“O principal é não deixar de acreditar, ter consciência que dias ruins irão fazer parte da trajetória, mas que o êxito e a vitória são recompensas certas para quem persevera”
.
Confira nossa entrevista com Nayana Aryel, aprovada no concurso PP AL para o cargo de Agente Penitenciário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Nayana Aryel: Sou formada em Direito pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Tenho 29 anos e resido na cidade de Arapiraca-AL.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Nayana: Meus pais são servidores públicos e a estabilidade financeira que o setor propicia foi o melhor atrativo. Escolhi a área policial por sempre sentir identificação com o serviço.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Nayana: Trabalhava em regime de plantão, 1 dia de serviço para 03 dias de folga. Assim, chegava do serviço, descansava e estudas os 03 dias de folga.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Nayana: Minha primeira aprovação foi na PMPE, logo após passei no Banco do Brasil e esse ano logrei êxito na PMAL e PPAL.
Pretendo continuar estudando para o cargo de delegado de polícia.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Nayana: Tentei encontrar o máximo de equilíbrio, evitando sair durante a semana e sendo um pouco mais flexível nos finais de semana. Após o edital, apenas tomava folga no domingo de tarde.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Sou noiva, e moro só.
Nayana: Família nem sempre entende, às vezes querem um pouco mais de atenção, por isso é importante conversar antes do início da preparação, estabelecer limites e demonstrar que ausências serão necessárias.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovada? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Nayana: Meu foco maior era o concurso da PCAL, mas para o concurso em questão, quanto às matérias específicas dele, estudei cerca de 01 mês.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Nayana: Gosto muito dos PDFs do Estratégia, acho que são bem completos. Dessa forma utilizei as videoaulas mais como forma de revisão. Além disso, foquei bastante na resolução de questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Nayana: Minha relação com o Estratégia é bem antiga, na verdade não lembro quando foi o primeiro contato.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material?
Nayana: PDFs são muito completos. O fato de no final de cada aula oferecer um número elevado de questões é o grande diferencial.
Sem falar na plataforma que possibilita a retirada de dúvidas quase que instantaneamente.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Nayana: Estudava em torno de 03 matérias por dia. Cerca de 6 a 8horas líquidas.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Nayana: Fazia resumos, simulados, via vdeoaulas e possuía uma planilha de resumos em ciclos de 24hrs, 1 semana, 15 dias e mensais.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Nayana: Primordial. Não lembro o número exato, mas foram muitas.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Nayana: Informática e português são as minhas maiores dificuldades, então tentei dar um pouco mais de atenção e tempo a essas matérias, focando no que banca costumava pedir e resolvendo o máximo de questões possíveis.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Nayana: Continuei com o mesmo ritmo de estudos, a diferença é que foquei ainda mais na resolução de questões e simulados.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Nayana: Está sendo um pouco difícil, acabei contraindo gripe nesse interim e isso vem prejudicando um pouco a minha corrida.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Nayana: Meu maior erro foi tirar muitos dias de descanso e, de início, não dar a devida atenção as matérias que tinha dificuldade.
Maior acerto foi fazer muitas questões e assistir aos aulões online preparatórios para a prova, ganhei algumas questões só por assistir a essas aulas.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Nayana: Vida de concurseiro é recheada de altos e baixos. Mas tentei focar na melhoria da minha qualidade de vida, assim como nas regalias financeiras que o cargo pode me oferecer.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Nayana: O principal é não deixar de acreditar, ter consciência que dias ruins irão fazer parte da trajetória, mas que o êxito e a vitória são recompensas certas para quem persevera.