Aprovado em 1° lugar (PCD) no concurso IBAMA no cargo de Técnico Ambiental (PR)
Executivo (Administrativa)“Dedicação no que você se propõe a fazer. Você pode cair várias vezes no caminho, mas saiba levantar e continuar caminhando como se aquilo nunca tivesse ocorrido. Não tenha medo de mudar e aprenda, com as mudanças, a fazer um caminho novo”
.
Confira nossa entrevista com Valdeci Naconezi, aprovado em 1° lugar (PCD) no concurso IBAMA no cargo de Técnico Ambiental (PR):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Valdeci Naconezi: Olá! Tenho 32 anos, sou de Curitiba-PR e estou cursando Processos Gerencias no momento.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Valdeci: Fiz alguns concursos, mas nada levado a sério como esse. A estabilidade e uma boa remuneração é o que me atrai nos concursos. Esse concurso foi a porta que eu encontrei para entrar no serviço público.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Valdeci: Nesse, especificamente, tinha acabado de ser demitido no início do edital, então foi foco total. Embora eu ainda tivesse uma esperança em empresas privadas, fui me desanimando a cada processo seletivo e seguindo firme estudando.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Valdeci: Nunca tinha passado da nota de corte nos concursos que prestei, nesse eu consegui classificar na geral também.
Sim, sigo estudando e já até comecei para o TRT.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Valdeci: Diminui bastante (rsrs). Esse concurso me mostrou que a dedicação te leva onde você quer, não adianta só querer e não ir à trás.
Meu carro tinha estragado e eu deixei de arrumá-lo para ficar mais em casa, estudando. Foram 45 dias sem carro, sem um motivo para sair para almoçar com a família ou dar uma volta e perder o foco dos estudos.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Valdeci: Sou casado e tenho uma filha de 4 anos (uma fofura). Minha família sempre me apoiou, principalmente minha esposa. Ela sempre acreditou que eu ia conseguir. Não falei abertamente para os amigos e colegas de concurso, queria evitar distrações. Foi tranquilo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Valdeci: Meus horários eram bem variados, não era uma carga horária definida. Só para o final que eu tive um cronograma mais dedicado aos estudos, pela recém demissão. Eu queria provar para mim que eu seria capaz de passar em um concurso sem precisar depender de outras pessoas, como na área privada (conseguir um emprego). Eu tenho limitação no corpo e não na mente.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Valdeci: Videoaulas, PDF e questões. O que me colocou no caminho da aprovação foram os PDFs, pois você aprende mais rápido a matéria e nas diferentes visões que ele apresenta a matéria. Os simulados foram essenciais para treinar a banca e jogar o jogo corretamente.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Valdeci: Faz tempinho. Eu via algumas aulas ao vivo no Youtube e comecei a acompanhar.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Valdeci: Usei, não tinha PDF, eram videoaulas e questões somente.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Valdeci: Sim, não fui aprovado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Valdeci: Sim, muito. Material voltado especificamente para a banca. Os PDFs são sensacionais, a Trilha Estratégica me ajudou a organizar meus estudos e os simulados foram o recheio para a aprovação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Valdeci: Conforme eu fazia os simulados e via maior dificuldade em algumas matérias, eu me dedicava mais a elas. Meus estudos eram variados, mas uma média de 3 horas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Valdeci: Sim, simulados, questões e reler o que tinha ficado com dúvida. Fiz muito poucos resumos, pelo pouco tempo que tive de preparação.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Valdeci: É essencial conhecer a banca, como ela geralmente cobra as matérias. Fiz bastante mesmo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Valdeci: As mais difíceis, para mim, foram administração pública, administração financeira e orçamentária e gestão de processos. Me dediquei mais a elas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Valdeci: Estudei todos os dias o máximo que conseguia, sem perder o foco. No dia anterior a prova, eu assisti a revisão de véspera do Estratégia e foi bom para passar por todo o conteúdo.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Valdeci: Não consegui estudar toda a aula de discursiva do curso, por causa do curto tempo, mas o que consegui, tirou muitas dúvidas que eu tinha sobre tema e como a banca abordaria esse tópico. Fui mais confiante para a prova, sabendo o que teria que fazer.
Estude a discursiva, na hora da prova ela tomará muito do seu tempo e treine como será na prova com pouco espaço para escrever.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Valdeci: Erros: ter começado tarde com o material do Estratégia, com certeza teria acertado muito mais questões se tivesse optado pelo material antes.
Acertos: dedicar-me ao estudo, não adianta ter o melhor material se não fizer sua parte. Esse é o passo para o sucesso.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Valdeci: Esse foi o concurso para provar minha capacidade. Com o aprendizado vem o otimismo, que você está no caminho e sua hora vai chegar. É questão de tempo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Valdeci: Dedicação no que você se propõe a fazer. Você pode cair várias vezes no caminho, mas saiba levantar e continuar caminhando como se aquilo nunca tivesse ocorrido. Não tenha medo de mudar e aprenda, com as mudanças, a fazer um caminho novo.