Concentração: 7 DICAS SIMPLES para se concentrar melhor nos Estudos
Você já tentou estudar e sua mente ficou vagando entre um pensamento e outro sem se concentrar nos estudos? Manter a concentração é um desafio para você? Isso te desmotiva?
Mas calma, vamos lá! Esse não é um problema só seu. A a falta de concentração É BASTANTE COMUM entre os concurseiros, inclusive entre os “mais experientes”, e é responsável pela péssima qualidade na preparação para provas de concursos públicos, gerando, por consequência, resultados negativos (REPROVAÇÃO).
Ao final, vou passar várias dicas que o ajudarão a manter a concentração nos estudos para melhorar seu aprendizado.
Primeiro, você TEM QUE SABER que É NECESSÁRIO abrir mão de algumas outras coisas do seu dia a dia, mais conhecido como ter foco, para conseguir se concentrar nos estudos.
Para te ajudar com este problema que é tão normal entre a maioria das pessoas que buscam estudar para concursos públicos, vou te mostrar algumas técnicas que irão te ajudar.
Planeje os seus estudos
Trabalhe com um planejamento detalhado, cronograma de metas e divisão de horas por disciplina, criando para isso um cronograma de estudo. A função do cronograma é justamente nos oferecer uma divisão racional e equilibrada do tempo disponível, em função das disciplinas cobradas no concurso. Além disso, a indiscutível importância de alternar entre as matérias, de modo a melhorar a qualidade da absorção dos conceitos estudados.
Tenho recebido de alguns alunos novos do programa de Coaching perguntas sobre “qual seria a melhor forma de estudo: por meio dos ciclo de estudos para concurso publico ou do quadro de horários fixos?”.
Obs.: Se tiver dificuldades em montar o seu próprio ciclo, me mande um email ou deixe uma mensagem.
O local escolhido para estudar
Muitas pessoas podem até achar que podem estudar em qualquer local, mas isso pode influenciar diretamente na concentração. O momento em que você reserva para seus estudos é um momento único e deve ser tratado como tal.
É PREFERÍVEL escolher um local onde você se sinta a vontade e que tenha bastante paz e tranquilidade. Geralmente as pessoas optam por dois locais específicos que são a biblioteca e a sua própria casa. Ambos os locais são bons, mas, podem te trazer vantagens e desvantagens, na biblioteca você estará em local propício ao estudo, mas, também você perde tempo com o deslocamento.
Em casa, já funciona de forma contrária, ou seja, você ganha no tempo do deslocamento mais perde com o local que não é propício para o estudo. De toda forma, em ambos o local onde você for estudar precisa estar sempre organizado e silencioso. Ter muitas coisas espalhadas pode atrapalhar a sua concentração e há o risco de perder tempo procurando coisas que sumiram na bagunça.
Desligue todos os aparelhos eletrônicos
Na hora de estudar, nada de deixar o celular por perto avisando você de cada notificação no Facebook. E nem caia na tentação de abrir o Facebook só por “dois minutinhos”. Esses dois minutinhos sempre se estendem e acabam com toda a sua concentração. Reserve um tempinho do seu dia só para as redes sociais e faça isso virar rotina para que se acostume a checá-la apenas nesse tempo específico.
Descanso entre as horas
Esta técnica é fundamental, principalmente porque já foi comprovado que menos é mais, ou seja, muitas vezes queremos exigir mais do que o nosso corpo aguenta. Chega um ponto em que não conseguimos assimilar mais nada, e assim acabamos por prejudicar o esforço que já é tão grande.
Ter o intervalo ou descanso entre as horas de estudo faz bastante diferença nos resultados. É INTERESSANTE que seja feito um descanso a cada hora de estudo. A importância de conhecermos nosso corpo e nossos limites pode trazer os benefícios que esperamos do nosso desempenho.
