Artigo

GABARITO PRELIMINAR CONCURSO PMAL HISTÓRIA E GEOGRAFIA

 

OLÁ PESSOAL. Vou disponibilizar agora para vocês o gabarito preliminar do concurso da PM-AL de história e geografia. Foram itens simples e amplos. A banca seguiu a tendência de ser exigente nos conceitos e em conhecimentos sólidos, mas também foi simples e direta. Nossos alunos não tiveram problemas, pois todos foram assuntos amplamente discutidos. Agora vamos lá.

107. A produção dos engenhos das Alagoas na Capitania de Pernambuco voltava-se essencialmente ao consumo interno da população urbana que surgia na região, apesar da importância do açúcar para o comércio internacional da metrópole portuguesa.
ERRADO Toda a produção era para a exportação.

108. O descobrimento do Brasil se insere no contexto das práticas mercantilistas, que pressupunham a intervenção do Estado na implantação e na criação de condições favoráveis ao desenvolvimento de atividades econômicas.

CORRETO. Uma das características do mercantilismo era o colonialismo.

109. A exclusividade comercial do Brasil com a metrópole portuguesa foi rompida a partir da transferência da Corte portuguesa para o Brasil e da abertura dos portos às nações amigas.
CORRETO. Com a chegada da corte em 1808, foi decretada a abertura dos portos, ou seja, o fim do pacto colonial.

110. A crise econômica de 1929 afetou diretamente o setor cafeeiro do Brasil, pois a cotação internacional da saca de café diminuiu e o país, com grande quantidade de produto em estoque, perdeu parte significativa de sua receita de exportação por falta de compradores no mercado internacional.
CORRETO. As exportações caíram. O governo passou a adotar a política de valorização do café, e foi também o contexto do início da Era Vargas.

111. Os tenentes que compuseram o movimento tenentista propunham reformas sociais e defendiam o nacionalismo, em contraposição às classes médias urbanas apoiadoras dos grupos políticos responsáveis pela Revolução de 1930, como a Aliança Liberal.
ERRADO. Porém a classe média urbana que apoiou a aliança liberal, o partido de Vargas, também era nacionalista.

112. Com vistas a inserir o Brasil de forma independente no sistema internacional globalizado, o governo de José Sarney optou por romper com o tratado de integração econômica regional estabelecido com a Argentina, com o Paraguai e com o Uruguai.
ERRADO. A inserção do Brasil na globalização ocorreu na década de 90 no governo FHC, que inclusive foi um dos fundadores do Mercosul, que na época era formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

113. O processo que levou à proclamação da República foi influenciado por grupos que consideravam o modelo republicano uma forma racional de governo e que valorizavam a meritocracia.
CORRETO. A proclamação foi feita pelo exército que era influenciado pelas ideias do positivismo, que era profundamente racionalista e meritocrático, além de autoritário e elitista.

114. O Brasil se insere no sistema econômico internacional fundamentalmente como fornecedor de produtos de alto valor agregado para os países desenvolvidos.
ERRADO. Na DIT – divisão internacional do trabalho – o Brasil se insere como país emergente, ou seja, subdesenvolvido industrializado. É dependente de capital e tecnologia estrangeiros, desenvolveu-se após a segunda guerra, apresenta rápido crescimento econômico. Apesar de industrializado, depende muito da exportação de commodities, ou seja, matérias primas ou produtos de baixo valor agregado.

115. Do ponto de vista cultural, a globalização caracteriza-se como um processo de ocidentalização ou de americanização do mundo, decorrente da predominância da cultura ocidental e da potência norte-americana no sistema internacional.
CORRETO. Há uma tendência à homogeneização cultural no mundo.

116. As altas taxas de mortalidade das zonas urbanas não afetam a expectativa de vida dos brasileiros, uma vez que ela continua se elevando.
CORRETO. Interfere nos índices de mortalidade urbana, mas considerando todo o conjunto da população brasileira, não interfere.

117. O Brasil passa por um processo de transição demográfica que exige a implantação de políticas públicas voltadas às demandas da população de jovens e adultos, como forma de minimizar prejuízos econômicos para o país e problemas urbanos e sociais, como o aumento da violência.
CORRETO. Durante a transição demográfica ocorre um amento do número de adultos, o que torna o mercado de trabalho mais competitivo e força o valor dos salários para baixo.

118. A má organização do território e do espaço urbano prejudica os indivíduos em idade produtiva residentes nas periferias das grandes cidades e capazes de impulsionar o desenvolvimento econômico.
CORRETO. Atrapalha o pertencente à população ativa pois a dificuldade de acesso aos transportes e a qualificação os coloca em desvantagem.

119. A ampliação da rede de domicílios com acesso a esgotamento sanitário em Alagoas contribui para a diminuição de riscos socioambientais decorrentes de contaminação do meio ambiente e para o aumento da qualidade de vida da população.
CORRETO. A carência em infraestrutura de rede sanitária prejudica a saúde pública, por isso o aumento de casas com acesso à esgoto diminui riscos socioambientais e aumenta a qualidade de vida.

120. O declínio das usinas de produção de álcool combustível existentes em Alagoas e na região metropolitana de Maceió revela que o setor sucroalcooleiro do estado foi superado por outras atividades econômicas.
ERRADO. Ocorreu um declínio da produção sucroalcooleira devido a fatores ligados ao mercado do etanol combustível, ainda assim ocupa a frente das atividades econômicas estaduais.

É isso aí pessoal. Qualquer dúvida estou à disposição!

Parabéns aos nossos alunos que gabaritaram o certame de acordo com o gabarito preliminar!

Bons estudos e foco no sucesso!!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.