“Encontrei diferencial em tudo. Material, formação das aulas (tanto em vídeo como em PDF), estratégias, dicas para o momento da prova, dicas para resolver questões…”
Confira nossa entrevista com Elizabeth Vaz de Castilho, aprovada no Exame de Suficiência do CFC:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Quando se formou em Contabilidade? Qual sua idade? De onde você é?
Elizabeth Vaz de Castilho: Olá, Meu nome é Elizabeth Vaz de Castilho, me formei em 2017, tenho 40 anos e sou de Poá – SP.
Estratégia: Durante sua preparação para o Exame, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Elizabeth: Minha vida sempre foi uma correria, sempre trabalhei e conciliava com os estudos, mas depois da maternidade isso ficou um pouco mais difícil.
Estratégia: Já havia tentado outras vezes?
Elizabeth: Tentei a primeira vez quando estava terminando a faculdade, em 2017. Se não me falha a memória, ainda era a Fundação de Getúlio Vargas.
Depois, fui fazendo outras tentativas: as duas vezes em 2018, as duas vezes de 2019 e, em 2020, prestei apenas a que foi on-line (a outra eles tentaram dar on-line, mas não deu certo e decidiram marcar presencial, porém o local ficou muito longe). Além disso, a pandemia estava muito forte, não quis arriscar. Na primeira de 2021, fracassei novamente, e já estava querendo desistir, foi quando eu entrei no grupo do Telegram e assisti um vídeo da Prof. Daiane, em que ela falou sobre o curso de 30 dias. Eu acompanhava o Estratégia, mas nunca me aprofundei. Assisti até algumas aulas gratuitas, mas nunca um curso mais intensivo. Então, quando a Daiane falou sobre o curso, as dicas dela… nossa! Achei o máximo! No dia seguinte, procurei vocês e comprei o pacote. Assisti todas as aulas que ela sugeriu, e como clareou a mente!! Fui para a prova naquela energia de aprovação.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Elizabeth: Primeiro, alguns colegas disseram que já tinha saído o resultado oficial. Eu fui direto na plataforma individual. Levei um susto quando vi que estava aprovada. Então, fui ver a lista para ter certeza.
Olha, vou te falar, a última vez que tive uma sensação louca dessa (de um misto de felicidade, ansiedade, choro com risada e coração acelerado) foi quando descobri minha gravidez (risos).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para o Exame? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Elizabeth: Uma coisa que me impressionava muito era toda vez que estava aproximando a data da prova, acontecia algo que me tirava o foco: uma preocupação, um trabalho mais exigente… e eu não conseguia concentrar na prova, nos assuntos, me sentia muito cansada à noite, era bem complicado. Mas eu procurava dividir um pouco, ficar um pouco com a minha filha, assistir algo com ela e com a família em geral. Então não! Eu não fui tão radical. Não conseguia, na verdade.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação?
Elizabeth: Estudava mais durante à noite, mas coisa de uns 3 meses antes da prova. Sempre conciliando essa correria.
É muito difícil estudar sozinha e estudar à distância. Tinha hora que eu não sabia nem por onde começar. Mas peguei firme nos últimos 30 dias, após adquirir o curso.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Material da faculdade, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Elizabeth: Assistia aulas, vídeos, acompanhava as coisas em redes sociais, pegava as provas anteriores e via as correções e explicações sobre elas.
Com o Estratégia foi diferente, eu me sentia numa sala de aula mesmo. Tudo muito bem explicado, a dinâmica, os assuntos sempre bem colocados. Nossa, o tempo todo eu pensava “se eu tivesse aderido isso antes, já teria passado”.
Estratégia: Chegou a usar materiais de outros cursos antes? Como conheceu o Estratégia Concursos?
Elizabeth: Sim, eu cheguei a pegar um curso preparatório. Comecei bem, mas me perdia muito, tinha muita dúvida. Já conhecia o Estratégia por vídeos. Foi através de redes sociais que encontrei vocês!
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Elizabeth: Encontrei diferencial em tudo: material, formação das aulas tanto em vídeo como em PDF, estratégias, dicas para o momento da prova, dicas para resolver questões…
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Elizabeth: Recomendei quando estava estudando e vou recomendar sempre!!!
