Aprovado em 1° lugar no concurso EsFCEx no cargo de Dentista (Endodontia)
Estratégia MilitaresConcursos PúblicosSaúde“Aconselho a nunca desistir, a investir em você, acreditar, mesmo que às vezes pareça impossível, tente, e se não der tente de novo. Não se deixe abater com as derrotas, porque certamente elas fazem parte, use-as como trampolim, como impulso para ser melhor. Se dedique até conseguir, se algo surgir no caminho você pode agarrar também, desde que não deixe de seguir seu sonho. E não existe vitória sem abdicação, mas quando você chegar onde quer, você terá a sensação mais maravilhosa do mundo e entenderá porque valeu a pena”
Confira nossa entrevista com Leonardo Medeiros, aprovado em 1° lugar no concurso EsFCEx no cargo de Dentista (Endodontia):
Estratégia Concursos: Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Leonardo Medeiros: Sou formado em Odontologia, especialista em Endodontia. Tenho 31 anos e sou de Aracaju, Sergipe.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Leonardo: Meu irmão foi meu maior incentivador, ele me aconselhava a estudar pra ter um futuro melhor, ser mais independente e ter segurança financeira, já que na Odontologia o salário flutua e depende dos atendimentos realizados, os quais variam durante os meses. E foi aí, que eu percebi que deveria estudar para ter um emprego melhor, com uma valorização melhor, com um plano de carreira e uma estabilidade.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Leonardo: Durante minha caminhada eu sempre trabalhei e estudei, sempre tive que conciliar estudos e trabalhos, porém como eu tinha flexibilidade de horários eu acabei reduzindo meus atendimentos para poder ter um tempo maior para me dedicar aos concursos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Leonardo: Eu fui aprovado e atualmente sou RM2 da Marinha no 1º Distrito Naval tendo sido aprovado em primeiro lugar. Além disso, fui primeiro lugar no Exame Intelectual no Concurso do Corpo de Saúde da Marinha de 2021, perdendo a vaga na prova de títulos. Atualmente, estou classificado em primeiro lugar no Concurso de Admissão do CFO S Sau da EsFCEx como Cirurgião Dentista Endodontista, assim como nos anteriormente prestado.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Leonardo: É uma das melhores sensações do mundo, é uma alegria indescritível. Você luta tanto para conquistar algo que planejou há muito tempo, vê que mesmo com as derrotas continua de pé e é recompensado. Gritei, chorei, me arrepiei, sorri, pulei. A sensação de dever cumprido, de conseguir chegar aonde sonhou é mágica. Hoje estou simplesmente me sentindo muito mais leve.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Leonardo: Nunca adotei uma postura radical e nem conseguia ficar horas a fio estudando. Para mim, essa técnica não funciona. Então eu sempre saí para comer ou assistir um futebol, beber com os amigos, namorar. Entretanto muitas coisas abdiquei, muitos eventos deixei de ir, muitas festas, muitos convites foram negados para poder me dedicar. Então acredito que o melhor é o equilíbrio, tentar se organizar para ter tempo para tudo, porque é importante.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Leonardo: Atualmente eu namoro, minha namorada me apoiou muito e como moramos distante, eu em Niterói e ela no Rio de Janeiro, basicamente só nos víamos aos finais de semana o que foi bom para a rotina de estudos fluir e no final de semana eu acabava relaxando e me renovando para outra semana de estudos. Hoje moro com um colega de curso do RM2. Entretanto quando eu passei para a Marinha estava morando com meus pais. Eles sempre apoiaram e gostavam de me ver estudando, pois sabiam do que eu queria, dos meus objetivos e que eu estava lutando pelo meu futuro.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Leonardo: Não aconselho nenhum concurseiro a mirar vários concursos diferentes daquele que é seu foco, os conteúdos são diferentes e você acaba enchendo o HD com diversas informações que não são relevantes para o concurso que você almeja.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Leonardo: Estudei 4 anos, iniciei em 2018, mas só estudei mais firme de 2019 a 2021. Claro que não foram 4 anos contínuos, porque no meio do caminho eu acabei estudando para outros concursos. Eu acabava estudando de forma contínua uns 3 meses próximos da data do concurso, mas acaba estudando antes, fazendo resumos e aprofundava mais perto da prova.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Leonardo: Sim, eu estudava os livros da minha especialidade, fazia resumos. O foco e a disciplina estavam na vontade de superar, corrigir os erros e também me aprimorar na clínica. Toda vez que eu fazia uma prova e batia na trave eu já queria pegar o livro pra corrigir e não errar mais.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Leonardo: Conheci há algum tempo, o tempo exato não sei, mas foi por meio de material de concurso que nem era referente a Odontologia. Eu já tive outros cursos de Odonto pelo Estratégia sem ser o que atualmente adquiri para esse concurso. Um que era embrionário, lá em meados de 2017 se não me engano, e depois o de Odontologia regular ano passado e esse ano o da EsFCEx.