“O conselho para aqueles que buscam a tão sonhada aprovação é que tenham DISCIPLINA. Sem ela nada conseguiríamos. Tenham FÉ. Pois, sem a fortaleza divina não conseguiríamos seguir em frente. E, por fim, a sua hora chegará!”
Confira nossa entrevista com Matheus Yahsepheth, aprovado em 65° lugar no concurso PM CE para o cargo de Soldado:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Matheus Yahsepheth: Sou Graduado em Matemática com pós-graduação na Área, tenho 28 anos de idade e moro em Cedro, Ceará.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Matheus: A decisão de estudar para concurso veio por conta das inúmeras vantagens que um cargo público pode oferecer, desde a remuneração até a estabilidade. A escolha pela área polícia foi sendo construída desde a infância. Profissão que sempre despertou meu respeito e admiração.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava?
Matheus: Minha jornada de concurseiro foi bastante difícil. Desde 2015, sou professor da rede pública estadual, trabalhando 40 horas semanais. A conciliação era bastante complicada, justamente por conta das demandas diárias. Porém, a conciliação foi feita abdicando de algumas muitas horas de sono.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Matheus: Consegui ser aprovado nesse concurso em 65°. Uma excelente colocação. Mas, não pretendo parar de estudar. Meu objetivo é um concurso Policial na esfera Federal (PRF ou PF).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Matheus: Minha vida social durante o período de preparação foi bastante complicada. Adotei uma postura um pouco radical em relação às saídas com amigos e etc. Abdiquei de muitas coisas, inclusive do próprio convívio familiar.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Matheus: Sou casado e tenho 2 filhos pequenos, o mais velho com 3 anos e o mais novo com apenas 1 aninho. Graças a Deus tive apoio 100% durante toda a trajetória. Esse fato foi o que me fez conseguir ir adiante.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Matheus: Estudei durante 4 meses intensivos para esse concurso. Mas, vale ressaltar que durante 2 anos fui criando uma base sólida em relação às disciplinas de português e informática (infelizmente não foi cobrada no edital).
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Matheus: Utilizei a forma híbrida de videoaulas/PDFs consolidando a teoria com resolução de questões na plataforma.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Matheus: Conheci o Estratégia Concursos através de grupos de Whatsapp 3 anos atrás.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Matheus: Antes do Estratégia, eu utilizava materiais diversos. Muitos deles disponíveis de forma gratuita. As grandes desvantagens desses materiais eram a falta de organização, materiais desatualizados e professores com uma didática muito ruim.
Estratégia: O concurseiro já se dedica tanto hoje para ser aprovado e investe bastante! Imagine chegar na prova e ver questões que abordam assuntos que o professor nem abordou nas videoaulas ou no material em PDF. Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Matheus: De forma alguma. Aconteceu isso inúmeras vezes.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material?
Matheus: Depois que me tornei aluno Estratégia, senti uma diferença enorme. Materiais organizados, professores excelentes. O que achei mais positivo foram os PDFs (excelentes).
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Matheus: Como meus horários eram bastantes limitados eu tentava aproveitar ao máximo. Dividia as disciplinas sempre em trios: uma que gostava muito, uma que tinha facilidade de aprender e outra que tinha dificuldade. Dessa forma, consegui resultados bem positivos. Estudava em torno de 4 horas líquidas durante a semana e aos finais de semana 6 a 7 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Matheus: Minhas revisões eram feitas aos finais de semana através das anotações, questões e simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Matheus: Resolução de exercícios é fundamental para uma preparação sólida. Creio que no decorrer da minha preparação eu tenha resolvido em torno de 10 mil questões.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Matheus: A disciplina que tinha maior dificuldade era em Administração Pública. Mas, consegui superar e consolidar a aprendizagem usando mapas mentais e resolvendo muitas questões.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Matheus: Na semana que antecedeu a prova eu fazia leituras em minhas anotações pessoais e resolvia em torno de 4 simulados diários. No dia pré-prova dei uma descansada e optei por comer alimentos leves e beber muita água.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Matheus: A preparação para o TAF iniciou bem antes do resultado da prova objetiva. Optei por agregar à rotina de estudos uma hora de academia. Desde então venho me preparando de forma gradativa. Após o resultado da prova objetiva contratei um educador físico e um nutricionista para que eles possam me dar uma melhor preparação.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Matheus: Creio que se houve algum erro eu desconheço. Em relação aos acertos, o maior foi contratar uma plataforma profissional de estudos como o Estratégia. Com ela, eu tinha disponível todas as aulas de forma gradual e uma plataforma de questões. Isso fez com que eu conseguisse organizar melhor minha rotina de estudos e conseguir a tão sonhada aprovação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Matheus: Durante a trajetória apareceram inúmeras dificuldades. Muitas vezes pensei em desistir. Mas, o que mais me motivava era olhar para minha família e ver que eu poderia dar um conforto melhor. E que isso só dependia de mim.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Matheus: O conselho para aqueles que buscam a tão sonhada aprovação é que tenham DISCIPLINA. Sem ela nada conseguiríamos. Tenham FÉ. Pois, sem a fortaleza divina não conseguiríamos seguir em frente. E, por fim, a sua hora chegará!