Estratégia: Você estudou todas as matérias?
Elizabeth: Devido ao tempo, eu acabei seguindo o cronograma indicado pela Prof. Daiane, já estava me programando para começar a estudar novamente agora início de dezembro, e assistir todas as aulas.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo?
Elizabeth: Eu segui todas as dicas, inclusive o plano de ensino divulgado pela Daiane; Praticamente comecei do 0; porque eu não me sentia preparada mesmo. Focava nos exercícios, mas anotava muito as dicas; palavras chaves, e sempre tentando resolver as provas anteriores.
Estratégia: Como você distribuiu a divisão das matérias nos seus estudos, já que Contabilidade Geral tem quase metade do peso da prova?
Elizabeth: Eu me joguei totalmente nos planos de estudo que vocês lançaram. Como eu disse, eu não tinha muita ideia de como fazer, de como montar algo, comecei do 0 mesmo. Os dias que eu não conseguia seguir aquele plano semanal, pegava um dia e ficava até mais tarde, ou algum sábado. E assim foi indo até o dia D;
No sábado que antecedeu a prova, fiquei o dia todo com vocês ao vivo.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Elizabeth: Eu trabalho na área fiscal e tributária de um escritório contábil há muitos anos, então pra mim, tudo era muito difícil, eu não sabia montar DRE, eu não sabia desenvolver sozinha nenhum exercício, porque tudo era muito só contabilidade.
A impressão que eu tinha era que contadores, que já praticavam rotinas contábeis no dia a dia deles, estavam ali revisando coisas mais especificas, me sentia um peixinho fora d´agua.
E quando comecei a acompanhar vocês, o que me atraía nas aulas era o fato de vocês ensinarem as coisas na essência;
Tudo que eu via antes de acompanhar o Estratégia, era como se fosse uma revisão. E eu me perguntava, como eu vou fazer REVISÃO de algo que não sei fazer?!
Então, essa era a minha maior fraqueza. Assim, quando comecei a fazer o curso por vocês, eu senti que eu poderia aprender sim. E as coisas entravam na cabeça com mais facilidade, as coisas fazia mais sentido.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período?
Elizabeth: Para essa prova, eu praticamente me preparei de verdade nos últimos 30 dias.
Estudava todos os dias, mesmo estando cheia de coisas no trabalho, trabalhando com uma pessoa a menos no setor e ainda tendo que treinar uma outra. Minha cabeça estava a milhão. Mas eu gostava de sentar e estudar, porque eu conseguia entender e conseguia acompanhar com facilidade. Enfim, foi diferente de tudo que passei ao longo desses anos.
Estratégia: Na prova, o que você achou do tempo para a realização?
Elizabeth: Eu finalizei a prova faltando 30 minutos para terminar. E fiz muito tranquila.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Elizabeth: Meu erro foi não ter fechado um curso antes com vocês! (risos)
Meu acerto foi ter feito a junção do talento de vocês com a minha vontade de passar.
Estratégia: Pela sua experiência e contato com outros candidatos, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para o Exame?
Elizabeth: Primeiro, vejo que muitos não têm tempo mesmo. Têm muita dificuldade de priorizar algumas coisas.
E outro ponto, é que dependendo do preparatório escolhido, você não aprende. No meu caso eu precisava mesmo de algo na essência, não revisão para pessoas que já atuam na área.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Elizabeth: Mais difícil foi vencer o cansaço. Tinha dias que eu preferia dormir cedo para conseguir acordar mais cedo, e tinha dias que eu preferia dormir mais tarde para concluir aquela meta da semana de estudos.
Minha maior motivação: me sentir realizada, ver meu nome naquela lista de aprovados (risos).
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame de Suficiência. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Elizabeth: Primeiramente, não desistir! 50% é você, mas a outra metade é um bom preparatório.
Eu sempre tive força de vontade, mas não tinha um bom acompanhamento em um bom curso. Então, eu encontrei o equilíbrio que eu precisava: 50% estava em mim e 50% em uma ótima equipe, que me ajudou a chegar nessa aprovação. Eu sei que valeu muito a pena!
“Se enxerguei mais longe, foi porque me apoiei sobre os ombros de gigantes” Essa frase me resume hoje! Gratidão por serem esses outros 50%!