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Leonardo: Utilizei de todos os métodos possíveis, pois era meu último ano para o concurso do exército, eu comprei todos os livros da bibliografia de Endodontia o que pode ter sido um diferencial. Para mim, o método que sempre foi melhor foram aulas presenciais em sala de aula, pois ao ver outros concurseiros, eu ficava mais motivado a estudar e a me superar.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Leonardo: No concurso da EsFECEx o grande fator de dificuldade foi tempo, pois a mudança da banca trouxe novo conteúdo que eu ainda não tinha tido contato. Eu estudei as matérias até terminar o conteúdo e assim passava para a próxima matéria. Eu costumava fazer resumos, para mim resumos fixam mais, porém também tomam tempo e aí a utilização de um material pronto com um conteúdo já resumido com foco no que geralmente cai nas provas foi de grande ajuda para conseguir driblar essa falta de tempo. Os melhores resultados em concurso que tive sempre vieram acompanhados de muitas questões feitas, então eu procurava estudar o conteúdo e realizar questões. Costumo reler o material caso eu ainda sinta dúvida ou veja que estou errando muitas questões. Eu deixo geralmente a releitura para as duas semanas antes das provas. Eu estudava basicamente na semana e final de semana, tirava para relaxar, estudava em média 05 horas diárias e dividia meus estudos em duas categorias: Odontologia geral e específica. Estudava essas categorias em semanas alternadas e próximo da prova usei o turno da manhã para Odontologia Geral e da noite para Odontologia Específica.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Leonardo: Sim, ninguém é bom em tudo ou tem o mesmo prazer de estudar as diferentes matérias. Prótese, Radiologia e Dentística foram algumas matérias que eu tinha dificuldade de entender ou decorar. Radiologia, depois de muito estudar durante a pandemia, eu passei a entender e gostar, assim como Dentística. Eu me dediquei a corrigir o meu ponto fraco, pois são matérias que podem decidir um concurso, então eu focava mais na minha fraqueza até ter, pelo menos, um mínimo de entendimento.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Leonardo: Semana da véspera é a semana que eu uso para revisar os conteúdos, de resolver questões da banca. E véspera de prova eu sempre dou alguma olhada no assunto só relaxo mesmo pós prova.
Acertei algumas questões fazendo essas revisões de véspera.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Leonardo: Acredito que meus erros são os de organização e distração. Às vezes perdia tempo sem saber o que iria estudar, no que seria mais importante eu ler naquele momento, mas isso eu corrigi no último mês. Já a distração, tenho uma certa tendência a me distrair com facilidade então celular perto acaba sendo perigoso.
Acho que eu acertei no uso do tempo, em focar no que realmente é importante, em ler os materiais do curso, que são resumidos e voltados para as questões e conteúdos que mais caem. Como eu tinha uma base de outros anos, acabava usando o tempo para ler o material e fixar melhor o conteúdo e dedicava a maior parte do tempo para ler os livros da minha especialidade, que para prova tem um peso maior.
Acredito que o outro grande acerto foi resolver diversas questões de vários tipos de banca. Eu resolvi mais de 200 questões da minha especialidade e muitas também da Odontologia Geral.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Leonardo: O mais difícil era abdicar das coisas, de sair, de relaxar num ano de tantas mudanças em minha vida. Eu vindo de Aracaju, me mudando para uma cidade da proporção do Rio de Janeiro com tudo novo, toda uma mudança, tendo que me adaptar às novas condições e ainda ter foco e energia para poder estudar. A mudança de edital também foi complicada pois mudava muita coisa no meu estudo.
Pensar em desistir eu até pensei, mas nunca deixei de caminhar, nunca fiquei parado. Quando eu via uma vaga só, pensava que seria bem complicado, mas que eu estava tão perto e que valeria a pena o sacrifício. Então a questão é que pensei em várias coisas, mas a vontade de seguir era maior, a vontade de vencer, de ter orgulho de mim, impulsionava muito.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Leonardo: Minha maior motivação foi passar no concurso que sempre quis, de ter meu nome lá no primeiro lugar depois de bater tanto na trave. De me superar. Foi pensando no futuro, na estabilidade e na família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Leonardo: Aconselho a nunca desistir, a investir em você, acreditar, mesmo que às vezes pareça impossível, tente, e se não der, tente de novo! Não se deixe abater com as derrotas, porque certamente elas fazem parte, use-as como trampolim, como impulso para ser melhor. Dedique-se até conseguir, se algo surgir no caminho você pode agarrar também, desde que não deixe de seguir seu sonho. E não existe vitória sem abdicação, mas quando você chegar onde quer, você terá a sensação mais maravilhosa do mundo e entenderá porque valeu a pena.