“Adquira um bom material, organize a sua rotina diária de estudos e vá acompanhando a sua evolução. Resolva muitas questões, revise a lei seca e não tenha medo de se testar. Não faça da caminhada dos estudos um martírio. Se estiver cansado, reorganize sua rotina e não abra mão do que é essencial para você.”
Confira nossa entrevista com Wellyda Moita, aprovada em 25° lugar no concurso ALECE para o cargo de Técnico Legislativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Wellyda Moita: Meu nome é Wellyda, tenho 29 anos, sou formada em psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), sou natural de Tianguá-CE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Wellyda: Comecei a estudar por influência dos meus pais e fui aprovada em um banco público, no primeiro concurso que prestei aos 17 anos. Fui convocada aos 20 anos. Quando comecei a trabalhar, passei a receber diversos benefícios, carga horária reduzida e uma boa remuneração. Foi então que percebi que queria continuar no serviço público.
Estratégia: Por que a área legislativa? Você tinha alguém na família que o inspirou, gostava de processo legislativo, o que te fez estudar para concursos do legislativo?
Wellyda: Quando o concurso da ALECE saiu eu estava estudando para a área administrativa. Já tinha tentado MP e TJ, então já tinha contato com a maioria das disciplinas do edital. Apesar de ter me inscrito, eu não imaginava que seria aprovada.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Wellyda: Após a primeira aprovação priorizei a minha graduação. Depois de formada voltei a estudar para concursos sempre conciliando com o trabalho. Minha jornada de trabalho é de 30h semanais, então eu estudava no período da tarde, quando voltava do banco. Em algumas ocasiões eu tentei acordar mais cedo para estudar antes de ir para o trabalho, mas não funcionou. Eu não rendia nada. Meu objetivo era estudar 3h por dia, mas várias vezes não cumpria a meta.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Wellyda: Fui aprovada no BNB em 2010, analista bancário, cargo que exerço atualmente. Em outros concursos fiquei no cadastro de reserva, mas sem chance de ser chamada. Não sei a colocação.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Wellyda: No início eu acreditava que era necessário abrir mão de tudo para estudar. Depois percebi que isso só estava me deixando cada vez mais ansiosa, então comecei a inserir mais momentos sociais na minha rotina. Então eu estudava, mas também tirava um tempo para fazer alguma coisa que eu gostava todos os dias e aos finais de semana saíamos com amigos e familiares. Eu normalmente chegava atrasada e saía mais cedo nesses eventos, mas não deixava de comparecer. Quando viajava, sempre levava algum material e tirava um tempinho para estudar, revisar ou fazer questões.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Wellyda: Sou casada e não tenho filhos. Minha família é maravilhosa e sempre me apoiou. Meu irmão também é concurseiro e obteve sua primeira aprovação em 2022, ele é um exemplo de disciplina. O clima lá na casa dos meus pais era sempre de estudo. Eles me apoiavam sempre e faziam de tudo para que eu tivesse mais tempo livre para estudar. Casei durante a minha preparação para concursos e foi uma ótima decisão. Meu marido me incentiva muito. Montou meu cronograma, aplicava simulados toda semana e me cobrava quando eu procrastinava demais. Eles foram fundamentais para a minha aprovação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Wellyda: Estudei direcionada para a ALECE desde o lançamento do edital, o que aconteceu no início de 2020. Acredito que ter um edital aberto foi o que me fez manter a disciplina por todo esse tempo. Com a suspensão do concurso eu diminuí o ritmo, mas tinha a certeza de que o conhecimento que eu estava construindo seria útil em algum momento.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Wellyda: Foi por indicação de amigos que já estudavam para concurso.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Wellyda: Sim, estudei por outros cursos e o que mais me incomodou foi a falta de organização do cursinho e a superficialidade do material escrito. Adquiri um curso pós-edital para a ALECE e foi bem complicado. Alguns professores baseavam suas aulas em slides, mas não os disponibilizavam para download! Eu tinha que me virar tirando prints da tela para montar meu material de revisão. Isso em um pós-edital é impensável. Foi muito frustrante! Logo na primeira aula de regimento interno percebi que o material estava desatualizado. Entrei em contato com o cursinho e não sei se resolveram, pois, decidi voltar a utilizar o material do Estratégia, porque eu já conhecia e confiava.
Outro diferencial é o Sistema de Questões do Estratégia. Nele, todos os exercícios são comentados por um professor e alguns são respondidos em vídeo. Isso foi muito importante na minha preparação. Anteriormente eu tinha a assinatura de um site em que as questões eram comentadas principalmente por outros alunos e era uma confusão.
Estratégia: O concurseiro já se dedica tanto hoje para ser aprovado e investe bastante! Imagine chegar na prova e ver questões que abordam assuntos que o professor nem abordou nas videoaulas ou no material em PDF. Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Wellyda: Eu vivi na pele essa questão de utilizar um material em que não confio e foi horrível. Eu ficava preocupada se o que eu estava estudando estava atualizado ou não. Isso foi muito desestimulante e acrescentou mais ansiedade à minha preparação. Optei por abandonar o cursinho e acabei perdendo dinheiro, mas valeu muito a pena.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material?
