Aprovada no concurso TJ RJ para Técnico Judiciário em 1° lugar na 3ª Região
Tribunais“Desde o início da minha preparação eu trabalhava. Para conciliar, eu fazia alguns malabarismos! Estudava no transporte público indo e voltando do trabalho (duas conduções!), no horário de almoço e quando chegava em casa também. Tentava sempre manter, no mínimo, 03 horas diárias de segunda a sexta-feira e 05 horas diárias nos fins de semana. Conseguia sempre? Definitivamente não! Mas nunca deixava de estudar pelo menos um pouco todos os dias e compensar essas horas sempre que eu podia.”
Confira nossa entrevista com Juliana Valcaldi, aprovada no concurso TJ RJ para Técnico Judiciário em 1° lugar na 3ª Região:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Juliana Vacaldi: Olá a todos! Meu nome é Juliana, tenho 27 anos, sou natural de Santo André (SP), porém resido em Petrópolis (RJ) desde pequena. Sou formada em Licenciatura em Ciências Biológicas desde 2019, pela UENF.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Juliana: Eu sempre tive muitas dificuldades em entrevistas de emprego! Eu me atrapalhava! Rsrsrs… Talvez por ser muito nova, talvez pela falta de experiência, talvez por ficar muito nervosa nas entrevistas… Não sei! Fato é que depois de algumas entrevistas frustradas ou não conseguir as vagas por não ter experiência, passei a ver os concursos com outros olhos. Os concursos públicos são imparciais e ponto! Não há a subjetividade que às vezes encontramos na iniciativa privada. Isso sem contar a estabilidade. Ter a segurança daquele emprego para mim é muito saudável.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Juliana: Sim! Desde o início da minha preparação eu trabalhava, regime de 40 (quarenta) horas semanais. Para conciliar, eu fazia alguns malabarismos! Estudava no transporte público indo e voltando do trabalho (duas conduções!), no horário de almoço e quando chegava em casa também. Tentava sempre manter, no mínimo, 03 (três) horas diárias de segunda a sexta-feira e 05 (cinco) horas diárias nos fins de semana. Conseguia sempre? Definitivamente não! Mas nunca deixava de estudar pelo menos um pouco todos os dias e compensar essas horas sempre que eu podia.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Juliana: Fui aprovada em 4º lugar como Agente de Pesquisas e Mapeamento para o IBGE (Petrópolis/RJ) no Processo Seletivo Simplificado 002/2016. Também fui aprovada em 5º lugar para o cargo de Agente de Apoio Administrativo na Prefeitura Municipal de Petrópolis, cargo que exerço até hoje. Com certeza pretendo continuar estudando, só ainda não sei para qual órgão. Com todo o direcionamento que o Estratégia Concursos dá, torna-se uma tarefa menos árdua estudar para os tão temidos concursos públicos!
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Juliana: Sempre fui muito caseira e tranquila, então não tive problemas em abdicar da minha vida social. Lógico que eu não me esqueci da minha família. Estava sempre presente em nossas reuniões mais importantes… Família é tudo!
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Juliana: Sou solteira, namoro e não tenho filhos. Sou muito grata a Deus, em primeiro lugar, por nunca me deixar desistir! E sou igualmente grata a minha família por sempre me apoiar em todas as vezes que escolhi me dedicar aos estudos, incondicionalmente. Mas minha grande amiga nessa caminhada é minha mãezinha, que sempre me ajuda nas tarefas de casa, para que eu tenha mais tempo para me dedicar aos estudos!
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Juliana: Estudei com foco desde o final de 2019 até dezembro de 2021, quando aconteceu a prova. Manter a disciplina nem sempre é fácil! Mas entendi que mesmo quando eu falhava em algum dia, o importante era não deixar a peteca cair! No outro dia, lá estava eu me redimindo e correndo atrás do prejuízo. A constância e o foco são as duas coisas mais importantes para os concurseiros!
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Juliana: Eu usava muito os cursos em PDF, fazia a leitura da lei seca para revisão e aprofundamento e partia para as questões! Geralmente acessava as videoaulas quando não entendia algum ponto do PDF. Uma das vantagens é que, para mim, ver a matéria pelo PDF me economizou tempo. Porém, gostaria de ter tido mais horas para acompanhar os vídeos também.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Juliana: Eu conheci em 2018, quando estava à procura de cursos para o INSS. Foi a opção que apareceu no topo das pesquisas.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia? (Pode citar uma ou mais ferramentas que mais te ajudaram na preparação).
