“Os simulados foram essenciais na minha aprovação, pois através deles pude ter ideia dos meus pontos fortes e fracos. Além disso, os exercícios constantes nos PDFs ajudaram muito na fixação e compreensão das matérias, assim como os mapas mentais também contribuíram muito no momento da minha revisão.”
Confira nossa entrevista com Alan Bevervanço, aprovado em 8° lugar no concurso PC PR para o cargo de Papiloscopista na região metropolitana de Curitiba:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Alan Bevervanço: Sou formado em Direito, tenho 28 anos e moro em Curitiba- PR.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Alan: Insatisfação com a advocacia. Não via propósito naquilo que fazia. Acredito que a área policial é uma forma efetiva e prática para contribuir com a sociedade.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Alan: Trabalhava como advogado autônomo e estudava.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Alan: Até o momento fui aprovado na PMPR para o cargo de Soldado e na PCPR para Papiloscopista. A partir de agora, pretendo seguir firme estudando até passar na PRF.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Alan: Durante a preparação não adotei nenhuma medida radical. Tive convívio social, saía moderadamente com amigos e família, mas também estudava aproximadamente 4 horas líquidas diárias, todos os dias.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Alan: Não sou casado, não tenho filhos e namoro. Moro com minha mãe e ela sempre me apoiou a estudar, me incentivando financeiramente na preparação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Alan: Estudei por aproximadamente um ano. O segredo para manter a disciplina é estudar um pouco todos os dias. A qualidade do estudo é muito mais valiosa do que a quantidade de horas líquidas diárias.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Alan: Utilizei principalmente os PDFs do Estratégia, pois são excelentes e completos, juntamente com a leitura da lei seca. Assistia às videoaulas eventualmente, apenas para tirar dúvidas sobre determinados tópicos, haja vista as aulas serem extensas. Acredito que a melhor forma de otimizar o estudo seja por meio do PDF.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Alan: Conheci o Estratégia por meio das mídias sociais.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Alan: Antes de conhecer o Estratégia, tive contato com outro curso. O material escrito me incomodava muito, pois os PDFs possuíam em média 3 páginas.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material?
Alan: Sim. Os simulados foram essenciais na minha aprovação, pois através deles pude ter ideia dos meus pontos fortes e fracos. Além disso, os exercícios constantes nos PDFs ajudaram muito na fixação e compreensão das matérias, assim como os mapas mentais também contribuíram muito no momento da minha revisão.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Alan: Utilizei a planilha da Amanda Borges (@amanda.concursos) para criar meu plano de estudos. Com ela, eu apenas colocava a quantidade de PDFs que o curso disponibilizava e o período em que eu pretendia concluí-lo e, automaticamente a planilha já contabilizava a minha meta diária de estudos. Dessa forma, estudei por ciclos, alternando entre duas a três matérias por dia. Estudava, em média, quatro horas líquidas diárias.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Alan: Realizava revisões somente por questões. Não tenho o hábito de fazer resumos. Realizei todos os simulados disponíveis na plataforma.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Alan: A resolução de exercícios foi fundamental para a minha aprovação. Ao longo da preparação para a PCPR, realizei mais de 9.000 questões.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Alan: Tenho muita dificuldade em raciocínio lógico. Minha estratégia foi deixar de lado RLM, pois tinha menor peso na prova e focar nas disciplinas com maiores pontuações.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Alan: Na semana anterior e no pré-prova apenas revisava os conteúdos por meio das minhas anotações nos PDFs.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Alan: Para treinar a redação, contratei um curso específico voltado para correção de redação e pratiquei bastante. Aconselho a contratarem um professor da área que corrija a redação e aponte os erros e acertos.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Alan: Estou me preparando de forma intensiva, praticando exercícios físicos cinco vezes por semana.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Alan: Acredito que errei em procrastinar, perdi o foco e disciplina durante os estudos, o que afetou no desempenho. Além disso, negligenciei RLM, deveria ter focado mais nessa disciplina, pois no concurso não acertei nenhuma questão dessa matéria.
Por outro lado, acredito que acertei ao resolver muitos simulados, questões e ler a lei seca, pois acredito que esse conjunto fez melhorar meu desempenho na prova.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Alan: Sim, com certeza. A suspensão do concurso me desmotivou muito, porém não desisti porque não havia outra opção. A única opção era passar, não havia plano B.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Alan: Aconselharia a começar devagar, respeitando os limites do corpo e da mente, pois o descanso e o lazer também fazem parte do estudo. A qualidade do estudo vale muito mais do que a quantidade de horas estudadas.
Estudar não é fácil, mas não podemos nos esquecer o real motivo pelo qual começamos tudo isso. Concurso público é um projeto, leva tempo, cansa, desgasta, mas todos que não abrirem mão desse projeto, inevitavelmente passarão.