Aprovado no concurso PC PR para Papiloscopista em 5° lugar no interior do Paraná
Policial (Peritos, Papiloscopistas)“Eu basicamente segui uma trilha estratégica que foi disponibilizada para o concurso da PCPR para a assinatura básica, acho que isso foi fundamental para a aprovação. A trilha é muito direcionada, alternando muito as matérias, então não tem aquela sensação de estudar uma coisa maçante por muito tempo.”
Confira nossa entrevista com Ruryah Gouvêa, aprovado no concurso PC PR para Papiloscopista em 5° lugar no interior do Paraná:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Ruryah Gouvêa: Meu nome é Ruryah, tenho 27 anos, sou formado em Engenharia Civil e hoje estudo para concurso e curso uma segunda graduação em Sistemas de Informação. Sou natural de Bananal-SP, porém moro em Barra Mansa-RJ desde os 14 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Ruryah: Assim que me formei tentei durante um tempo conseguir um emprego na área de engenharia, porém sempre que eu enviava um currículo não recebia nenhuma resposta, nem positiva nem negativa, então decidi prestar concursos, pois conquistar uma vaga dependeria apenas de mim, e por meus pais serem servidores públicos sempre foi um incentivo. Escolhi a área policial, pois foi a área que mais me identifiquei com as matérias a serem estudadas, e por gostar também do trabalho policial.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Ruryah: Tive a sorte de poder me dedicar inteiramente aos estudos, minha mãe e meu pai sempre priorizaram os estudos para mim, cheguei até a ter a oportunidade de trabalhar em outros lugares, porém eles sempre me incentivaram a continuar apenas estudando que o resultado chegaria.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Ruryah: Já consegui ser aprovado em alguns concursos, num total foram 6: 1º lugar para fotógrafo da Prefeitura de Volta Redonda-RJ, 1º lugar para oficial de trânsito do DETRAN-SP para a cidade de Pindamonhangaba-SP, 2º lugar para Engenheiro Civil da Prefeitura de Pinheiral-RJ, 61º lugar para auxiliar de promotoria do MPSP para cidade de Taubaté-SP, fora das vagas para investigador de polícia da PCES e a última aprovação foi o 5º lugar para Papiloscopista da PCPR para região do interior do Paraná. Pretendo seguir estudando, ainda não fui nomeado em nenhuma dessas aprovações, e o meu maior sonho é ser aprovado para Escrivão da PF, fiz o último concurso de 2021, fui com a estratégia de fazer apenas o que tinha certeza, errei apenas uma questão e fiz 54 pontos líquidos, porém não foi o suficiente para atingir a nota de corte, mas o sonho permanece.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Ruryah: Antes da preparação como não estudava e estagiava eu saía mais com meus amigos e família, após começar a estudar eu passei a sair menos, apenas em algumas ocasiões, porém eu não estudo aos fins de semana para poder passar um tempo com a minha namorada que também estuda para concurso, apenas quando o edital do concurso que eu vou prestar está aberto que eu abdico também dos fins de semana para intensificar a preparação. Acredito que é bom manter uma válvula de escape, preparação para concurso é algo gradual que vem com o tempo e que necessita de constância.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Ruryah: Eu ainda não sou casado, mas tenho um relacionamento lindo com minha namorada Tatiana e pretendo um dia me casar com ela, e não possuo filhos. Atualmente moro com minha mãe e meu padrasto. Minha família sempre me apoiou, tive essa sorte na minha vida, minha mãe é servidora do TRE/RJ e meu pai é servidor do MPSP e ambos mudaram suas vidas com o concurso público; vieram de famílias humildes e hoje possuem uma boa vida e sempre me deram tudo do melhor que estava ao alcance deles, então o apoio sempre veio naturalmente, pois eles passaram pelos mesmos perrengues que eu passo, e minha mãe é minha companheira de viagens para concursos, ela ama viajar. Minha namorada também sempre me apoiou, ela também estuda para concurso então nós temos um apoio recíproco, eu apoio ela e ela me apoia e assim seguimos firmes e fortes.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Ruryah: Quando não há um edital aberto eu sempre estou estudando as matérias da PF, e quando um edital é publicado eu leio a ementa e vejo se eu posso aproveitar as matérias que já estudo, e para o concurso da PCPR felizmente pude aproveitar muita coisa do que eu já estava estudando, então estudei para PCPR desde que o edital foi publicado. Acho que o segredo de manter a disciplina para mim foi pensar que esse concurso poderia mudar minha vida para melhor, além disso o que mais me motiva é o amor e o apoio que eu possuo na minha família, pois quero mostrar a eles que todo esse apoio só trouxe resultados positivos; existe aquela frase “Hoje foi na base do ódio”, mas eu prefiro levar minha vida com a frase “Hoje foi na base do amor”.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Ruryah: Eu basicamente segui uma trilha estratégica que foi disponibilizada para o concurso da PCPR para a assinatura básica, acho que isso foi fundamental para a aprovação. A trilha é muito direcionada, alternando muito as matérias, então não tem aquela sensação de estudar uma coisa maçante por muito tempo. Eu sempre dou preferência para PDFs que consigo estudar de boa só lendo o PDF, e quando eu tenho muita dificuldade em alguma matéria específica eu assisto à videoaula.
