, me identifiquei com as funções do cargo. Nesse momento, percebi todos os benefícios e vantagens de um concurso, os quais eram sempre ressaltados pela minha família. Após algumas pesquisas, decidi que trilharia esse caminho, conciliando com minha faculdade.
Iniciei meus estudos para um cargo de nível médio e venho focando nele, há um ano, aguardando autorização e edital. Em relação à área policial, escolhi poder contribuir com a segurança da sociedade e bem-estar individuais, participar de operações em prol da ordem, ajudar a assegurar que o direito de todos seja preservado e contribuir para um país melhor, além de pertencer à instituições tão prestigiadas. O apoio e incentivo da minha família foram fundamentais.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Giovanna: Não trabalho. O meu tempo tem sido conciliado entre faculdade, estudos para concurso e academia para preparação do TAF. Minha graduação é no período da manhã. Ao chegar em casa, meu foco são meus estudos para concurso. No período da noite, tento manter uma regularidade com os treinos na academia. Acredito que a decisão de estudar focando em uma vida melhor, com benefícios, tranquilidade e fazendo o que amamos, exige diversas renúncias temporárias, que serão recompensadas quão breve possível. Todo sonho demanda esforços e dedicação. Entretanto, a sensação de conquista e dever cumprido fazem tudo valer a pena.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Giovanna: Esse é meu 2º Concurso. Iniciei meus estudos em março do ano passado, com outro foco, porém sempre me proponho a realizar concursos de nível médio para avaliar meu desempenho e ter possibilidades, mesmo que temporariamente, até conquistar meu objetivo.
Participei também do TJ-SP, conseguindo uma média de 60% de acertos, um nível bom para meu primeiro concurso. E então a primeira aprovação chegou com o concurso para Soldado PMESP (80% de acertos). Concursos Policiais são os mais atrativos, pois estão na mesma área do meu foco. Os administrativos são interessantes pela maior facilidade de conciliar o tempo de trabalho com a continuidade nos estudos, além de terem mais matérias em comum com o que venho estudando para Agente Administrativo da PF. Pretendo continuar estudando para concursos, terminar minha graduação e, então, conquistar o tão sonhado cargo de Agente de Polícia Federal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Giovanna: Sim. Nunca abri mão dos momentos de lazer durante os finais de semana, pois acredito que tudo na vida deve ser dosado, nada em exagero tem bons resultados. Durante o decorrer da semana, meu foco permanece nos estudos, durante o dia até o período da noite (alguns dias parei de estudar 00h). Porém, aos sábados e domingos, faço questão de ter atividades diferentes com família e amigos.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Giovanna: Não sou casada, nem tenho filhos. Minha família é fundamental na minha trajetória. Não tenho palavras para descrever toda gratidão por tudo que sempre fizeram e continuam fazendo por mim, todo apoio e renúncias em prol da realização de cada um dos meus sonhos. Creio que escolhas como essa devem ser compartilhadas apenas com pessoas que torcem e vibram com cada uma de nossas conquistas, trazendo energias positivas para nossos caminhos. Na minha vida, essas pessoas são meus pais, grandes exemplos, que movem montanhas pela minha felicidade.
Como disse anteriormente, meu pai foi quem inspirou minha escolha, meu parceiro de sonhos. Minha mãe, visando minha realização profissional e todos os benefícios que esse caminho me traria, nunca deixou de me incentivar e amparar, contribuindo diariamente para essa realização e tantas outras. Além disso, eles possibilitam que eu possa focar 100% em meus estudos, com toda ajuda financeira necessária, para que eu consiga conquistar minha estabilidade brevemente. Meu tio também, sempre muito positivo, com belas palavras de apoio e encorajamento. Saber que alguém está torcendo por você, estimula até os dias mais difíceis. Como diz uma famosa citação:
“ – Quem está nas trincheiras ao teu lado?
– E isso importa?
– Mais do que a própria guerra.” – Ernest Hemingway
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Giovanna: Meu estudo não foi focado para o concurso da PM, apenas aproveitei as matérias em comum do meu curso. As demais foram vistas na semana de revisão. Ter uma meta traz a necessidade de disciplina. Sabia que o concurso se aproximava e precisei me esforçar para conquistar minha tão sonhada primeira aprovação. Procurava estudar durante a tarde até o período da noite todos os dias.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Giovanna: Minha preferência são sempre as videoaulas, mais rápidas e menos cansativas, além de apresentarem a parte mais “importante” das matérias, consigo fixar melhor. A resolução diária de exercícios é essencial para assimilar o conteúdo e entender o foco de cobrança de cada uma das bancas e as possíveis “pegadinhas”. Quando você resolve muitos exercícios, a resposta de determinadas matérias torna-se um pouco óbvia, pois as alternativas são similares, utilizando palavras ou expressões diferentes.
Aulas presenciais não foram possíveis, infelizmente, mas devem ajudar muito na disciplina e divisão de conteúdos diários. Os PDFs são bem complexos, mas acabam exigindo mais foco, pois geram cansaço mais facilmente e a evolução é mais lenta.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Giovanna: Meu pai e tio, que já haviam estudado pelo Estratégia anteriormente, elogiaram muito o curso, os professores e materiais disponibilizados na plataforma.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Giovanna: Não. O Estratégia foi meu primeiro e único curso. Pretendo realizar outras preparações através dele, pois tem sido essencial para meu desempenho e evolução.
