Notícia

Recursos possíveis TJ RJ Técnico: confira e descubra neste pós-prova!

As provas do concurso público do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ RJ) para Técnico Judiciário, aplicadas pelo Cebraspe, aceitarão recursos contra os resultados entre os dias 09 e 10 de dezembro de 2021. Os gabaritos preliminares, inclusive, já foram publicados. Por isso, nosso time preparou este artigo com os recursos possíveis TJ RJ Técnico.

Agora você irá saber quais questões são passíveis de anulação, o que foi trabalhado pela mesma equipe de professores que participaram do evento ‘Gabarito Extraoficial TJ RJ Técnico’, para apontá-las.

Recursos TJ RJ Técnico – Língua Portuguesa

TEXTO DA QUESTÃO:

Sem prejuízo dos sentidos do texto CG1A1, a expressão “à mercê”, no trecho “E já não estava mais à mercê de ninguém”, poderia ser substituído por…

GABARITO PRELIMINAR: “à disposição”

GABARITO PRETENDIDO: “à espera”

FUNDAMENTAÇÃO:

Em uma questão em que se ressalta o não prejuízo aos sentidos do texto, a acepção de um vocábulo e/ou expressão deve ser apreendida levando em consideração o entendimento global dessa unidade textual.

Há dois momentos em que o texto faz referência à liberdade (ou à falta de): no início, quando se escreve “O aprendizado da paciência, o juramento da espera. Do qual não soubesse jamais se livrar. A tarde transformando-se em interminável e, até todos voltarem para o jantar e ela poder se tornar com alívio uma filha […]”; e no final, “E já não estava mais à mercê de ninguém. Desesperada, porque vigorosa, livre, não estava mais à mercê.”

Em uma leitura global do texto, o que aprisionava a personagem, o que a impedia de ser livre, era a espera, a sensação de uma tarde sem fim à espera de seus familiares.  Quando o texto retorna para a temática da liberdade, para indicar a mudança de estado da personagem (antes estava presa, agora, livre), a autora descreve essa libertação com a expressão “à mercê”: E já não estava mais à mercê de ninguém.

Logo, a substituição dessa expressão por “à espera” não traria qualquer prejuízo aos sentidos do texto. Veja: “E já não estava mais à espera de ninguém”, isto é, estava livre.

A substituição da expressão em análise por “à disposição” implicaria mudança de sentido, uma vez que “à disposição” significa “estar disponível para” (Dicionário Online de Português), ou seja, “à disposição” pressupõe uma ação. Retornando ao início do texto, pode-se perceber que a personagem não estava disponível para agir como filha, mas sim estava à espera de tornar-se filha.

A necessidade de uma leitura global do texto para a correta resolução de uma questão não é exclusiva desta. Em uma prova recente elaborada pela mesma banca, para o cargo de Escrivão da Polícia Federal, o candidato precisava apreender globalmente o texto, compreendendo a conexão entre a parte inicial e final do texto para marcação da resposta correta. Segue a questão: “Na argumentação desenvolvida no texto, a informação presente em “Cresce rapidamente em quase todos os países o número de pessoas na prisão” (primeiro período do texto) coaduna-se com a informação presente em “o rápido crescimento parece ser um fenômeno universal em toda a ponta ‘mais desenvolvida’ do mundo” (final do último parágrafo do texto).

Ante a fundamentação acima, solicita-se a ALTERAÇÃO do gabarito para “à espera”.

Saiba mais: concurso TJ RJ

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Cursos e Assinaturas

Assinaturas

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.