Aprovada em 1° lugar no concurso ManausPrev no cargo de Analista Previdenciário
Executivo (Administrativa)“Cada dia é uma batalha e independente do que aconteça, você tem que continuar estudando. Haverá momentos difíceis, mas temos que mentalizar nosso objetivo e pensar a longo prazo, pois é só questão de tempo para dar certo”
.
Confira nossa entrevista com Thamara Grimm, aprovada em 1° lugar no concurso ManausPrev no cargo de Analista Previdenciário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Thamara Grimm: Tenho 30 anos, sou de Manaus, Amazonas, formada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Thamara: Comecei a estudar no segundo semestre do ano de 2021, após a pandemia de Covid-19. Eu buscava a estabilidade financeira e a garantia de um emprego diante de tantos problemas e incertezas causadas pelos acontecimentos recentes.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Thamara: Eu trabalhava, mas tinha horários bem flexíveis. Então tentava estudar o máximo que eu pudesse, todos os dias. Passei a me dedicar bastante, sempre mantinha meu material de estudo por perto e em todos os horários vagos estudava.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Thamara: Até o momento fiz apenas dois concursos. O primeiro foi para o TCE-AM e o segundo foi para a Manausprev. Durante esse processo percebi que estou no caminho certo e continuo estudando em busca de resultados cada vez melhores.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Thamara: Durante a minha preparação abdiquei completamente da vida social, todo tempo disponível eu dedicava aos estudos e só participava de encontros familiares quando eram extremamente importantes.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Thamara: Tenho um relacionamento estável e não tenho filhos. Compartilhei a minha decisão apenas com o meu companheiro e ele vem me apoiando durante essa caminhada.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Thamara: Estava estudando para a área de controle e decidi fazer o concurso da Manausprev porque vi que o edital era direcionado para essa área.
Na reta final, em torno de um mês antes da prova, foquei nas matérias e legislações específicas e resolvi muitas questões da banca.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Thamara: Estudei a maior parte do tempo pelo PDF. Assistia as videoaulas apenas nos assuntos em que ficava alguma dúvida ou tinha muita dificuldade.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Thamara: Conheci pela internet, quando estava pesquisando sobre cursos preparatórios para concursos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Thamara: Quando eu comecei a estudar, comprei um material específico para o concurso do TCE-AM de um outro curso. Estudei somente por ele e no dia da prova me decepcionei muito, por perceber que o material não se aprofundava nos assuntos como a prova exigia. Depois disso, resolvi fazer a assinatura do Estratégia e me surpreendi com a qualidade do material. Eu não tenho muita experiência com concursos, mas acredito que estudar pelo Estratégia realmente faz a diferença.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Thamara: Fui aprovada na primeira fase, mas não obtive nota suficiente para ter minha discursiva corrigida.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia
Thamara: O material do Estratégia cobre todas as matérias de maneira aprofundada. O PDF aborda os assuntos de forma clara e objetiva, fica fácil de você assimilar. A plataforma é bem intuitiva e o sistema de questões é excelente.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Thamara: Evitava focar na mesma matéria durante muito tempo, tentava estudar de três a quatro matérias por dia, dedicando uma hora de estudo para cada.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Thamara: No começo revisava pelos meus resumos, mas depois adotei as dicas do Estratégia e passei a revisar por questões. Criei um caderno de erros, onde anotava apenas o que errava com frequência ou tinha mais dificuldade de lembrar.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Thamara: Não sei quantas questões eu resolvi, mas depois que comecei a focar bastante nelas, senti uma grande diferença. As vezes a banca faz uma abordagem diferente do assunto e você acaba errando mesmo sabendo e tendo estudado a matéria. Então resolver muitas questões prepara você para qualquer situação que apareça.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Thamara: Tive muita dificuldade com Língua Portuguesa, parecia que eu não lembrava nada do que havia estudado no colégio. Assisti todas as aulas da professora Adriana Figueiredo, foi a única matéria que estudei somente por vídeo e felizmente consegui acertar todas as questões da prova.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Thamara: Mantive a minha rotina de estudos, foquei na legislação específica e em resolver questões da banca. No dia da prova eu não estudei, apenas tentei me manter calma e disposta para conseguir realizar uma boa prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Thamara: Acredito que um dos meus erros foi demorar para investir em um material de qualidade e não estudar da maneira correta. Hoje eu vejo que estudar para concurso é diferente da forma de estudo tradicional que estamos acostumados.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Thamara: Sim, mas a necessidade me faz continuar. No final do ano de 2020 surgiram vários concursos, foi quando eu percebi que era uma oportunidade muito boa para desperdiçar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Thamara: Acho que o mais importante é acreditar no seu potencial e entender que o seu principal adversário é você mesmo. Cada dia é uma batalha e independente do que aconteça, você tem que continuar estudando. Haverá momentos difíceis, mas temos que mentalizar nosso objetivo e pensar a longo prazo, pois é só questão de tempo para dar certo.