Aprovado em 2° lugar no concurso ManausPrev para o cargo de Técnico Previdenciário
Previdenciária (INSS, PREVIC)“É preciso entender que este é um caminho difícil, mas que tudo vai valer a pena no final. A sensação de ver o nome na lista de aprovados é única, e só quem estuda com estratégia e foco vai chegar lá. Encontre seu caminho e não desista até conseguir!”
Confira nossa entrevista com Laylson Siqueira, aprovado em 2° lugar no concurso ManausPrev para o cargo de Técnico Previdenciário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Laylson Siqueira: Sou filho de cearenses, nascido e criado em Manaus, tenho 33 anos e sou formado em Administração pela UFAM.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Laylson: Após 9 anos atuando na iniciativa privada tentei investir em um negócio próprio, porém fomos muito afetados pela pandemia, assim como tantas outras pessoas, então eu e meu sócio decidimos fechar. Foi nesse momento que decidi começar a estudar para concursos de carreira policial.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Laylson: No início eu apenas estudava, mas logo depois do meu primeiro concurso policial, da PCPA, consegui uma boa oportunidade de emprego e tive que conciliar o trabalho e o estudo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Laylson: Fui aprovado na PCPA (fora das vagas finais) e na PCAL (dentro das vagas) então abandonei as fases no Pará e decidi seguir em Alagoas, porém o concurso foi cancelado e ainda não retornou. Logo depois fui aprovado em 2º lugar para Técnico Administrativo da Manaus Previdência, agora continuo meus estudos focado nas provas da PM e PC Amazonas.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Laylson: Saí poucas vezes com amigos durante todo esse tempo, meus fins de semana eram de revisão e simulados, e tentei passar o tempo que sobrava com a família.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Laylson: Tenho uma namorada que me apoia bastante, assim como a minha família, todos sempre acreditaram que poderia conseguir as aprovações. Eu e minha namorada abdicamos de muita coisa para focar nos estudos, ela inclusive conseguiu sua aprovação na OAB nesse período.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Laylson: Foquei um mês no edital da ManausPrev, mas já tinha uma boa base na maioria das matérias.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Laylson: Minha estratégia sempre incluiu videoaulas, leitura de lei seca, resumos e questões. Nunca assisti aulas presenciais, prefiro consumir o conteúdo no meu ritmo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Laylson: Conheci logo que comecei a buscar materiais na internet, o Estratégia oferece muitos conteúdos gratuitos excelentes, e os professores estão entre os melhores com certeza.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Laylson: Não gostava de materiais muito extensos, que não focavam no edital, consegui melhorar alguns pontos fracos meus assistindo aulas de resumos e resolução de questões de professores do Estratégia.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Laylson: Uso um app para organizar a semana. Quando não trabalhava, estudava cerca de 8 horas líquidas, trabalhando diminuí para 4 horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Laylson: Normalmente duas matérias por dia, fazendo meus resumos digitais, com simulados aos domingos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Laylson: Cheguei a fazer cerca de cinco mil antes da prova da PCPA, hoje faço um pouco menos e seleciono as mais importantes.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Laylson: Direito Administrativo era um ponto fraco, o professor Thállius me ajudou a superar isso.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Laylson: Revisão dos pontos fracos identificados nos simulados e leitura de lei seca e outros assuntos pontuais para a memória de curta duração.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Laylson: Muita leitura dos tópicos principais e praticar a discursiva junto com o simulado da objetiva.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Laylson: Errei muito no início por não saber estudar, não fazia meus resumos. O principal acerto foi encontrar o meu jeito de estudar e não seguir a fórmula mágica dos outros.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Laylson: Quando o concurso da PCAL foi cancelado pensei em desistir, mas sabia da importância de continuar, por mim e pela minha família, e isso me manteve motivado.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Laylson: É preciso entender que este é um caminho difícil, mas que tudo vai valer a pena no final. A sensação de ver o nome na lista de aprovados é única, e só quem estuda com estratégia e foco vai chegar lá. Encontre seu caminho e não desista até conseguir!