Aprovada em 28° lugar no concurso PC MS para o cargo de Papiloscopista
Policial (Peritos, Papiloscopistas)“Não acho que exista só um método certo para estudo, o certo é o que funciona para você, então se o PDF não está funcionando, vá para as videoaulas. Se você gosta de fazer resumos a mão da matéria, faça! Se preferir digital, resumos prontos, mapas mentais, enfim, a escolha é sua. Precisamos adaptar as nossas necessidades às nossas preferências e o que funciona melhor pra nós e só assim você vai conseguir ter constância nos estudos e fazer o mesmo render, buscando o método que funciona melhor para você!”
Confira nossa entrevista com Yandra Biavati, aprovada em 28° lugar no concurso PC MS para o cargo de Papiloscopista:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Yandra Biavati: Olá, meu nome é Yandra, sou formada em administração, tenho 28 anos e sou de Cascavel, Paraná.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Yandra: Meu noivo é da área de direito e sempre quis prestar concursos para a área jurídica e foi quem me apresentou esse mundo. Comecei estudando por incentivo dele para o concurso do TJPR. Os concursos da área policial, comecei a prestar para usar como escada para concursos da área fiscal (que a princípio me identificava mais). Porém, quando comecei a ler sobre as atribuições dos cargos da área policial, encontrei várias características com as quais me identifiquei, tarefas que eu gostaria de executar e encontrei uma possibilidade de trabalho no qual vejo propósito em atuar.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava?
Yandra: Trabalho no setor administrativo de uma empresa e concilio com os estudos para concurso.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Yandra: Fui aprovada na fase objetiva e discursiva do concurso da PCPR para o cargo de investigador e estou aguardando ser chamada para o TAF.
E agora aprovada na fase objetiva para o cargo de perito papiloscopista da PCMS. Pretendo continuar estudando, até porque, essa foi apenas a primeira etapa, até sair a nomeação e posse nada é garantido! Risos. A princípio pretendo seguir estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Yandra: Minha vida social é muito ativa, mas majoritariamente aos finais de semana. Saio bastante com amigos, a cada 15 dias viajo para a cidade do meu noivo – mas nos vemos todos os finais de semana e como ele é concurseiro também muitas vezes estudamos juntos, principalmente quando tem alguma prova chegando! Mas realmente meu perfil não é muito radical, sou muito flexível no equilíbrio entre trabalho/estudo e vida social.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Yandra: Estou noiva e não tenho filhos. Moro com meus pais que sempre me apoiaram nos estudos, respeitando o tempo que me tranco no quarto pra estudar e as vezes que deixo de fazer algo com eles porque preciso cumprir a meta de estudos do dia. Eles ficam mais ansiosos que eu esperando sair os resultados das provas que faço (risos).
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovada? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Yandra: Direcionado ao concurso que fui aprovada, posso dizer que apenas o período do pós edital. Como já estudo há 4 anos – porém, com vários períodos de parada nesse meio tempo – já tenho uma boa base nas principais matérias de concurso para a área policial. Quando saiu o edital da PCMS, verifiquei os tópicos que faltavam na minha base, estudei os mesmos, e depois foquei apenas em revisar tudo o que eu já sabia. Além disso, estava estudando bastante para o concurso da PCPR que ocorreu antes deste, então já estava com uma base bem sólida em várias matérias em comum.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Yandra: Utilizo principalmente os pdfs do Estratégia, mas quando tenho dificuldade em algum assunto acabo vendo vídeo aulas e resolvo muitas questões até determinado assunto entrar na minha cabeça. Uso também o estratégia cast e mapas mentais – esses estão sempre comigo quando vou resolver questões, sempre volto nos mapas quando esqueço de algo ou erro questões, para revisar e aprender com os erros.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Yandra: Quando comecei a pesquisar sobre o mundo dos concursos acabei me deparando com o Estratégia e baixando algumas aulas gratuitas para comparar com as de outros cursos que pesquisei, então acabei gostando mais da metodologia do Estratégia e comprei o curso que queria.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material?
