Aprovado no concurso PP AL para o cargo de Agente Penitenciário em 63° lugar
Policial (Agente Penitenciário)“O maior conselho é: sentem e estudem! Sem muitas firulas, e em segundo lugar, procurem um curso, material de qualidade, sem um curso como o do Estratégia vocês estão anos luz atrás de estudantes que o tem…”
Confira nossa entrevista com Ivan Brito, aprovado no concurso PP AL para o cargo de Agente Penitenciário em 63° lugar:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Ivan Brito: Bem, sou formado em Tecnologia em Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais, tenho 28 anos e sou de Palmeira Dos Índios no Estado de Alagoas.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Ivan: A falta de condições financeiras foi o maior motivo, já que sempre fui de família muito pobre. Em relação a área policial, sempre me identifiquei muito com o trabalho exercido pela polícia em seus diversos papéis.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Ivan: Sim, sempre trabalhei e estudei. A conciliação de estudo e trabalho é bem difícil, pois a falta de tempo é o maior inimigo, mas todo momento livre eu respondia questões e estudava por PDF’s.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Ivan: Já fui aprovado em quatro concursos. Um foi Municipal, o primeiro que fui aprovado, o cargo era agente sanitário, fiquei em 4º lugar de 07 vagas e em dois concursos para a Polícia Militar de Alagoas, no ano de 2012 e em Sergipe em 2014, fiquei em 193º de 540 vagas e nesse agora para a Polícia Penal que fiquei em 63º de 168 vagas. Ainda sigo na vida de concurseiro por mais algum tempo até alcançar o cargo desejado.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Ivan: Nunca tive uma postura radical, contudo, sempre separei um horário específico do dia para dedicar aos estudos e acho que essa foi a diferença que me fez ser aprovado. Só nos últimos dias próximos a prova que não saia de casa, passava o dia inteiro praticamente revisando os assuntos.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Ivan: Sou casado, inclusive a minha esposa também foi aprovada na Polícia Penal de Alagoas, ficando 15º de 72 femininas. Ela sempre entendeu a caminhada por também ser concurseira, então tudo ficou mais fácil, sem falar no apoio incondicional da minha mãe e da minha irmã, que mesmo não morando comigo sempre me apoiaram.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Ivan: Direcionado a esse concurso estudei 02 meses, contudo, já venho estudando há anos para outros concursos da área policial com matérias correlatas. O segredo para manter a disciplina é pensar no amanhã, pensar “Onde eu quero estar amanhã?”, “ Eu estou feliz com a vida que tenho?” Assim fica mais fácil não perder o foco.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Ivan: Estudei 100% por PDF’s e respondia centenas de questões por dia. As vantagens do PDF são imensas, comportam diversas matérias em poucas folhas, o que dá para estudar bem mais rápido em relação às vídeo aulas, consigo ver bem mais assuntos em pouco tempo, além de ter muitas vezes os PDF’s simplificados que ajudam bastante. Aulas presenciais não são viáveis para mim e para muitas pessoas pelo fato de ter que se deslocar a um local com mais pessoas presentes para estudar, e a vantagem desse tipo de ensino é a facilidade em tirar dúvida com os professores, o que também se consegue por meio online.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ivan: Pelo Instagram, devido a postagens que amigos compartilhavam do Estratégia concursos e eu visualizava e por um amigo do trabalho que me apresentou o material.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material? (Pode citar uma ou mais ferramentas que mais te ajudaram na preparação).
Ivan: A diferença é absurda, pois os professores praticamente só abordam o que aparece na prova. A diferença no material eu vi nos PDF’s que são de extrema qualidade e de aprendizado muito fácil, além de ter a versão simplificada que ajuda mais ainda.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Ivan: Montei por área do conhecimento, estudava duas matérias por dia. Geralmente estudava de três a quatro horas por dia.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Ivan: Sempre fiz simulados e também diversas questões por matérias diariamente.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Ivan: A resolução de exercícios para mim é 50% dos estudos, pois se não exercitarmos o que estudamos não fixamos de forma satisfatória o assunto. Na minha trajetória fiz 18 mil questões das diversas matérias.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Ivan: Sim, sempre tive muita dificuldade com RLM- Raciocínio Lógico Matemático, por sempre me achar ruim em matemática acabei com uma “trava” para a matéria, foi a única que estudei por vídeo aulas, pois não sabia por onde começar.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ivan: Na semana que antecedeu a prova, estudei praticamente o dia e a noite inteira, mais de 12h. No dia pré-prova, diferente de muitas pessoas que não veem mais nada e descansam, eu estudei, respondi mais questões e vi o aulão de véspera do Estratégia, que sempre é cirúrgico.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Ivan: Estou treinando diariamente para o TAF, revezando os exercícios. Para as outras etapas também estou me preparando e esperando a nomeação.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Ivan: O maior erro foi ter estudado menos que eu gostaria, que seriam 06 a 07h diárias e só estudava no máximo 04h. Os maiores acertos sem dúvidas foi ter estudado por PDF e respondido muitas questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Ivan: Não, nunca pensei em desistir, apesar das dificuldades, sempre almejei um futuro melhor.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ivan: O maior conselho é: sentem e estudem! Sem muitas firulas, e em segundo lugar, procurem um curso, material de qualidade, sem um curso como o do Estratégia vocês estão anos luz atrás de estudantes que o tem, então a dupla perfeita que eu aconselho é, estude com foco e tenha um bom material.