Estratégia: Depois que você se tornou aluna do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Giovanna: Muita! Iniciei minha preparação adquirindo os materiais do Estratégia, que são extremamente completos e assertivos. As aulas contemplam toda matéria essencial para o concurso e os PDFs detalham e facilitam a compreensão. Os professores estão sempre dispostos a ajudar da melhor maneira possível, tirando dúvidas e fornecendo, até mesmo, suas próprias redes sociais para auxiliar na preparação. O site tem uma gama de questões imensa, relacionadas a todas as matérias, o que nos dá a possibilidade de revisar, entender a banca e todas as formas de cobrança. Além disso, os aplicativos de podcasts e questões proporcionam acessibilidade em qualquer lugar, facilitando o estudo e tornando nosso tempo mais produtivo. Muitos elogios também para as aulas de revisão diárias do Youtube, que ajudam não somente quem está na semana de um concurso, mas sim todos que buscam um estudo mais dinâmico.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Giovanna: Montei meu plano de estudos dividindo as matérias do meu curso em duas por dia. Ao eliminar as menores, acabei ficando com uma matéria e somente exercícios da outra. Às vezes, acabamos dedicando mais tempo para as maiores, porque exigem mais compromisso para acabar antes da publicação do edital. Estudo, em média, 4 horas líquidas por dia, sendo que alguns dias ultrapassam bastante esse tempo, chegando até 7 horas líquidas, mas são exceções.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Giovanna: Sempre anoto os principais comentários durante a videoaula e utilizo para revisões periódicas, toda vez que finalizo uma aula ou toda a matéria. O que mais me ajuda a entender e decorar o conteúdo são as questões, procuro fazer 200 diariamente, de pelo menos uma matéria. Fiz alguns simulados para o concurso da PM e resolvi muitas questões durante as revisões da semana de prova.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Giovanna: Não sei dizer exatamente quantas questões fiz, mas esse número supera 1500 questões, contando todos os simulados, exercícios de aula e do banco de questões do Estratégia. Resolver exercícios é uma das partes mais importantes de toda preparação, ajuda na assimilação dos conteúdos, gera dúvidas a tempo de serem sanadas, nos faz entender o padrão de cada banca e o foco de cobrança, além de ajudar em resoluções futuras, tendo em vista que, normalmente, as questões se repetem com termos diferentes, mas alternativas semelhantes, fazendo “pegadinhas” parecidas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Giovanna: O concurso exigiu Conhecimentos Gerais, que englobavam História e Geografia, matérias que não estudava desde o colegial, e Atualidades, que estou iniciando ainda em meu curso. Creio que essas tenham sido minhas maiores dificuldades. Estudei através da semana de revisões para o concurso, as aulas foram essenciais e os professores parecem ter “adivinhado” o que eu precisaria saber para a avaliação.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Giovanna: Assisti todo o cronograma de videoaulas do YouTube, no qual transmitiram uma matéria por dia, durante toda a semana. Fiz simulados e resolvi exercícios também. No dia que antecedeu a prova, estudei no período da noite, por videoaulas também, das 18h às 23h.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Giovanna: Sempre gostei muito de escrever. Semestralmente, tenho que elaborar diversas redações para a faculdade. Além disso, as aulas de português do meu curso foram fundamentais e garantiram consistência na gramática. Minha dica é o treino! Escrever redações semanalmente ou sempre que possível, assistir muitas aulas de gramática e estar atento a todas as notícias e atualidades, pois geralmente são a origem do tema, e quanto mais conhecimento, mais argumentos e ideias para desenvolver.
Estratégia: Como está sendo sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Giovanna: Minha preparação física começou muito antes do lançamento do edital, pois nunca fui muito ativa, então essa etapa exigiria mais de mim. Tento conciliar a academia com meus estudos para concurso e faculdade, indo o máximo de vezes possíveis durante a semana.
Meu foco de preparação é para o concurso da PF, então tenho bastante tempo para me desenvolver bem em todas as exigências. Em relação à PM, já estou conseguindo a pontuação mínima de cada exercício, mas ainda tenho que me aprimorar muito e estou trabalhando diariamente nisso. Como essa prova foi um treino, quero participar de todas as etapas para me familiarizar com tudo que terei que realizar em breve no meu concurso foco.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Giovanna: Meu principal erro é não conseguir conciliar perfeitamente todas as minhas tarefas, que giram entre estudo, faculdade e academia, mas estou me aperfeiçoando nisso a cada dia, tentando criar uma rotina. Como acertos, creio que tenha me dedicado e feito o melhor que pude em tudo que me propus. Estudei os conteúdos, fiz muitos exercícios, simulados e participei de revisões, tudo isso foi imprescindível para essa conquista.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Giovanna: Não, nunca! Persistência é fundamental para conquistar qualquer sonho. Uma coisa que aprendi durante esse ano estudando e meus concursos realizados foi que essa caminhada é feita de altos e baixos, momentos bons e conquistas, mas também os ruins, que englobam algumas decepções. Com perseverança, podemos chegar aonde quisermos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Giovanna: Nunca desistir! Crie a vida dos seus sonhos. Tudo depende de você. Aprendi que sou minha única concorrência nessa caminhada, pois tudo depende da minha nota, que vem do esforço, comprometimento e dedicação desenvolvidos ao longo de meses ou anos de estudos e foco. Todos somos capazes de conquistar grandes objetivos, basta ter comprometimento. No final, tudo sempre valerá a pena, tendo em vista que alguns anos de dedicação resultarão em anos de felicidade e tranquilidade.