Acho que as vantagens do PDF é o estudo mais “rápido”, a clareza do PDF, e a única desvantagem que vejo é a dificuldade de visualizar alguns exemplos mais táteis. As vantagens da videoaula são as exemplificações que ficam bem mais claras, a explicação bem mastigadinha e a memória visual e auditiva que adquire assistindo às aulas, já a única desvantagem que vejo é o tempo que leva para assistir uma videoaula, eu não possuo o superpoder de assistir a uma aula em velocidade 2x, então o que eu levaria uma hora para ler em um PDF eu levaria 2 ou 3 horas em uma videoaula.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ruryah: Já conhecia o Estratégia a um tempo pelas aulas do YouTube. Porém meu primeiro contato com o material aconteceu quando foi disponibilizado alguns cursos grátis para desempregados, então eu acessei a plataforma e me cadastrei, então tive acesso a esses cursos e lá tinha PDF e videoaula e eu adorei a qualidade de ambos, então resolvi fazer a assinatura para continuar estudando com o Estratégia.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Ruryah: Eu cheguei a usar o material de outro curso sim, o que mais me incomodava era o PDF raso e com poucas questões, assim eu tinha que passar horas assistindo videoaulas, era frustrante abrir o PDF e ver um PDF com 5 páginas de conteúdo e com meia dúzia de questões. O Estratégia supriu esse problema com PDFs completos e repletos de questões, inclusive comentadas, o que ajuda muito na preparação.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material?
Ruryah: Senti que eu estou conseguindo reter as informações com mais facilidade, eu tinha muita dificuldade principalmente com legislação e as videoaulas me ajudaram muito principalmente com exemplificações, além disso em informática sempre tive facilidade, mas o professor Renato da Costa também é incrível com exemplificações e explicações de conteúdo, me ajudou bastante quando uma dúvida surgia. E a trilha Estratégica é o principal diferencial do Estratégia, eu tive a sorte de poder utilizar a que foi disponibilizada na assinatura básica para minha preparação para PCPR, eu sou assinante da assinatura básica, só não fiz o upgrade para assinatura premium por falta de recursos, mas assim que eu for nomeado farei questão de realizar esse upgrade, pois a trilha é algo sensacional que ajuda e muito na preparação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Ruryah: Eu segui a trilha que foi disponibilizada para assinatura básica e fazia as tarefas que eram propostas, normalmente estudava de 3 a 4 matérias por dia, dependia das tarefas; sempre estudei por dia 6 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Ruryah: Sempre fiz minhas revisões na sexta-feira, toda sexta-feira eu reviso tudo que eu estudei na semana anterior. No início eu fazia muito resumo, principalmente à mão, porém percebi que o custo-benefício não era bom, então passei a grifar os PDFs e fazer anotações necessárias nos próprios PDFs. Sobre os simulados, eu tenho a estratégia de separar os últimos dias antes da prova para fazer simulados, por exemplo para PCPR tinham disponíveis 15 simulados, se não estou enganado, eu separei 15 dias antes da prova e fiz todos os 15 simulados, corrigia os simulados, estudava meus erros, e partia para os estudos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Ruryah: As questões são o principal da preparação, são essenciais, é o único contato que se tem com o que a banca pode cobrar, além disso, com as questões você começa a perceber que determinados assuntos são o “crush” da banca e outros são deixados de lado, é muito bom para conhecer o perfil da banca.