Pensando em maximizar a qualidade do seu estudo, um hábito que eu considero ESSENCIAL que seja cultivado durante a preparação é que você NÃO ESTUDE DURANTE MAIS DE 2 HORAS ININTERRUPTAS. É DE VITAL IMPORTÂNCIA que você estude NO MÁXIMO 2 horas ininterruptas. Particularmente, eu recomendo algo entre 1 hora e 1 hora e 30 minutos.
NÃO SE PRENDA a encerrar capítulos ou aulas. O ideal é fechar o ponto específico que está sendo estudado, um tópico por exemplo. Se mudou o ponto estudado e já deu o tempo daquela disciplina, não pense duas vezes: mude de matéria e siga o plano de estudos.
Mudança dos materiais de estudo
Mais uma dica bastante interessante e que vai fazer muita diferença. Tentar intercalar os estudos usando sempre materiais diferenciados pode ajudar e muito, já que o estudo somente através da leitura pode ser muito chato após algum tempo.
Com isso você acaba por perder totalmente a concentração, um bom exemplo de mudança de material, é você estudar após cada intervalo de descanso uma disciplina diferente da anterior.
Outro método é mudar, deixar um pouco os livros e apostilas de lado e buscar vídeo aulas, assim, você conseguirá se concentrar com mais facilidade. Utilize essa dica (de videoaulas) em ÚLTIMO CASO.
Mescla de conteúdo
Outra dica muito boa e útil é mesclar a teoria com os exercícios, ou seja, a cada teoria estudada, você poderá por em prática o que acabou de aprender através dos exercícios.
Para ter essa percepção, faça o registro e acompanhe o seu desempenho na resolução das questões. CASO NÃO TENHA ou NÃO SAIBA como montar uma planilha de controle de desempenho, DEIXE UMA MENSAGEM aqui ou em alguma das minhas redes sociais que envio por e-mail.
ISSO AJUDA BASTANTE na memorização e aprendizagem dos conteúdos.
Não se contente em ler: ESCREVA!!!
É MUITO IMPORTANTE estudar escrevendo, e não só lendo. “Quem só lê perde a concentração. Quem escreve consegue entender o assunto e mantê-lo na mente”, explica ele. E mais do que isso: ESCREVA À MÃO EM VEZ DE DIGITAR. Pesquisas já mostraram que os alunos que fazem isso aprendem mais do que quem só digita. “Você tem movimentos totalmente distintos para escrever cada letra a mão, mas isso não existe quando você está digitando. Isso faz com que mais redes neurais sejam ativadas no processo da escrita”, diz o professor.
Para obter um bom rendimento e um estudo de qualidade, considerando sua rotina atual e a carga horária de estudos que você terá que cumprir, SERÁ MUITO IMPORTANTE que você seja disciplinado na hora de dormir, do contrário, nem as melhores técnicas de estudo do universo funcionarão com você (nem com ninguém), pois você estará cansado demais para se concentrar nos estudos. E se você negligenciar tal questão, esse cansaço virá avassalador quando você sentar para estudar.
Em alguns momentos é inevitável que a nossa concentração caia um pouco, ou que bata aquela vontade quase que irresistível de interromper o estudo durante o cumprimento da meta. Contudo, eu tenho alguns conselhos pra te passar: Nenhum vencedor atingiu seu objetivo sem suor e esforço. Motivação gera comprometimento, comprometimento gera dedicação, e dedicação gera resultado.
Por hoje era isso. Gostou do artigo? Já conhecia ou implementa essas dicas? Tem outras? Deixe o seu comentário.
Forte abraço e bons estudos!!!
EMAIL: [email protected]
YOUTUBE: Coach Thiago Cabral
FACEBOOK: /coach.thiagocabral
INSTAGRAM: @coach.thiagocabral/
PS. Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)
Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?
Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital
Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões
Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público
Veja também: A Importância Da REVISÃO Na Preparação Para Concurso Público
Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público
Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos