Aprovada em 1° lugar na Câmara Municipal de Cuiabá para o cargo de Técnico Legislativo e em 16° para Analista Legislativo
Legislativo“Depois que me tornei aluna do estratégia, senti muito mais confiança na minha preparação, percebi que ganhei qualidade de tempo, pois na plataforma as matérias já estão em ordem conforme o edital, não perdia mais tempo procurando material espalhados na internet, pois ali já estava tudo reunido num mesmo lugar, era só sentar e estudar.”
Confira nossa entrevista com Laura Karolyne, aprovada 1° lugar na Câmara Municipal de Cuiabá para o cargo de Técnico Legislativo e em 16° para Analista Legislativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Laura Karolyne: Olá, eu sou Laura Karolyne Borges Pinto Costa, sou formada em Ciências Biológicas e graduanda de Direito, cursando o 6° semestre. Tenho 35 anos e sou de Cuiabá – MT.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Laura: O que me motivou a estudar para concursos, foi a vontade de ter mais estabilidade no emprego, a busca por salários melhores, juntamente com a minha vontade de fazer algo bom pela e para a sociedade, a qual me incluo, gosto muito de ser útil, gosto de atender às pessoas e acho que o serviço público precisa de pessoas que, além de competência intelectual, tenha também empatia e felicidade em atender a população.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava?
Laura: Logo que decidi fazer concursos, cheguei à conclusão de que seria melhor me dedicar em tempo integral, deixei um bom emprego, me adaptei financeiramente e comecei minha empreitada nesse universo de estudos. Primeiro desafio foi escolher a área, a princípio, como já tinha nível superior, pensei em fazer concursos para área administrativa geral (Tribunais, MPs, Analistas e Técnicos) que não exigiam formação específica. No início, tive muita dificuldade com o Direito, já que minha formação era em Biologia, mas fui me apaixonando tanto pelas matérias do direito que isso me fez entrar em um novo dilema, descobri que minha verdadeira vontade era seguir a carreira jurídica e para isso precisei começar a faculdade de Direito, porque agora eu precisaria dessa formação para seguir a carreira pela qual me dedico atualmente, a de Promotor de justiça ou Procurador da república (ambas carreiras do Ministério Público). Então, foram aproximadamente 2 anos estudando para concurso em tempo integral – de 2017 a 2019 – E mais 2 anos conciliando estudo da faculdade de Direito com estudos para concursos públicos 2019-2021. Atualmente, há 3 meses (desde setembro/2021) estou estagiando em Gabinete de Promotor de Justiça no MP-MT, passei em 1° lugar no concurso de estagiários do MP- MT Várzea Grande. Portanto, hoje, estudo faculdade no período matutino, faço estágio no vespertino e estudo para concurso público de noite e final de semana e quando estou de férias da faculdade, acrescento o período da manhã para estudar cronograma de concurso também.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado(a)? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Laura: Como a maioria dos concurseiros, coleciono várias reprovações, e cada uma delas foram decisivas para os ajustes que eu precisava fazer na minha forma de estudar. Fiz TRF1, TRF5, TRT15 e MPU (sempre fazia analista e técnico), sem lograr êxito, mas subindo nas posições a cada prova que eu fazia. Veio a pandemia, ficamos quase 2 anos sem provas, quando em janeiro desse ano surgiu o concurso da Câmara de Cuiabá (área legislativa) com muitas matérias compatíveis com o que eu vinha estudando, prova na minha cidade, carga horária de trabalho de meio período, Salário e benefícios justos, enfim, um cenário muito atrativo para mim. Fiz minha inscrição para os dois cargos e entrei no ritmo insano de estudos pós-edital de janeiro a agosto, quando ocorreram as provas. Fiquei em 1° lugar para Técnico legislativo e em 16° lugar para Analista legislativo. Ambas as provas tiveram dissertativas, com redação de tema específico.
