Artigo

TJDFT! Saiu o edital, e agora?

Querido amigo concurseiro,

Muitas vezes amigos me procuram pedindo orientações sobre métodos de estudo, horários e dicas de organização em geral. Eu costumo dizer que a regra básica do concurseiro é a seguinte: essa é uma decisão que se toma.

Lembro de quando comecei a estudar seriamente para concursos. Quando isso aconteceu, tínhamos 3 meses de casados, eu trabalhava 8h (ou mais) por dia e estava no 4º semestre da faculdade de Direito. Para complicar um pouco mais, resolvi não fazer os concursos da área jurídica, o que me levaria a estudar matérias como Contabilidade, Administração e Economia.

Nas conversas com a minha querida esposa, eu sempre perguntava: “será que eu vou conseguir cumprir esse cronograma?”, e ela me dava respostas do tipo: “você precisa mesmo de 1h pra almoçar?”, ou “o que você faz entre a meia-noite e as 6h da manhã?”. Descobri que se eu decidir fazer, vou dar um jeito. Isso é uma decisão que se toma.

Busquei otimizar meu tempo, desenvolvi métodos para estudar no caminho para o trabalho, na hora do almoço, e na universidade (quandos os professores se atrasavam). Meu material sempre andava comigo, e eu já tinha decidido de antemão que matéria iria estudar se surgisse um tempo livre inesperado.

Ao longo do meu tempo como concurseiro, aprendi que, especialmente quando o edital é publicado, é preciso reservar um tempo para organizar os métodos. Por isso eu gostaria de compartilhar com você essas pequenas dicas sobre o que fazer na sua preparação para a famigerada prova do TJDFT:

1. Reunir material. Escolha com calma os cursos que você vai fazer. Leia as aulas demonstrativas, busque informações sobre os professores, identifique a quais cursos você se adapta melhor e quantos você vai conseguir acompanhar com o tempo disponível.

2. Elabore um cronograma. Contabilize quantas aulas você vai precisar estudar até a prova, decida quantas e quais estudar a cada dia e estabeleça uma meta um pouco maior, para que você possa ganhar tempo para a revisão.

3. Faça resumos. Mesmo que isso signifique apenas marcar trechos das aulas para ler depois. Identifique o que é importante e guarde essa informação para ter acesso fácil quando precisar consultar.

4. Faça exercícios. Resolva todas as questões que encontrar pela frente, começando pelas disponibilizadas nas aulas. Se for necessário, busque provas anteriores da mesma banca ou em bancos de questões. Quando chegar a hora da revisão, refaça TODAS as questões. Isso mesmo, eu digo para você fazer novamente todas as questões, de todas as aulas.

5. Revise. Antes de começar a ler uma nova aula, relembre o que foi tratado na aula anterior. Isso vai ajudar você a conectar os assuntos e fixar melhor os conceitos. Apenas tome cuidado para essa revisão não tomar tempo demais. Além disso, separe alguns dias antes da prova para APENAS REVISAR a matéria. Se você não fizer isso, dificilmente conseguirá ter um resultado satisfatório nas questões que tratarem dos assuntos vistos no início do curso.

Querido concurseiro, se você sentir desesperado, saiba que não está sozinho. Sei bem como é essa sensação. Saiba que você está se preparando com os melhores professores do mercado, e, por favor, acredite nos conselhos dessa equipe, pois todos sabem do que estão falando.

Grande abraço!

Paulo Guimarães
[email protected]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.