Artigo

O concurseiro é um herói

Estou de volta ao Estratégia Concursos, depois de dois meses de hiato. Problemas pessoais me impediram de continuar o trabalho. Como agora está estabilizado, retorno minhas atividades com um artigo. E o meu tema de hoje é sobre a forma como os candidatos aos concursos são exaltados por várias pessoas e cursos preparatórios. 

Existe uma triste mania de reverenciar apenas os primeiros colocados de concursos mais difíceis ou concorridos, como se eles tivessem apenas o direito de serem considerados os heróis da resistência. E os demais candidatos que se esforçaram e entraram dentro do número de vagas, também não merecem a nossa consideração? E os excedentes, são menos estudiosos que os primeiros colocados?
Nada contra quem ficou em primeiro lugar. Eu fui selecionada duas vezes na colocação mais alta e isto não significa que eu seja melhor ou maior que alguém. Entretanto, o esforço de qualquer candidato jamais pode ser diminuído em relação a uma pessoa bem colocada no concurso. Todos fazem o máximo para ocupar um cargo no serviço público e todo esforço é válido.
Esta propaganda feita somente aos primeiros colocados aumenta mais a ansiedade dos candidatos. Segundo meus cálculos, boa parte dos primeiros colocados precisou largar tudo para viver apenas em função dos estudos. Esta decisão é tomada apenas por algumas pessoas com uma situação econômica muito bem definida, o que não é uma realidade presente para grande parte daqueles que almejam um cargo mediante concurso. A maioria dos candidatos trabalham, estudam e conciliam tudo com a família e filhos. Eu mesma não pude largar meu emprego para estudar para um concurso e acabo sendo uma exceção diante da regra. 
O concurso público não é uma etapa fácil para ninguém, seja para o melhor posicionado na classificação, seja para quem ainda não teve a emoção de ter seu nome entre os aprovados. E nenhum empenho deve ser desconsiderado, sob o risco de criarmos uma exclusão indevida. Todo candidato é um herói, pois almeja um cargo mediante um processo justo e limpo. Reverenciemos, então, todos os candidatos, seja o primeiro colocado, seja aquele que sonha ter seu nome entre os aprovados!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.