Yandra: Acho que o que gosto mais dos cursos do Estratégia é que tem várias opções de professores para cada matéria, assim quando me identifico com um acabo seguindo as aulas deles. Além disso, acho os materiais bem completos e gostei muito quando foram incluídos os mapas mentais, que é o material que mais uso para revisar hoje em dia. Gosto muito também dos cursos Exclusivos, sempre utilizo para quando estou em dúvida sobre determinado assunto.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Yandra: Confesso que não sou a pessoa mais organizada do mundo na questão do plano de estudos, é muito difícil pra mim organizar isso (risos), mas meu estudo mudou completamente quando passei a seguir a Trilha Estratégica que escolhi baseada na minha área de interesse. Segui uma inteira até o fim e agora mantenho apenas as revisões em forma de ciclo de estudo e quando surge uma matéria nova, incluo ela nesse ciclo. Hoje meu ciclo tem 10 matérias, mas vou adaptando ele de acordo com o concurso em que estou focada. Procuro estudar pelo menos 3 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Yandra: Para mim a maneira que mais funciona fazer revisões é através de questões. Monto vários cadernos no Sistema de Questões do Estratégia e vou fazendo, lendo os comentários (dos professores e alunos) das que errei, voltando no mapa mental do assunto e vendo videoaulas das matérias que sinto que estão mais esquecidas na minha memória.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Yandra: Muitíssimo importante, pra mim é a melhor forma de aprender definitivamente um assunto – depois de ler o PDF – e de revisá-lo também. Não tenho como saber certinho quantas foram até pq uso muito as questões do final dos PDFs – sempre resolvo todas – mas só para o concurso da PCPR verifiquei no SQ e foram 20.000 questões resolvidas.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Yandra: Não sinto dificuldade em disciplinas específicas, mas sim em assuntos de determinadas matérias! Por exemplo, adoro português e matemática e são matérias que sempre vou bem nós concursos, mas uso do hífen, probabilidade e análise combinatória são assuntos que até hoje não entraram na minha cabeça (risos), mas quando travo em algum assunto resolvo exercícios até entender, vejo videoaulas de resolução dos professores, leio os comentários explicando a solução embaixo da questão e não paro até conseguir fazer.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Yandra: Na semana que antecedeu a prova da PCMS, foquei na legislação específica que tinha um grande peso nessa prova e que eu precisava ter mais fresco na memória! Ao mesmo tempo montei um cadernão de questões com todos os assuntos do edital das outras matérias misturadas e resolvia questões até cansar (risos)! No dia anterior a prova, estava viajando para Campo Grande, então não consegui assistir a revisão de véspera – coisa que eu amo fazer, mas tinha anotado no meu celular algumas coisas que precisava decorar e olhava a cada pouco para fixar na minha cabeça – fórmulas matemáticas por exemplo.
Estratégia: Como foi seu estudo para a etapa discursiva? O que você aconselha?
Yandra: Na prova da PCPR teve redação e eu fiz um curso do Estratégia voltado para isso com a correção de 3 redações. Na prova da PCMS não teve prova discursiva.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Yandra: Estou treinando na academia e fazendo exercícios para me ajudar no TAF.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Yandra: Acredito que errei no começo, quando pegava uma matéria, começava e queria terminar antes de começar outra. Eu era despreparada e sem experiência, isso me prejudicou pq quando passava para a próxima matéria acabava esquecendo tudo da anterior (risos). Até eu entender como funcionava os ciclos de estudo fiz assim e perdi bastante tempo. Quanto ao acerto, acredito que resolver tantas questões tenha me ajudado bastante, entender o que cai, como resolver, bizus, pegadinhas, além de ajudar a revisar e fixar o conteúdo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Yandra: Nunca pensei em desistir porque, honestamente, quando estou de saco cheio dos estudos, eu dou um tempo e esfrio minha cabeça. Eu não tenho nenhum “concurso dos meus sonhos” que seja o objetivo da minha vida passar, pelo contrário, adapto meus estudos às possibilidades que tenho no momento, muitos podem dizer que isso é errado mas tem funcionado pra mim. Quando enjoo de determinada matéria (acontece muito com contabilidade e direito civil), tiro ela de alguns blocos do meu ciclo, começo uma matéria nova (que sempre acho que trás um fôlego novo) e depois volto para aquelas que cansei, faço revisões e retomo o estudo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Yandra: Ainda não me sinto 100% aprovada, pois tem muitas fases dos concursos pela frente e gosto de ser realista e trabalhar com a realidade do momento (risos)! Mas o que posso dizer é que levar essa vida com um pouco de leveza ajuda bastante a não perder a constância. Acho que soluções radicais não funcionam, pelo menos não para mim, então abrir mão do convívio social com as pessoas que amo nunca foi uma opção para mim. Mas estudar não pode depender de motivação, pois muitas vezes você simplesmente não vai tê-la, e aí é só você e sua disciplina mesmo que vão te fazer continuar!
Não acho que exista só um método certo para estudo, o certo é o que funciona para você, então se o pdf não está funcionando, vá para as videoaulas, se você gosta de fazer resumos a mão da matéria, faça, se preferir digital, resumos prontos, mapas mentais, enfim, a escolha é sua. Precisamos adaptar as nossas necessidades às nossas preferências e o que funciona melhor pra nós e só assim você vai conseguir ter constância nos estudos e fazer o mesmo render, buscando o método que funciona melhor para você!