Aprovado em 1° lugar no concurso BB no Rio Grande do Norte para o cargo de Escriturário - Agente Comercial
Bancária (BB, CEF e Bancos Estaduais)“A Trilha servia como um importante direcionamento. Eu via qual era a matéria a ser estudada e estudava a minha maneira, marcava as tarefas completas numa planilha e segui assim até o final. Deu muito certo”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Confira nossa entrevista com João Paulo Santos, aprovado em 1° lugar no concurso BB no Rio Grande do Norte para o cargo de Escriturário – Agente Comercial:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estratégia: Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
João Paulo Santos: Sou formado em Engenharia Elétrica pela UFRN, tenho 28 e sou natural de Natal-RN.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
João Paulo: Estabilidade e o financeiro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
João Paulo: Trabalho e estudo. Trabalho dando aulas particulares para ensino fundamental e médio. De certa forma, meu trabalho como professor se traduz em um perpétuo estudo. Além disso, ser professor particular me permite uma enorme flexibilidade de cronograma. Eu adaptava meu trabalho ao meu dia e não meu dia ao meu trabalho.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
João Paulo: Fui aprovado em 4º lugar no Edital 002/2020 – Prefeituras Municipais do Agreste do RN – nº 103 Agente Administrativo – Câmara Municipal de São José de Mipibu / RN e Câmara Municipal de São José de Mipibu / RN – Nível Médio de São José de Mipibu, porém nada da nomeação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
João Paulo: A minha sensação foi de extrema felicidade. Da minha esposa, suprema felicidade. Ela chorou.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
João Paulo: Minha vida social nunca foi muita agitada. Nesse quesito, minha rotina não mudou.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
João Paulo: Sou casado desde janeiro deste ano. Moro com minha esposa e não temos filhos. Minha família sempre me apoiou em todas as minhas decisões. Sou muito grato e privilegiado pelo ambiente que tive e tenho.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é e se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo).
João Paulo: Com certeza, continuarei a caminhada, já estou envolto no mundo dos concursos, inclusive dando entrevistas para cursinhos. Quem diria!? Nessa jornada sempre almejamos o próximo edital, no meu caso, sonho com uma auditoria fiscal.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
João Paulo: Desde a abertura do edital do Banco do Brasil, ou seja, cerca de 3 meses.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
João Paulo: Estudei sem edital, sim, mas era um estudo muito desfocado, não muito disciplinado. A motivação durante o estudo sem edital é um grande desafio. Não há uma cenoura a frente para fazer a carruagem andar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
João Paulo: A busca por um material direcionado, mastigado, resumido e com muitas questões me levou ao Estratégia. É minha principal fonte de estudos para concursos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
João Paulo: O combo Trilha Estratégica para direcionamento, videoaulas para teoria e zilhões de exercícios para a prática funcionou impecavelmente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
João Paulo: Fico ansioso só de imaginar essa quantidade de assuntos, porém, eu até diria que seria uma grande dificuldade em organizar todo esse assunto, mas a Trilha Estratégica tirou todo esse peso das minhas costas. Eu seguia a Trilha – não muito a risca-, a Trilha servia como um importante direcionamento. Eu via qual era a matéria a ser estudada e estudava a minha maneira, marcava as tarefas completas numa planilha e segui assim até o final. Deu muito certo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
João Paulo: De modo geral, as matérias que envolvem direito ou com grande conteúdo teórico e pouca aplicação prática. Meu pensamento muito “de exatas” precisa ser desconstruído (risos).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
João Paulo: Na semana da prova, estava estranhamente tranquilo, já tinha batido o edital então só acompanhei as revisões dos professores e corrigi algumas pendências aqui ou ali. No dia anterior a prova, fiz uma sessão de uma hora massagem. Com certeza só passei por conta disso.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
João Paulo: Meu estudo para a redação deixou bastante a desejar. Só deixei para estudar a fundo duas semanas antes da prova e essa negligência quase me tira a vaga, pois passei na redação com a nota mínima.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
João Paulo: O meu erro crasso foi o estudo para a redação. Estudei pouco e estudei mal, não pratiquei o suficiente. Meu maior acerto foi a resolução de muitas, mas muitas questões!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
João Paulo: O mais difícil é a incerteza do futuro. É o medo de que esse mundo ideal não venha a se concretizar. E que este futuro só depende de uma dia, algumas horas e 70 questões. No entanto, não pensei em desistir.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
João Paulo: Além da estabilidade e retorno financeiro, minha motivação mais emergente foi tirar minha esposa de seu emprego atual e sustentar um ambiente familiar em que ela possa estudar para realizar seu sonho de ser médica.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
João Paulo: Aos amigos concurseiros, nossa jornada é árdua, mas recompensadora. Estude com um bom material e faça muitas, mas muuuuitas questões!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