Pretendo continuar estudando e agora com muito mais afinco, pois estou vendo que o estudo levado a sério traz resultados! Estou começando a colher os frutos da minha dedicação e essa aprovação na Câmara me deu mais ânimo para continuar em busca da aprovação no cargo dos meus sonhos, sem contar, que me dará um fôlego a mais nas finanças, para continuar investindo nos cursos e na minha preparação.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Laura: Minha vida social reduziu drasticamente quando comecei a estudar para concurso público, mas as pessoas com quem eu realmente me importava, compreendiam esse meu propósito. Adotei uma postura mais radical, porque sou daquelas pessoas, ¨oito ou oitenta¨, mas quando resolvia tirar uns dias para aproveitar, me desligava e aproveitava! Apesar de que, nem sempre foi assim, muitas vezes me sentia culpada quando não estava estudando, mas graças a Deus, tive ajuda profissional e familiar para superar esse sentimento, que não ajuda em nada, só nos adoece. Sempre gostei de tomar uma cervejinha (risos), então troquei barzinhos e baladas, por um churrasquinho em casa, tomava minha cervejinha, relaxava e já recarregava as baterias.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Laura: Sou casada, não tenho filhos. A minha família, amigos íntimos e meu esposo são meus maiores apoiadores, costumo dizer que eles acreditam mais em mim do que eu mesma. Considero-me privilegiada por ter pessoas que me apoiam de todas as formas, inclusive, financeiramente, porque isso faz sim diferença, mas também tenho consciência de que isso não diminui o meu mérito, porque o estudo depende muito da nossa dedicação diária, renúncia, insistência. Enfim, o que estou querendo dizer, é que muita gente que possui um cenário favorável, não sabe aproveitar a oportunidade e acaba não alcançando o seu objetivo, mesmo tendo as melhores condições.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovada? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Laura: Quero deixar bem claro que já estudava para concurso desde 2017, mas para esse concurso em que fui aprovada, me dediquei de forma direcionada por 8 meses (de janeiro a agosto/2021.) Acredito que o conhecimento é formado em camadas, cada vez que passamos pelo conteúdo fortalecemos essa camada, cada edital que conseguimos fechar, engrossamos essa camada e isso, para mim, faz toda a diferença, já que é fundamental revisitar os conteúdos continuamente.
Eu acho que o segredo para manter a disciplina durante o período de estudo para esse concurso, foi a minha vontade de passar aliada ao fato de levar os estudos como um trabalho. Desde que saí do meu emprego, eu fiz esse compromisso comigo mesma, de estudar todos os dias, mesmo sem motivação ou sem vontade, bato ponto mesmo, se não a gente acaba se enganando e não alcança nada, só perde tempo.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso?
Laura: Sempre utilizei material do estratégia concursos, os pdfs são perfeitos, já trazem tudo que preciso saber, as partes importantes da lei seca é colocada lá, o conhecimento doutrinário e as jurisprudências atualizadissimas, o que facilitou muito a minha vida, fora a infinidade de questões ao final de cada pdf. As matérias de RLM, Português e Informática, eu sempre estudava por videoaulas, inclusive, quero agradecer aos professores Bruno Lima e Renato Costa que sem vocês na vídeo aula eu jamais aprenderia somente pelo PDF, o mesmo com português, mas nessa matéria eu mesclei a maravilhosa Adriana, com a Janaína e reta final com a Suellen.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Laura: Conheci o estratégia concursos pela indicação de um amigo PRF em 2017, quando comprei meu primeiro curso com vocês, para o TRF 1, depois fechei a assinatura ilimitada de 2 anos e em seguida fiz o upgrade para aluna vitalícia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material?
Laura: Depois que me tornei aluna do Estratégia, senti muito mais confiança na minha preparação, percebi que ganhei qualidade de tempo, pois na plataforma as matérias já estão em ordem conforme o edital, não perdia mais tempo procurando material espalhados na internet, pois ali já estava tudo reunido num mesmo lugar, era só sentar e estudar. Sem mencionar a qualidade do conteúdo, realmente pelo material de vocês, não precisamos complementar com outros, porque os professores abordam as doutrinas mais importantes, destacam os dispositivos importantes da lei seca e as jurisprudências estão sempre atualizadíssimas. Sou aluna do plano vitalício, então destaco as ferramentas dos cursos exclusivos e também do Sistema de Questões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Laura: Meu plano de estudos era por ciclos, normalmente eu tinha de 6 a 8 horas líquidas de estudos por dia, nessa fase final de pós-edital, então eu estudava de 3 a 4 matérias diferentes por dia, de segunda a sexta e aos sábados eu lia modelos ou espelhos de redações e escrevia pelo menos 2 redações de temas específicos dos meus cargos. Vale ressaltar, que como eu já vinha estudando de outros concursos, as matérias como Direito Administrativo, Constitucional, Afo, Administração pública e Administração geral eu apenas revisava por questões e montava meu caderno de futuros acertos no Word (caderno de erros) e aqueles pontos em que eu tinha maior dificuldade, ou já havia me esquecido, eu voltava na videoaula para relembrar. Esse caderno de futuros acertos, eu imprimi e fiz minha revisão de véspera com ele, lá estava o suprassumo das coisas que eu precisava saber e ainda errava nas questões e também coisas importantes que eu precisava decorar, pra mim foi a atitude mais acertada que fiz nessa preparação!!
