Aprovado em 5° lugar no concurso TJ SP para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário em São Bernardo do Campo
Tribunais“O curso do Estratégia foi fundamental para a minha aprovação, pois o conteúdo é direcionado ao cargo, sendo assim, você economiza tempo e não precisa procurar o conteúdo em locais diversos.”
Confira nossa entrevista com Sara Rodrigues Vieira, aprovado em 5° lugar no concurso TJ SP para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário em São Bernardo do Campo:
Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Sara Rodrigues: Sou Tecnóloga de Alimentos, mas não exerci a profissão. Tenho 34 anos e moro em São Bernardo.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Sara: Trabalhava e estudava, como trabalho em escala de plantão os dias de folga eram completamente dedicados ao estudo.
Estudava oito horas por dia.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Sara: Esse será meu quarto cargo público. Eu tinha sido aprovada no último concurso do TJ, e parece muito comum dizer, mas quando o concurso foi encerrado eu era a próxima da lista a ser chamada.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Sara: Só estudava.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Sara: Sou casada sem filhos e meu marido sempre me apoiou.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovada? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Sara: Estudei durante 7 meses. Sempre faço um plano de estudos e seguir o plano me fez manter a disciplina.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?
Sara: Comecei com as videoaulas para relembrar o conteúdo, depois as apostilas, fiz meus resumos e usei muito o banco de questões.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente? (Caso tenha estudado direto conosco, pode pular esta pergunta e a próxima)
Sara: No primeiro concurso que fiz para o TJ usei outro curso. Na época senti falta de opções de conteúdo para níveis diferentes.
O Estratégia proporciona isso, se você está mais avançado em uma matéria, opta por um tipo, se precisa aprofundar mais, opta por outro.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material? (Pode citar uma ou mais ferramentas que mais te ajudaram na preparação).
Sara: * Gostei de fazer um curso focado para o cargo que eu desejava.
* As aulas são ótimas e focadas na explicação do conteúdo do edital.
* As aulas de Português da Prof. Adriana Figueiredo foram muito importantes.
* O banco de questões também.
* No meu cronograma de estudos após o período de revisão. Eu resolvia questões usando o banco de questões do Estratégia todos os dias.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Sara: Montei o cronograma por meses baseada em uma estimativa da suposta data da prova. Primeiro mês reservei para as vídeo aulas. Segundo mês as apostilas, depois resumo e resolução de questões.
Fazia um roteiro dividido em três dias. Dividi as matérias de Direito nesses três dias, português, informática matemática e RL eu estudava todos os dias.
Além disso lia todas as leis duas vezes por semana e treinava informática no computador. Gravei as leis e escutava enquanto estava no transporte ou fazendo alguma tarefa doméstica.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Sara: Fiz um resumo de toda a matéria e lia o resumo uma vez por semana.
Fiz os simulados que o Estratégia disponibilizou.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Sara: Tenho muita dificuldade em Informática, resolvi questões e usava o computador tentando decorar os caminhos, atalhos e ícones.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Sara: Na última semana fiz um resumo do conteúdo e no dia anterior a prova não estudei.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Sara: Deveria ter estudado mais atualidades. O maior acerto foi ter focado em estudar português, porque ajuda nas outras matérias.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Sara: Não pensei em desistir, minha motivação era mudar de trabalho. Trabalhar em uma área em que eu me identifico.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Sara: Estude sem preguiça, se não entender de um jeito, tente de outro, busque soluções e procure ajuda. O curso do Estratégia foi fundamental para a minha aprovação, pois o conteúdo é direcionado ao cargo, sendo assim, você economiza tempo e não precisa procurar o conteúdo em locais diversos.