Para a prova do IBAMA eu li o material disponibilizado pelo Estratégia elaborado pelo prof. Rosenval Júnior, o PDF “Temas de Discursivas para IBAMA e ICMBio”. Material incrível, com dicas de como elaborar e como responder sobre determinado tema, com certeza me ajudou a estruturar bem a minha discursiva.
Confira nossa entrevista com Natália Castro, aprovada em 13º lugar para CARGO 5: TÉCNICO AMBIENTAL – AM:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Natália Castro: Sou Engenheira Florestal e Engenheira de Segurança do Trabalho, tenho 36 anos, nascida em Brasília (DF). Aos 14 anos fui para Belém (PA), onde me formei, mas moro há 11 anos em Manaus (AM).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
RNatália Castro: Trabalho como terceirizada em uma grande estatal, tenho um salário muito bom, mas a instabilidade e falta de uma garantia de permanência no emprego devido às constantes mudanças de empresas (em um período de 9 anos mudei 8 vezes de empresa) me levaram a correr atrás de uma estabilidade profissional e financeira.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Natália Castro: Sim. Trabalho, estudo para concurso, faço mestrado e ainda treino na academia, sem falar que também sou dona de casa e mãe de 4 cachorrinhos. Programei meu horário de estudo para concurso nos horários livres após o expediente de trabalho, tendo que dividir com os estudos e trabalhos do mestrado. Me programei para seguir a Trilha Estratégica para o Concurso da PC-AM. Para o concurso do IBAMA fui me dedicar na última semana de véspera da prova, acompanhando as aulas ao vivo pelo YouTube no canal do Estratégia, mas consegui aproveitar o conteúdo de conhecimentos básicos do curso da PC-AM para o concurso do IBAMA. O que me ajuda muito são os áudios do Estratégia Cast e as questões do APP, que para onde eu vou já coloco para ouvir ou fico fazendo as questões.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Natália Castro: Fui aprovada em 2012 no concurso do Banco da Amazônia, em 17º lugar, mas infelizmente era apenas para formação de cadastro reserva e não chamaram todos os aprovados. Pretendo continuar a estudar. Estou me preparando para a PC-AM, SERES-PE, IPAAM, PF quem sabe me arrisco no da SEFAZ-AM.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
RNatália Castro: Não tive vida social durante a preparação. Conversei com os meus amigos e deixei claro que estou em um período de preparação para concursos públicos e só vou sair quando for para comemorar uma aprovação.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
RNatália Castro: Sou casada e tenho quatro filhos caninos. Minha família e meus amigos apoiam e incentivam, inclusive o fato de eu estudar já influenciou ao meu marido a começar a estudar para concursos também.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Natália Castro: Para o último concurso, que no caso foi do IBAMA, estudei dedicado exclusivamente a ele por uma semana, que foi o tempo que dei uma pausa dos estudos para a PC. O que me fez manter a disciplina foi a vontade de passar, na verdade é o que me mantem até hoje.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
RNatália Castro: Usei os materiais em pdf do Estratégia e as vídeo aulas das lives com resolução de questões no canal YouTube do Estratégia concursos, principalmente os de reta final.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Natália Castro: Conheci através de pesquisa na internet de indicação do ranking dos melhores cursinhos on-line para preparatório de concursos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Natália Castro: Cheguei a estudar em outros cursinhos, inclusive presencial. O que mais me incomodou foi a falta dominação dos assuntos e a dinâmica em atuar na resolução de questões.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Natália Castro: Não cheguei a fazer nenhum concurso, pois não abriram oportunidades na época.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
RNatália Castro: Além da explicação ser acessível e de fácil entendimento, o uso da didática com exemplificações e resoluções de questões sempre presentes nos pdfs, a experiência dos professores em saber o que e de que forma a banca cobra faz toda diferença. Outra ferramenta é o Estratégia Cast, onde posso ouvir enquanto faço as minhas atividades do lar, trabalho e treino musculação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
RNatália Castro: Montei meu plano de acordo com a Trilha estratégica. Estudava e estudo cerca de 4 horas por dia durante a semana e de 6 a 8 horas aos finais de semana. Estudava e estudo 3 matérias por dia durante a semana e de 4 a 6 matérias aos finais de semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Natália Castro: A revisão é sempre utilizando as minhas anotações, ou resumos e os mapas mentais disponibilizados pelo Estratégia antes de iniciar a disciplina.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Natália Castro: A resolução é muito importante, sempre ao finalizar uma matéria dentro de um ciclo de estudos eu faço as questões disponíveis no PDF e/ou no app de questões do Estratégia. Não me recordo quantas questões eu já fiz.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Natália Castro: A que eu mais apresentei dificuldade foi a disciplina de Noções de Direito Administrativo e Orçamentária. Para superar assisti aos vídeos de resoluções de questões na véspera da prova e resolvi algumas questões sobre o tema.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Natália Castro: Me inscrevi na revisão final do Ibama disponibilizado pelo Estratégia gratuitamente, além de ativar as notificações para os ao vivo no canal do Youtube. Não perdi uma aula!
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Natália Castro: Para a prova do IBAMA eu li o material disponibilizado pelo Estratégia elaborado pelo prof. Rosenval Júnior, o PDF “Temas de Discursivas para IBAMA e ICMBio”. Material incrível, com dicas de como elaborar e como responder sobre determinado tema, com certeza me ajudou a estruturar bem a minha discursiva. Aconselho a ler os materiais disponibilizados pelo Estratégia e a seguir as dicas contidas neles.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Natália Castro: Meu principal erro foi não ter me dedicado mais, pois com certeza eu teria sido aprovada para analista, pois eu fiz as duas provas. Meu acerto foi prestar muita atenção nas resoluções de questões feitas pelos professores do Estratégia.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Natália Castro: Jamais pensei em desistir! Minha motivação é poder ter a garantia de uma estabilidade profissional sem me preocupar se serei demitida sem motivos e acabar desempregada. Então, minha maior motivação é a garantia de ficar e permanecer empregada!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Natália Castro: Continuem estudando e não desistam perante as frustrações. O tempo que temos para estudar nós é que fazemos e não existem barreiras quando queremos algo, só temos que batalhar e correr atrás. Estudar e se dedicar aos estudos, com bons materiais e mantendo a disciplina, com certeza o objetivo será alcançado. Estude, mesmo que seja uma hora por dia, mas estude! Se veja no cargo dos seus sonhos e lute por ele!