“Eu aconselho que procurem um curso para auxiliá-los nessa jornada, para que fique mais leve a sua preparação nesse momento. Eu recomendaria o Estratégia, pois ele me ajudou a chegar lá e conseguir a aprovação logo na primeira tentativa.”
Confira nossa entrevista com Júlia Pacheco, aprovada no XXXIII Exame da OAB em Direito Constitucional:
Estratégia Concursos: Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Júlia Pacheco: Eu tenho 23 anos. Sou de Niterói- RJ. Acabei de finalizar todas as matérias e de apresentar o meu TCC. Agora falta apenas a minha colação de grau.
Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame (como conciliava?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Júlia: Sim, eu estudava para a faculdade, fazia estágio e ainda estudava para a prova da OAB. Eu tinha menos matérias devido ao fato de eu estar no décimo período da faculdade e também não comparecia todos os dias no meu estágio, pois havia um regime de trabalho diferenciado na pandemia, o que me ajudou. Eu estabeleci o horário das 6:00 às 12:00 da manhã como meta de estudo para a OAB. Nos dias em que eu não tinha estágio acabava estudando mais do que isso para o exame. Já nos dias em que eu tinha estágio, eu acabava dedicando o resto do tempo para a faculdade.
Estratégia: a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Júlia: Sim.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovado?
Júlia: Eu não acreditei, eu gritei muito, fiquei emocionada por ver que todo o esforço foi recompensado. Foi engraçado, pois meu pai achou que tinha algum inseto no meu quarto e reclamou da gritaria.
Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?
Júlia: Conheço colegas que conseguiram, assim como alguns que não conseguiram. Acredito que o planejamento, a dedicação, o estabelecimento de metas e o fato de seguir o plano proposto pelo ESTRATÉGIA tenham me ajudado muito a obter a aprovação.
Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Júlia: A vida social era quase inexistente. Eu encontrava com o meu namorado apenas nas sextas à noite e nos sábados. Algo triste que ocorreu foi o fato de a minha irmã ter vindo de Portugal para o Brasil nos visitar e eu não poder encontrar muito com ela. Apesar disso, acredito que todo esse esforço vale a pena e deve ser feito para que você consiga o seu objetivo.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Júlia: Eu segui estritamente as trilhas estratégicas que o ESTRATÉGIA elaborou, então eu lia o PDF quando o plano de estudos recomendava e via as videoaulas quando era para vê-
las. Apesar de gostar muito das videoaulas, eu sabia que para fixar a matéria, não seria possível apenas assisti-las, era preciso ler os PDFS.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia OAB? Qual o diferencial que encontrou em nosso material? Recomendaria para um amigo que está começando os estudos?
Júlia: Conheci através da minha sobrinha que estudava para Concursos e adorava o Estratégia. Acredito que o diferencial seja todo um planejamento feito pelo Estratégia, os cronogramas de estudos, o material incrível e os professores que explicam muito bem e trazem muitos macetes e métodos para decorar certos assuntos, além dos simulados e muito mais. Recomendaria sim, de olhos fechados.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Júlia: Eu segui o plano de estudos elaborado pelo Estratégia e escolhi o plano intermediário. Ao assistir uma videoaula, eu sempre anotava pontos que eu achava importantes. Além disso, fiz muitos resumos acerca da elaboração das peças processuais.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Júlia: Sim, principalmente direito empresarial e direito tributário. Eu apenas me forcei a estudar e ver mais videoaulas dessas matérias para que eu compreendesse melhor.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc.?
Júlia: Foquei em ler resumos e mapas-mentais elaborados pelo Estratégia e acho que foi fundamental na reta final.
Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos aqueles que preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Júlia: Aconselho não prejudicar a sua noite de sono, mas ao mesmo tempo intensificar seus estudos na medida do possível.
Estratégia: Para a segunda fase, optou por qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?
Júlia: Optei por escolher direito constitucional. O fato de ser uma matéria que sinto prazer em estudar, ser a matéria com maior taxa de aproveitamento na segunda fase e pelas peças processuais serem muito específicas.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Júlia: Acredito que eu subestimei o tempo que levaria para estudar as aulas do PDF; é importante reservar tempo e procurar focar bastante para que se consiga estudar tudo no tempo estimado no plano de estudos. Acredito que o maior acerto foi ter seguido o plano e dado o meu máximo.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Júlia: O mais difícil foi abdicar de sair com os amigos, família e dispensar convites de aniversários e almoços na casa da minha sogra, rs. A maior motivação foi, sem dúvida, estar aprovada no exame e finalizar esse ciclo da minha vida com chave de ouro.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Júlia: Eu aconselho que procurem um curso para auxiliá-los nessa jornada, para que fique mais leve a sua preparação nesse momento. Eu recomendaria o Estratégia, pois ele me ajudou a chegar lá e conseguir a aprovação logo na primeira tentativa. Recomendaria que procurem estabelecer suas metas, que se dediquem de verdade e que foquem no seu objetivo, que a aprovação vem, como consequência.