“Eu segui a Trilha Estratégica, focando nas matérias em que tinha mais dificuldade. Eu fazia anotações enquanto assistia videoaulas, ouvia os podcasts enquanto fazia as tarefas domésticas e colava post-its na parede com assuntos para decorar“
Confira nossa entrevista com Lígia Kobayashi, aprovada no concurso BB para o cargo de Escriturário – Agente Comercial em 1° lugar na microrregião 90:
Estratégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Lígia Kobayashi: Sou formada em Nutrição e em Engenharia Mecatrônica. Tenho 34 anos e sou de São Paulo – SP.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Lígia: A busca por qualidade de vida e estabilidade que a aprovação no concurso proporciona, além de algumas insatisfações em relação ao setor privado.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Lígia: Trabalhava e estudava. Durante a semana, estudava antes do trabalho, durante o intervalo de almoço e à noite. Nos finais de semana também estudava.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Lígia: Fui aprovada no concurso do Banco do Brasil para o cargo de Escriturário – Agente Comercial em 1º lugar na microrregião 90.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Lígia: Indescritível! Chorei muito enquanto olhava a tela do computador! Não conseguia acreditar! As sensações que tive foram de dever cumprido e uma gratidão absurda pela conquista.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Lígia: No começo, eu adotei uma postura bem radical: só saía de casa 1 vez por semana para aula de canto, desinstalei aplicativos de redes sociais, desligava o celular nos finais de semana, etc. Depois, percebi que, para manter o ritmo de estudo por longo prazo, seria importante ter uma rotina mais equilibrada. Passei a tirar 1 dia na semana para encontrar amigos ou familiares.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Lígia: Moro sozinha e estou solteira. Meus familiares respeitaram minha decisão e foram compreensivos quando eu recusei os convites para encontros, quando não pude falar ao telefone ou quando meu celular ficava desligado. Eles torceram muito por mim.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é e se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo).
Lígia: Acho que depende muito da situação e do objetivo de cada um. No meu caso, estava me preparando para o concurso do TCM-SP, que está suspenso. Por querer muito mudar minha realidade atual, decidi me dedicar a outros concursos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Lígia: Comecei a estudar após o edital. Quando saiu o edital do TJ-SP, tentei conciliar os estudos para os dois concursos, mas depois foquei apenas no TJ. Retomei os estudos para o Banco do Brasil (BB), 2 semanas antes da prova. No total, foram uns 2 meses direcionados ao concurso do BB.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Lígia: Comecei a estudar após o edital.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lígia: Meu irmão participou de um processo seletivo para professor e me contou sobre o Estratégia.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Lígia: Principalmente, os cursos em PDF. Para os conteúdos com os quais tive mais dificuldade, eu assisti às videoaulas. Nas semanas anteriores à prova, assisti quase todos os conteúdos em vídeo que o Estratégia preparou (Gabaritando 70 questões, Hora da Verdade, Revisão de Véspera).
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Lígia: Eu segui a Trilha Estratégica, focando nas matérias em que tinha mais dificuldade. Eu fazia anotações enquanto assistia videoaulas, ouvia os podcasts enquanto fazia as tarefas domésticas e colava post-its na parede com assuntos para decorar.
Na média, estudava 4 horas por dia durante a semana e 10h nos finais de semana.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Lígia: Tive mais dificuldade com as disciplinas que não tinha estudado antes ou que não lembrava de todos os conceitos: Direito do Consumidor, Vendas e Negociação e Conhecimentos Bancários. Dediquei mais tempo de estudo para essas matérias, relendo a teoria e assistindo videoaulas.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Lígia: A rotina na semana que antecedeu a prova foi intensa: aproveitava todo o tempo possível para estudar, focando nos pontos fracos e nas matérias com maior peso. Assisti à Revisão de Véspera e levei meu caderno de anotações para ler durante o caminho até o local de prova e enquanto esperava a abertura do portão.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Lígia: Segui as dicas apontadas nas aulas em PDF e acompanhei as aulas de Atualidades. Aconselho praticar a escrita de textos dissertativos e manter-se atualizado para poder apresentar dados na argumentação.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Lígia: Eu poderia ter praticado mais a escrita de textos e simulado a situação de prova mais vezes, para poder fazer a prova de forma mais tranquila e segura em relação à administração do tempo.
Definir meus horários de estudo e cumpri-los foram atitudes que me ajudaram na organização. No começo foi difícil, mas depois ficou mais natural. Focar nos pontos fracos e eliminar as distrações foram estratégias que me ajudaram na preparação.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Lígia: Manter o foco nos estudos, renunciando aos outros setores da vida durante a preparação. Houve momentos em que me senti muito esgotada, mas não pensei em desistir.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Lígia: Melhorar minha situação de vida com um trabalho melhor, que me proporcionasse mais segurança e satisfação pessoal.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lígia: A preparação é desafiadora e o mais importante é não desistir. Tenha clareza do motivo pelo qual você está estudando e não o perca de vista. Ter disciplina é ser discípulo de si mesmo. É um esforço que vale muito a pena.