Juliana: Senti uma grande diferença! Os materiais do Estratégia Concursos são direcionados para o edital, sem enrolação. Os PDFs são maravilhosos! Os professores falam com tanta naturalidade sobre os assuntos, que fica quase impossível não entender! E mesmo quando eu não entendia, ainda podia contar com as videoaulas e o fórum de alunos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Juliana: Eu estudava uma média de 20-25 horas semanais. Tinha um pouco menos de tempo durante a semana, por ter que conciliar o estudo com o trabalho. Porém, me dedicava muito mais nos fins de semana. Eu costumava pegar uma aula de cada vez, porém sempre revezava as disciplinas (para não ficar com a cabeça muito quente, rsrsrs). Um dia era Direito Constitucional, no outro Português, e por aí vai.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Juliana: Eu fazia as minhas revisões com os meus próprios grifos e anotações no PDF, resolvendo muitas questões e claro: usando os ma-ra-vi-lho-sos resumos e mapas mentais que ficam na área do aluno do Estratégia! Esses materiais foram fundamentais nas minhas revisões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Juliana: Os exercícios para mim são a melhor parte! É a hora que eu me testo e vejo se realmente eu compreendi o conteúdo. E quando eu errava, era melhor ainda! Parecia que aquela matéria ficava ainda mais agarrada na minha cabeça. Afinal de contas, é melhor errar no simulado do que no dia da prova! Do que eu contabilizei, resolvi quase três mil questões! Mas essas foram as que eu contei. Fora as que eu resolvia no ônibus no Sistema de Questões do Estratégia.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Juliana: Eu tive algumas dificuldades em Direito Processual Civil. Era uma matéria muito extensa e que eu nunca tinha visto na vida. Mas o Professor Ricardo Torques explica muito bem e tudo foi mais fácil! Depois de ler a aula em PDF, eu partia para a leitura da legislação e via que já estava entendendo. Resolver questões também me ajudou muito a consolidar o aprendizado.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Juliana: Foi uma loucura, porque trabalhei na semana da prova. Mas eu quis dar aquela última revisada em tudo. Usei muito os resumos, os mapas mentais e a marcação dos aprovados. A revisão foi essencial para o dia da prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Juliana: Acho que meu principal erro foi me deixar levar por pensamentos negativos, algumas vezes. É muito fácil arrumar desculpa para não fazer o que tem que ser feito ou achar que não é capaz e se sabotar. Se eu gastasse essa energia toda estudando, em vez de ter esses pensamentos negativos, poderia ter aprendido muito mais! Acho que meu maior acerto foi investir na resolução de muitas questões e nos materiais para revisão.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Juliana: Por várias vezes pensei em desistir… Algumas ocasiões por causa do cansaço físico e mental. Outras vezes eu pensava que não fazia sentido competir por uma vaga no Tribunal de Justiça com estudantes de Direito, Bacharéis ou Advogados sendo formada em Ciências Biológicas. Para completar, no final de 2021 perdi meu avozinho e minha cachorrinha, que já estavam comigo há muito tempo! Foi uma época muito complicada, pois quando o meu avô se foi, eu já estava inscrita para quatro provas de concurso… De onde arrumar força para estudar no meio de tanta tristeza? No mesmo dia em que minha cachorra morreu, saiu a retomada para o concurso do TJ-RJ (dia 04/10/2021). Como encontrar ânimo para seguir em frente e dar aquela arrancada na reta final? Mas valeria a pena perder o investimento de tanto tempo de estudo? Foi aí que ouvi minha avó dizer uma frase que me marcou muito: “Um dos soldados morreu, mas a guerra não acabou!” E entendi que era isso mesmo! Eu duvido muito que meu avô ia gostar de me ver desanimada e desistindo do que eu mais queria! Ele sempre será para mim um dos maiores exemplos de que quando queremos e nos esforçamos, os objetivos ficam cada dia mais próximos! Não podia fazer isso com a memória dele… Dei tudo de mim naqueles dois meses entre a retomada do concurso e a prova! Ele foi minha maior motivação para seguir! E Deus me deu a força que eu precisava!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
: Eu gostaria de dizer que, infelizmente, a vida não é um mar de rosas. Todos nós temos nossos problemas a enfrentar (alguns externos e outros internos). O que diferencia as pessoas que alcançam os seus objetivos das outras pessoas não é a quantidade de problemas que cada um tem! É a capacidade de lutar contra eles e vencer todas essas adversidades! Eu não sei o que você tem passado, mas se aquela vaga é algo que te faz dormir, sonhar, acordar, suspirar e respirar, não deixe de se dar essa chance! Estude, invista em você e no seu futuro! Comece com pequenas tarefas diárias e logo você já vai criar esse hábito na sua rotina. Não conseguiu estudar em um dia? Não desista, você pode continuar no dia seguinte. Mas jamais pare! “Entregue o seu caminho ao Senhor; confie Nele, e Ele agirá!”