“Primeiro, não perca tempo achando que estudar sem direcionamento vai dar certo! Pode até dar, mas não é a forma mais rápida de alcançar seu objetivo. Aconselho um estudo direcionado com linhas estratégicas, material didático, seja em videoaulas, seja em PDFs, com resumos e questões selecionados de acordo com o assunto estudado”.
Confira nossa entrevista com Leonardo Alexandre, aprovado em 5º Lugar no Concurso da Polícia Penal de Alagoas para o Cargo de Agente Penitenciário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Leonardo Alexandre: Sou Formado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Pernambuco, tenho 28 anos e sou de Gravatá, Pernambuco.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Leonardo: A desvalorização dos professores e a notícia de que eu iria ser pai me fizeram tomar essa decisão. A área policial em relação aos concursos públicos tem um leque muito grande, abrindo várias oportunidades anualmente. Além disso, trabalhar por escala, pra mim, é um atrativo.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Leonardo: No início, conciliava o fim da faculdade com os estudos para concursos públicos. Em específico, para o concurso da PP AL, em que fui aprovado, já estava trabalhando na Guarda municipal da cidade de Caruaru, escala 24/72. As 72 horas de folga tentava estudar o máximo que conseguia.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Leonardo: Já fui aprovado para Bombeiro militar de Pernambuco, não fiquei classificado nas vagas. Também para Oficial de bombeiro de Pernambuco, mas também não fiquei classificado. Depois, fui aprovado e classificado para PM da Paraíba, decidi não ir. Por fim, fui aprovado e classificado em em três concursos de Guarda municipal, então decidi assumir na cidade de Caruaru-PE.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Leonardo: Durante minha preparação, eu saia de casa apenas parar ir para academia ou correr e trabalhar, sem vida social. Amigos me chamavam para sair, mas não queria perder o foco, sem falar que tentava dormir o mais cedo possível.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Leonardo: Sou solteiro, moro com meu pai, tenho um filho de 5 anos que mora com a avó. Meu pai sempre me apoiou nos tempos difíceis ajudando financeiramente.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Leonardo: Foram 3 meses de preparação. O segredo foi a vontade de querer mudar de vida, trabalhar em um cargo com plano de cargo e carreira melhor.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Leonardo: Em suma, PDFs e resoluções de questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Leonardo: Conheci com algumas videoaulas grátis no YouTube e relatos de amigos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente? (Caso tenha estudado direto conosco, pode pular esta pergunta e a próxima)
Leonardo: Sim, já tinha usado outros cursos e o que mais me incomodava era um material muito simples, sem focar no que realmente a banca cobra.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material? (Pode citar uma ou mais ferramentas que mais te ajudaram na preparação).
Leonardo: Senti uma diferença relevante, sim, um estudo direcionado. Comecei aumentar a média de acertos em questões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Leonardo: Estudava cerca de 6 matérias por dia, de 4 a 6 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Leonardo: Tinha meus próprios resumos e fazia simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Leonardo: A resolução de exercícios é o mais importante. Fazia cerca de 300 questões por dia, fora revisões.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Leonardo: A disciplina que eu tinha mais dificuldade era português, superei essa dificuldade resolvendo uma prova por dia do Cebraspe com os assuntos de português, todos os dias.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Leonardo: A semana pré-prova é mais intensa, só parando pra comer e dormir. Revisões e simulados do Estratégia.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Leonardo: Eu já sou uma pessoa ativa. Acho que durante a preparação de um concurso com TAF, além dos estudos, deve-se manter uma atividade física ativa, pois isso ajudará futuramente no TAF e, também, preservará a saúde mental.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Leonardo: O maior erro foi perder muito tempo procurando materiais de estudos de qualidade. O maior acerto, sem dúvidas, foi adquirir o plano do Estratégia Concursos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Leonardo: Primeiro, não perca tempo achando que estudar sem direcionamento vai dar certo! Pode até dar, mas não é a forma mais rápida de alcançar seu objetivo. Aconselho um estudo direcionado com linhas estratégicas, material didático, seja em videoaulas, seja em PDFs, com resumos e questões selecionados de acordo com o assunto estudado. Assim, irá aprender com agilidade o que realmente deve saber na hora da prova, que é o que importa, acertar questões.