“Os materiais são muito completos, há diversas opções, não tem como não agradar: PDFs comentados, simplificados, trilhas estratégicas, resumos, mapas, videoaulas, várias ferramentas que auxiliam no processo difícil que é estudar.”
Confira nossa entrevista com Débora Fonseca, aprovada em 1º lugar no concurso da Prefeitura Municipal de Várzea Nova/BA para o cargo de Professora:
Estratégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Débora Fonseca: Letras, Língua Portuguesa e Literaturas, 29 anos, Bahia.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Débora: A certeza de ter uma estabilidade, maior segurança no mercado de trabalho.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava?
Débora: Sempre trabalhei e estudei, estudava antes do trabalho e depois.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Débora: Agente Administrativo, Prefeitura Municipal de Jacobina-Ba, 2013, 33º; Professora, Secretaria Estadual de Educação- Ba, 2017, 2º; Professora, Prefeitura Municipal de Várzea Nova-Ba, 2021, 1º.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Débora: É como receber um presente, uma recompensa por todo o esforço e renúncia.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Débora: Só saía em datas especiais: aniversários, casamentos, visitas rápidas. Quem trabalha e estuda precisa aproveitar todo o tempo livre, mas o lazer também é importante, ainda que pouco.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Débora: Sou casada, meu marido também é concurseiro. Minha família sempre me apoiou na caminhada dos estudos. Compreender a ausência, incentivar, acreditar na gente, enviar um edital (risos), são pequenos gestos que demonstram que estão conosco no processo.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Débora: Vale sim, se for sonho, vale a pena lutar. O meu é ser auditora fiscal, continuarei em busca dele.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Débora: Já estudo para a área fiscal desde janeiro. Depois que saiu o edital, em setembro de 2021, direcionei o estudo para as matérias que não estudava e revisei Português. No total, foram 10 meses de estudo.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Débora: Sempre fui disciplinada nos estudos, desde pequena, isso facilita a preparação, porque é a disciplina que faz a gente ir além. Mesmo no dia em que está sem vontade, com sono, com preguiça, é a disciplina que fará você alcançar o seu objetivo, a curto, médio e longo prazo.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Débora: Curso em PDF, mapas, resumos e sistema de questões. Para matérias com mais dificuldades, utilizo vídeoaulas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Débora: Em 2019 através das redes sociais, aulas e vídeos de aprovados. Além disso, procuramos no site o percentual de aprovados nos concursos que desejamos. Eu e meu marido estávamos em busca de um curso completo, que atendesse nossas necessidades e vimos que haveria uma live bem cedo no YouTube para anunciar descontos incríveis. Foi melhor do que esperávamos e fizemos a Assinatura Vitalícia.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Débora: Os materiais são muito completos, há diversas opções, não tem como não agradar: PDFs comentados, simplificados, Trilhas Estratégicas, resumos, mapas, videoaulas, várias ferramentas que auxiliam no processo difícil que é estudar.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Débora: Recomendo para todos, sempre que alguém me fala que quer estudar, indico o Estratégia.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Débora: É um grande desafio estudar tantas disciplinas, mas conforme o tempo passa, a gente vai ganhando experiência, vendo o que funciona ou não pra gente e constrói o nosso próprio modo de estudar. O meu plano de estudo era com base na Trilha Estratégica, que é um ciclo de estudo pronto e pontual. No início, segui a Trilha fielmente, quando percebi que precisava adaptar, fiz meu próprio ciclo. Para mim, o melhor é estudar várias matérias ao mesmo tempo. Depois de aprender a matéria, reviso por questões e utilizo o resumo pronto, complementando o que errei nas questões. Estudava 4h por dia, depois que mudei de emprego diminuí para 2h.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Débora: Sim, em Matemática. Estudo por videoaula para facilitar o entendimento e faço exercícios.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Débora: Sim, é a pior fase, principalmente porque tive que conciliar com o novo emprego em outra cidade, então a minha rotina mudou completamente. Eu já estava beeem cansada, e nos dias que não estava aguentando, assistia às videoaulas o tempo todo, mesmo fazendo as atividades da casa. Além disso, fazia questões.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Débora: Os erros fazem parte do processo, cometi vários. O maior foi demorar pra aceitar as dificuldades em algumas matérias e começar bem do início, não é fácil calçar o sapatinho da humildade, mas é preciso para conseguir seguir.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Débora: Vencer o cansaço, conciliar tudo o tempo todo, tentar manter o equilíbrio para estar com a mente sã, é ela que move tudo.
Apesar da incerteza da aprovação, não pensei em desistir. Quando estava bem difícil chorava, desabafava, outras vezes tirava um dia de folga do estudo e fazia uma coisa leve. No outro dia seguia em frente.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Débora: Olhar para minha vida e saber que ainda não estou onde sonho.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Débora: Vou utilizar a letra de uma música da Marcela Taís que gosto muito: “Coloque um pé e o outro pé e vai na fé. Olha pra Deus e sorria, coloque o medo debaixo do braço e siga.”
Há milhares de aprovados e de concurseiros, pessoas comuns que não se conformaram, lutaram e estão lutando até viver o extraordinário. Você também pode e se persistir vai desfrutar do melhor que tem preparado pra você.