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Laura: Eu fazia minhas revisões semanalmente, através de questões e lendo meus resumos escritos, que fui construindo ao decorrer da minha preparação, algumas matérias eu revisava pelo Mapa da Lulu ou com resumo dos professores do final do PDF. Não fiz simulados, apostei em fazer as provas anteriores da banca.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Laura: Acho que se eu pudesse dar um conselho para a Laura de 4 anos atrás, seria esse: não negligencie as questões!! Não me recordo o total de questões que fiz nessa preparação, mas era uma média de 60 questões por dia, pelo menos, mas sempre me distraia fazendo questões, então, eu passava dessa quantidade fácil, mas a obrigação era no mínimo 60 por dia.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Laura: Como sou de Humanas, formada em Biologia e cursando Direito, minha maior dificuldade foi raciocínio lógico e matemática, minha estratégia era ver todo dia pelo menos 1 hora de vídeo aula do Professor Bruno Lima, porque ele foca em resolução de questões, então eu prestava atenção nas explicações, pausava o vídeo e tentava resolver sozinha, depois via a resolução com ele, isso foi fundamental, eu gabaritei essa matéria nas duas provas. Obrigada Brunão!!!
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Laura: Na semana anterior à prova, eu continuei firme nos estudos, adotei a estratégia de ler meu caderno de futuros acertos. Eu fiz um para cada matéria, onde coloquei tudo que ainda estava errando nas questões e coisas importantes como prazos, sanções, datas e “decorebinhas”, ou seja, foi uma forma assertiva de revisitar todo o conteúdo do edital, focando só nas minhas maiores dificuldades. Forcei também, um pouco mais na revisão das legislações específicas da Câmara e resolvi questões. No sábado que antecedeu a minha prova, fiz 2 redações e assisti à revisão de véspera gravada pelos professores do Estratégia.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Laura: Minha prova tanto de Técnico como de Analista Legislativo tiveram redações de tema específico ao cargo. Acredito que meu resultado nas discursivas foi fundamental para minha classificação. Estudei pesquisando espelhos de redações das bancas e escrevia 2 redações por sábado nos últimos 3 meses antes da prova. O fato de ser tema específico me favoreceu, porque confesso que tenho muita dificuldade com temas da atualidade, quase não sobra tempo pra acompanhar notícias e ler sobre filósofos. Consegui nota máxima (100 pontos) na redação de Técnico que era sobre ciclo orçamentário e exemplos práticos de cada uma de suas fases. E na redação de Analista consegui 98 pontos, o tema foi Improbidade administrativa e crime de responsabilidade.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Laura: Nossa, eu cometi vários erros na minha preparação, o primeiro deles foi no início, quando eu não tinha foco na área que eu queria, então aparecia um edital, eu corria e mudava tudo que eu estava estudando pra acompanhar aquele edital, vi que estagnei. Então, escolhi uma área e decidi construir uma base, com as matérias mais cobradas no geral, depois disso, ia incluindo no ciclo coisas mais específicas. Outro erro, foi não seguir por um único material, quando você tem vários para uma mesma matéria, você se perde ou acaba vendo coisas repetidas, então adotei um professor/material por matéria.
Meus maiores acertos foram fazer questões como se não houvesse amanhã e construir meu caderno de futuros acertos, para minha revisão de véspera.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Laura: Acho que não existe o concurseiro que nunca pensou em desistir, comigo não foi diferente, ainda mais quando veio a pandemia, minha ansiedade e preocupações dificultaram muito a minha concentração e ânimo para os estudos, mas não desisti, graças a Deus. Minha principal motivação era saber que já havia percorrido um pouco do caminho, e se eu desistisse agora, tudo que eu tinha até o momento, seria jogado fora, sem aproveitar nada, porque, por mais que o estudo é algo que ninguém tira de você, muitas vezes ele não vai te servir para outro fim, se não as provas de concurso… Isso é triste, mas foi o que pesou pra mim, jogar tudo fora ou continuar plantando? Além disso, meu esposo e família sempre me incentivaram em todos os sentidos, para que eu não desistisse.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Laura: Meu conselho para os que estão começando é que escolham uma área para focar, comecem formando a sua base, depois vai acrescentando mais matérias, isso vai depender da área escolhida, mas basicamente (Português, RLM, Direito Administrativo e Direito Constitucional), não negligencie as questões e se possível, construa seu próprio material de revisão de véspera, no meu caso, optei por construir cadernos de futuros acertos de cada matéria estudada, eu ia construindo conforme ia resolvendo questões.
Aos que chegaram até o final dessa entrevista eu deixo um recado: não desistam, acreditem no processo de conhecimento, porque só existe um caminho para quem planta e esse caminho te leva a colheita! Quem planta e semeia, tem boa colheita!
Estou muito feliz com o meu 1° lugar como Técnica Legislativa da Câmara municipal de Cuiabá – MT e também com o 16° lugar para Analista Legislativa no mesmo órgão, isso está sendo um incentivo para eu continuar nesse caminho, até que eu me forme em Direito e possa buscar a aprovação no meu cargo dos sonhos, na carreira do Ministério Público (Promotora de justiça ou Procuradora da república).
Obrigada Deus, Esposo, Família, Amigos e Professores !
Laura Karolyne Borges Pinto Costa.
@Concurseira_laurita