“Depois que comecei a estudar pelo Estratégia, considero a mudança de chave na minha aprovação, posso dizer que subi de patamar – kkkkkk – nesse mundo tão concorrido. Sem dúvidas os pdfs me ajudaram muito, porquanto os concursos estão cada vez mais concorridos e cobrando os detalhes, portanto, é preciso aprofundar nos conteúdos.”
Confira nossa entrevista com Mateus Pessoa Rios, aprovado no concurso PP AL para o cargo de policial penam em 60° lugar:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Mateus Pessoa: Meu nome é Mateus Pessoa Rios, formado em Direito, 26 anos, e residente em Arapiraca-AL.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Mateus: Iniciei a faculdade, em 2013, e já sabia que queria seguir no mundo dos concursos públicos, porém ainda não sabia bem a área. No ano de 2017, comecei a estudar para as carreiras policiais e de lá pra cá foquei somente nessa área. Escolhi a carreira policial porque é uma carreira, a qual não tem uma rotina certa – o que me chamou atenção-, bem como obtive experiência em outras áreas e percebi que meu perfil se adequava mais à atividade policial.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Mateus: Eu não trabalhava durante os estudos, ou seja, só estudava mesmo.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Mateus: Depen 2020, passei na objetiva, mas, infelizmente, reprovei na redação. Minha primeira aprovação foi o concurso da PMAL 2021, porém, atualmente, o concurso segue suspenso, por suspeita de fraude. Por último, passei na Polícia Penal de Alagoas 2021, nas vagas, 60º colocado. Por fim, pretendo continuar estudando para as carreiras policiais.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Mateus: Durante a minha preparação, de anos, adotei uma postura mais radical de estudos. Assim, na minha caminhada no mundo dos concursos, tive que abdicar de vários momentos, como festas, viagens e etc, para poder me dedicar mais. Diminui muito minha vida social, principalmente, quando havia algum edital.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Mateus: Sou solteiro, não tenho filhos, moro com minha mãe e dois irmãos. Minha família sempre me apoiou na caminhada dos concursos públicos, principalmente, minha mãe, que me deu todo o suporte necessário para seguir na luta.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Mateus: Confesso que a minha aprovação na PPAL foi fruto da minha bagagem de anos estudando, pois essa prova eu não foquei muito, porém, já vinha de várias provas que me ajudaram a lograr êxito nesse cargo.
O segredo é sempre manter a constância nos estudos, porque nem sempre estamos dispostos a estudar todos os dias.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Mateus: No início dos meus estudos, comecei por videoaulas e ultimamente foquei mais em PDFs, pois já tinha mais conhecimento. Sempre gostei de fazer a soma – pdfs e videoaulas. As principais vantagens dos pdfs é a rapidez, bem como um conteúdo mais completo se comparado aos vídeos. As videoaulas são mais longas, isso considero uma desvantagem, mas há matérias que os vídeos ajudam a assimilar melhor o conteúdo, por exemplo, informática.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material?
Mateus: Depois que comecei a estudar pelo Estratégia, considero a mudança de chave na minha aprovação, posso dizer que subi de patamar – kkkkkk – nesse mundo tão concorrido.
Sem dúvidas os pdfs me ajudaram muito, porquanto os concursos estão cada vez mais concorridos e cobrando os detalhes, portanto, é preciso aprofundar nos conteúdos. Outra ferramenta muito relevante é a opção “cursos exclusivos”, em que há várias alternativas de professores para um melhor entendimento sobre determinada matéria.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Mateus: Dividi meu plano de estudos da seguinte forma: 2 matérias por dia, manhã e tarde, às vezes, estudava durante o período noturno também. Estudava em média 6 a 8 líquidas, de segunda a sábado, e domingo, normalmente, fazia simulados.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Mateus: Minha revisões basicamente eram por questões e simulados. Confesso que nunca fui muito organizado com revisões, minha meta era sempre rodar o conteúdo do edital o mais rápido possível para não esquecer.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Mateus: Sem dúvidas a prática de exercícios é fundamental para a aprovação, considero um dos pilares. Na minha trajetória fiz aproximadamente 40 mil questões.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Mateus: Sempre tive muita dificuldade em português e matemática. Essa confesso que não estudo – não aconselho. Já aquela tive que ter muita força de vontade para superar minhas dificuldades e bastante resoluções de questões e revisões.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Mateus: Intensifiquei o estudo nas matérias (conteúdo específico do cargo) que julguei saber menos.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Mateus: Está sendo mais tranquilo, pois já venho malhando há um certo tempo. Porém, estou tentando melhorar alguns exercícios para chegar melhor preparado.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Mateus: Maiores acertos: constância nos estudos, foco na área policial e muitas questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Mateus: Sim. Já pensei várias vezes em desistir, mas a minha maior motivação era a tão sonhada estabilidade que o cargo público oferece.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Mateus: Meu conselho é: não desista!! Uma hora a aprovação vem. Estou desde 2017 estudando e minha vez chegou. Sabemos que a caminhada até a aprovação não é fácil, mas todos os que conseguiram a aprovação passaram por isso e é muito gratificante ver o nome no diário oficial. Portanto, concurso público se faz até passar.