Aprovada em 2° lugar no concurso TJ RJ para o cargo de Técnico Judiciário na 4ª Região
Tribunais“Resolver questões é o melhor método de revisão, na minha opinião, e é fundamental, até porque no dia prova é isso que vai fazer. Considero um método mais ativo, mesmo quando utilizo a ferramenta do Passo Estratégico, primeiro faço as questões disponíveis e depois leio a teoria indicada.”
Confira nossa entrevista com Keila Alves Nascimento, aprovada em 2° lugar no concurso TJ RJ para o cargo de Técnico Judiciário na 4ª Região:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Keila Alves Nascimento: Meu nome é Keila Alves Nascimento, tenho 33 anos, sou formada em Direito desde 2015 e sou do Rio de Janeiro – Belford Roxo.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Keila: Venho de uma condição financeira muito humilde e vi no concurso público a possibilidade de mudar de vida. Além disso, a iniciativa privada é muito incerta e ter certa estabilidade é importante para mim.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava?
Keila: Em regra, dedicava-me somente aos estudos, porém dava prosseguimento em alguns processos da época que ainda pegava ações judiciais para fazer.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Keila: Essa é a minha primeira aprovação, numa colocação com chances de ser nomeada. Pretendo continuar estudando para a área de Tribunais de Contas.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Keila: Já sou uma pessoa muito caseira, então não precisei abdicar da vida social. Ademais, veio a pandemia e praticamente todo mundo teve que ficar trancado dentro de casa.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Keila: Sou solteira e não tenho filhos, moro com meus pais e minha avó. Sempre me apoiaram dentro das suas possibilidades. Como sabia que precisaria de recursos para me manter durante o período que estivesse estudando para concursos, durante o meu último emprego fiz uma poupança já com o objetivo de que quando fosse exonerada do cargo ficaria apenas estudando para concursos, isso me possibilitou ter mais tranquilidade para estudar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovada? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Keila: Na realidade, estudo desde dezembro de 2019 para área de controle (Tribunais de Contas) para o cargo de auditor de controle externo – área de direito. Como moro no Rio de Janeiro, não poderia perder a oportunidade de fazer a prova do TJ, concurseiro precisa fazer prova! Assim que saiu a retomada do concurso, em outubro de 2020, direcionei meus estudos totalmente para o TJRJ.
Ademais, o TJRJ foi meu primeiro estágio na área jurídica, foram dois anos de muito aprendizado.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?
Keila: Utilizei principalmente PDF, pois conseguia avançar nas disciplinas mais rápido. Também utilizava algumas videoaulas quando estava muito cansada ou com enxaqueca. Nessas situações utilizava acelerador de vídeo, não consigo viver sem hoje em dia, tudo no 2x agora.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Keila: Através do YouTube. E como já estava decidida que queria um curso que o material escrito fosse a base principal para o estudo, decidi pelo Estratégia, pois tem um material muito completo.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material?
Keila: Certamente, ter todo o material necessário para o estudo em um único lugar é algo fundamental para uma boa preparação. Sempre utilizo o Passo Estratégico, acho uma ótima ferramenta de revisão.
A Trilha Estratégica é maravilhosa, principalmente porque dá um cronograma do que estudar durante cada semana. Meu estudo para o TJRJ foi feito com base na trilha pós edital, quando terminava a trilha antes fazia questões e lia a lei seca, principalmente a legislação específica.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Keila: Utilizo muito a ferramenta Trilha Estratégia. Quando não tenho a trilha faço um ciclo de estudos com todas as disciplinas do concurso. Estudo entre 6/8h por dia de segunda a sexta. Sábado às vezes estudo na parte da tarde, e no domingo geralmente só estudo quando quero, pois não é uma “obrigação”. É o dia que tiro para organizar as minhas coisas.
Já fui a concurseira que estudava mais de mais de 9 horas líquidas, cronometrava tudo, porém hoje em dia tenho consciência das horas que estudo (não tenho rede social) sem precisar ficar cronometrando tudo, e apesar de diminuir as horas líquidas sinto que é um estudo mais sustentável, diminuindo minha ansiedade.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Keila: Sempre fiz muitas questões, utilizo o Passo Estratégico também. Os simulados eu fazia às vezes, mas não no dia marcado no site. Resumo nunca fui de fazer, no máximo uma anotação.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Keila: Não sei quantas questões resolvi, sei que foram muitas. Faço isso desde o início da preparação. Resolver questões é o melhor método de revisão, na minha opinião, e é fundamental, até porque no dia prova é isso que vai fazer. Considero um método mais ativo, mesmo quando utilizo a ferramenta do Passo Estratégico, primeiro faço as questões disponíveis e depois leio a teoria indicada.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Keila: Não tive dificuldade em nenhuma disciplina.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Keila: Durante os últimos 10 dias antes da prova fiquei passando mal e com crise de enxaqueca, assim meus últimos dias foram assistindo (quando conseguia) às aulas da programação Sprint Final TJRJ, as maratonas e horas da verdade, que ficam gravadas no YouTube. Além disso, lia um pouco da legislação específica.
E no dia anterior, assisti a revisão de véspera pelo YouTube.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Keila: Principais erros foram não saber controlar minha ansiedade e no início exigir demais, principalmente em pós editais, não respeitando meus limites.
Principais acertos: buscar um material completo para estudar e conseguir manter a disciplina durante todo o período de preparação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Keila: Não. Desistir nunca foi uma opção. Mesmo nos dias em que não conseguia cumprir meu cronograma inteiro, pensava “feito é melhor do que perfeito” e estudava pelo menos um pouco.
Minha motivação sempre foi a vontade de mudar a minha realidade e da minha família através dos estudos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Keila: Se você está nessa caminhada, não desista, vai valer muito a pena. Procure um bom material para o estudo e não negligencie sua saúde física e mental. Jamais vá para uma prova achando que é a prova da sua vida, isso só serve para colocar um peso desnecessário nas suas contas e aumentar sua ansiedade.
Sucesso a todos nessa caminhada.