Olhando no Estratégia Questões só de português já resolvi mais de 900 questões. Fora as questões do material em PDF e do Passo Estratégico.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Ruryah: Tive muita dificuldade em matérias do direito, mas por um bloqueio mental que eu mesmo tinha colocado em mim, por ser dá área de exatas eu tinha essa ideia de lei ser algo complicado e difícil, mas superei depois de colocar na cabeça que eu conseguiria aprender aquilo, e mergulhei de cara e consegui superar meus limites.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ruryah: Na semana que antecede a prova eu faço simulados para absorver bastante o conteúdo. E no dia pré-prova eu gosto de revisar os flashcards que eu faço com os tópicos que eu tenho dificuldade de decorar.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Ruryah: Foi fundamental estudar as peculiaridades da banca UFPR, pois ela possui um estilo de cobrança quanto às discursivas distinto do restante das bancas de concurso, por exemplo ela já chegou em alguns concursos a cobrar no máximo 15 linhas para a discursiva, e o professor Rodrigo Gracioli foi fundamental nessa preparação com várias dicas sobre as peculiaridades da banca por meio de videoaulas. Eu aconselho a não deixarem a redação de lado, pois ela garante pontos importantes. Por exemplo, eu estava em 8º lugar na nota final das questões objetivas e passei para 5º com a nota da redação, então a discursiva faz toda diferença entre ser ou não ser aprovado.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Ruryah: Estou me preparando para o TAF assim como me preparei para a prova teórica me dedicando ao máximo, estou fazendo todos os exercícios e estou fazendo meus treinos com acompanhamento de um profissional, para ter um excelente desempenho.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Ruryah: Meu principal erro, acho que foi após o cancelamento no dia da prova que iria ocorrer, eu estava já em Curitiba e no domingo 5 horas da manhã ocorreu o cancelamento, após voltar para casa eu desanimei, pensei em desistir e não estudei durante uma semana, e talvez o fato de não ter estudado durante essa semana poderia ter me custado a aprovação no concurso, mas tudo acabou dando certo. Meu maior acerto foi focar na parte discursiva e nas matérias que possuíam maior peso como português e informática, eu tive muitos acertos nessas matérias o que me garantiu muitos pontos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Ruryah: Pensei sim, acho que todo concurseiro já pensou. Minha principal motivação foi olhar no espelho e ver minha situação e pensar “Bom, Ruryah, você possui dois caminhos, um é parar de estudar, continuar desempregado, desistir de um sonho e seguir a vida tentando um emprego na iniciativa privada. Ou você pode continuar e tentar mudar sua situação, que um dia vai mudar, se inspire em seu pai e em sua mãe.”
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ruryah: Parece um pouco clichê, mas não desista, pouquíssimos são aqueles que estudam 2, 3 meses e são aprovados, continue tentando, pois o segredo é persistência, passar 1 ano, 2 anos estudando é normal, eu por exemplo estou na caminhada desde 2018 e sigo sempre firme e forte, óbvio que nem todos os dias eu acordo empolgado e superanimado para estudar, mesmo assim estudo, e digo: valeu cada minuto. E lembre-se: mais vale 1 ano estudando 3 horas por dia do que 1 mês estudando 12 horas por dia. E para finalizar, eu meço o quanto de horas eu estudo por dia e no ano de 2021 eu estudei 1311 horas e 44 minutos, e eu te garanto que cada segundo desse meu tempo dedicado valeu a pena e cada segundo me ajudou a conquistar o que eu conquistei, são 1311 horas que mudaram minha vida.