“Eu tinha dois filhos pequenos e morava em uma cidade nova. Após os meus filhos completarem mais de 2 anos, pensei que eu precisava correr atrás da minha carreira, e sempre admirei a área da perícia.”
Confira nossa entrevista com Karla Mandu, aprovada no concurso PCMS para Perito Oficial Criminal em 5º lugar na especialidade de Farmácia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Karla Mandu: Sou Farmacêutica, tenho 36 anos, moro atualmente em Campo Grande – MS.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Karla: Sempre gostei de estudar, logo que me formei passei no concurso da prefeitura de Campo Grande, em 2008. Porém tive que me exonerar depois que me mudei para São Paulo em 2015. Eu tinha dois filhos pequenos e morava em uma cidade nova. Após os meus filhos completarem mais de 2 anos, pensei que eu precisava correr atrás da minha carreira, e sempre admirei a área da perícia.
No ano de 2018 ouvi dizer que foi autorizado o concurso da PF, e ali estava a oportunidade de começar a estudar. Dali em diante comecei a me dedicar. A história foi longa porque depois da PF, veio PRF, depois Detran, aí encarei Ebserh (minha área de farmácia), até que caí na real – precisava ter foco. Queria a área policial, resolvi me dedicar para PC-MS, porque nasci em MS, e queria retornar para Campo Grande. Retornei em 2020, em plena pandemia, por um processo seletivo simplificado, para atuar no Lacen-MS como farmacêutica (enfrentamento de COVID) fiquei 8 meses lá tentando conciliar 8h diárias de serviço com casa e filhos, até que novamente foi autorizada as vagas para a PCMS em março desse ano, aí enlouqueci e pedi para sair do serviço, fiquei 4 meses mergulhada nos pdfs.
Até que, em junho de 2021, minha chefe me liga dizendo que havia uma vaga para receber Bolsa, e seria o dobro do salário (por 6 meses), não tive como recusar, e lá fui eu, retornando ao trabalho e estudos. Até o querido e esperado edital ser publicado no final de outubro. E a prova para 04 de dezembro. Foi isso, primeira etapa vencida!
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Karla: Sempre tentei manter um equilíbrio, mas houve momentos que não podia sair pra festas ou participar de alguns momentos com a família devido a falta de tempo para estudar.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Karla: Casada e dois filhos (7 e 5 anos). Meu apoio foi minha família e amigos com certeza, a torcida era grande, graças a Deus eles foram fundamentais.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Karla: Tive o primeiro contato com as matérias mais difíceis por vídeo, depois pegava o pdf e fazia resumos, depois questões, e a partir das questões percebia que dava para anotar através de mapas mentais o que era mais importante. A desvantagem do vídeo é que absorvemos momentaneamente o que o professor fala, pelo menos para mim preciso de leitura para fixação. A vantagem é que torna mais dinâmico e menos cansativo o estudo. Para o pdf precisamos de tempo, por isso a importância de estudar com antecedência.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Karla: Depois de muito tempo estudando, meus resumos eram valiosos para revisão. Fazia questões, alguns simulados, e o que me ajudou a decorar alguns conteúdos foram os flash cards. Eu alternava as matérias de acordo com um planejamento que fiz para mim. Em uma tabela tinha as matérias que deveria estudar e quando eu tinha que revisá-las.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Karla: Química, Raciocínio Lógico, Informática, Português. Assistindo vídeo aulas e fazendo muitas questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Karla: Foi bem puxada; Fiquei exausta, estudei muito. Pré-prova não me dou o luxo de parar para descansar. Gosto de ver as leis curtinhas que o edital pede, para lembrar com mais facilidade.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Karla: Erro: Não anotar as questões que mais errava.
Acertos: Os flash cards foram bons para memorizar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Karla: Primeiro de tudo: qual cargo deseja? A partir daí começam os planos. Pegue o último edital e esse é o início. Comecem com calma e organização. Façam uma planilha de estudos. Saibam o que vão estudar todos os dias. Façam resumos, mapas mentais e muitos exercícios da banca e de outras também.
É gratificante desfrutar de um resultado que você sabe o quanto se preparou. Não existe sorte. A disciplina é fundamental para um bom resultado. Não se sabote, não desista, que o seu desejo será alinhado com os planos de Deus.