Wellyda: A qualidade do material escrito é excepcional. Cada assunto pode ser visto pelo PDF ou através de videoaula. São materiais complementares, porém independentes e isso é muito bom. A forma como o material está disponível no site também auxilia muito. Cada aula tem os slides utilizados pelo professor, resumo, mapa mental e o PDF. Tudo muito organizado.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Wellyda: Na preparação para o concurso da ALECE utilizei principalmente PDF, pois percebi que tinha uma boa retenção dos conteúdos e conseguia avançar nos assuntos com qualidade. Usava sempre o PDF com marcação dos aprovados. Isso já direcionava minha atenção para o que era mais importante. Algumas disciplinas específicas eu complementei com as videoaulas. Era um estudo mais demorado, mas ajudou muito no meu aprendizado. Nos momentos livres eu fazia questões através do aplicativo ou ouvia áudios no Estratégia Cast. Esses aplicativos foram ótimos para rever e consolidar os assuntos por uma abordagem diferente.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Wellyda: Eu estudava 3 ou 4 disciplinas por dia. Durante a preparação da ALECE foram mais de 800h líquidas. O estudo de cada disciplina durava 1h e o intervalo era de 20 min. Meu marido fez um cronograma para mim indicando quais disciplinas eu deveria estudar no dia. A quantidade de tempo dedicado era distribuída de acordo o peso da disciplina na prova. Também utilizei as trilhas estratégicas, mas para mim elas funcionaram como uma espécie de resumo, pois nelas têm a indicação do que é mais importante. Nos domingos eu sempre fazia um simulado. O desempenho no simulado direcionava o estudo da semana seguinte. Eu ia dando uma atenção especial às disciplinas que mais impactavam negativamente na minha nota.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Eu estudava os PDFs pelo tablet, mas sempre fiz questão de imprimir os mapas mentais/resumos disponibilizados pelos professores. Eu ia personalizando esses materiais com anotações enquanto estudava. Também fazia anotações na lei seca e revisava sempre. Na reta final eu fazia um simulado toda semana e acompanhava minha evolução através de uma planilha.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Wellyda: Os exercícios são fundamentais. Durante a minha preparação para a ALECE eu fiz todas as questões dos PDFs e todas as questões indicadas no Guia de Estudos do Estratégia no aplicativo. Além disso, também fazia meus próprios filtros de questões no app. Não sei o número certo, mas foram milhares de questões.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Wellyda: Tenho muita dificuldade em AFO. Eu estudei toda a disciplina de uma vez, fazendo todas as questões dos PDFs. Quando finalizei, vi que meu percentual de acertos ainda estava baixo. Então decidi rever tudo através das videoaulas. Também refiz todas as questões dos PDFs e do aplicativo. Além disso, ficava ouvindo o curso de AFO do Estratégia Cast repetidamente nos horários vagos.
Estratégia: Você fez alguma tabelinha com prazos, datas, quóruns, para auxiliar na memorização de tanta informação? Pregou post it no quarto, algo do tipo?
Wellyda: Utilizei principalmente os mapas mentais e a leitura da lei seca para auxiliar no processo de memorização.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Wellyda: A minha intenção inicial era de aumentar a quantidade de horas de estudo na semana pré-prova, mas o que aconteceu foi uma diminuição no meu ritmo. Eu estava muito ansiosa e não conseguia me concentrar. Então revisei bastante e optei por acompanhar as aulas da “Hora da Verdade” do Estratégia. No dia anterior à prova, acompanhei o aulão de véspera. Foi uma ótima ideia. O aulão foi on-line, então eu consegui assistir acelerado e não foi cansativo. Os professores deram ótimas dicas que me garantiram alguns pontos na prova.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Wellyda: Eu estudei como todas as outras disciplinas do meu ciclo e semanalmente fazia simulados com discursiva. Além disso, eu estava sempre lendo e pesquisando sobre temas que os professores apontavam como importantes. Aconselho que os concurseiros contratem um bom curso com correção de discursiva. Uma opinião do profissional é muito importante para direcionar os estudos.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Wellyda: Acertos: focar na lei seca, fazer muitas questões, simulados e revisar sempre. Restringir o uso de redes sociais também foi fundamental. Meu celular ficava em outro cômodo da casa e eu só o pegava quando terminava os estudos do dia. No período pós-edital também melhorei a minha alimentação e comecei a fazer atividade física. Percebi que nos dias que ia para a academia eu estudava mais e melhor.
Os erros foram vários. O principal foi acreditar que eu tinha que parar a vida para estudar. Nessa época eu abri mão da saúde física e mental e acabei estudando menos por estar mais ansiosa. A falta de organização e a ausência de rotina definida também me atrapalharam muito. Quando segui um cronograma e corrigi esses problemas minha preparação alcançou outro nível.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Wellyda: Na verdade, eu não pensava em desistir, mas muitas vezes eu achava que nunca iria conseguir. Desistir nunca foi uma opção. Eu diminuí o ritmo várias vezes, mas sempre estava ligada no mundo dos concursos. Fiz um perfil no instagram, o concurseira.nordestina. Nele eu seguia apenas professores e pessoas ligadas a concursos públicos e abandonei o meu perfil pessoal. Quando eu ficava triste e desmotivada eu lia e refletia sobre algum trecho da bíblia, conversava com o meu marido ou buscava algum conteúdo motivacional na internet. Também lia e assistia entrevistas de aprovados. Isso me dava força.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Wellyda: Adquira um bom material, organize a sua rotina diária de estudos e vá acompanhando a sua evolução. Resolva muitas questões, revise a lei seca e não tenha medo de se testar. Não faça da caminhada dos estudos um martírio. Se estiver cansado, reorganize sua rotina e não abra mão do que é essencial para você. O descanso é fundamental. O contato com Deus, com a família e com os amigos é o que nos motiva. Fortalecer a vida espiritual também é muito importante e faz uma grande diferença nessa jornada. No final tudo vai valer a pena.