Artigo

Informática para Receita Federal: Dicas para a discursiva

Olá , companheiros de Tecnologia da Informação!
Tenho recebido alguns e-mails de alunos que fizeram o meu curso e já estão solicitando dicas para a prova discursiva. Admito estar muito feliz com a confiança que vocês já estão apresentando após a prova. Nada mais justo que o resultado venha após tanto esforço e horas de estudo.
Primeiramente, peço desculpas por não poder elaborar um curso preparatório para as discursivas. Meu foco total neste momento é a elaboração do curso para o ICMS-PR. Já consegui aprovação em um difícil concurso da ESAF (Analista de Planejamento e Orçamento, 2010, com a elaboração de seis redações na fase discursiva) e vou tentar, em poucas palavras, dar algumas dicas para esta etapa.
Primeiramente, atenção com o PORTUGUÊS! A ESAF, além do conteúdo, possui barema severo com o português, em todos os aspectos: capacidade de argumentação, sequência lógica do pensamento, alinhamento ao tema, cobertura dos tópicos apresentados, aspectos formais, aspectos gramaticais e aspectos textuais. Então, é necessário tanto dominar o conteúdo quanto escrevê-lo de forma organizada e gramaticalmente correta. Não deixe o português corroer sua nota!
Quanto ao que pode cair como matéria na discursiva, ATENÇÃO AO QUE NÃO CAIU NA PROVA OBJETIVA! Tanto na parte de TI quanto nas outras matérias. É estranho a banca citar conteúdos tão importantes no edital e sequer encostar neles na prova objetiva.
Falando de TI apenas, me espantei ao observar que CMMI (assunto que a ESAF sempre deita e rola em suas provas) SEQUER foi citado na primeira fase, assim como MPS-BR. Inclusive, dei dicas de como comparar os modelos, em meu curso. Se eu tivesse que apostar dinheiro em uma questão discursiva…. ai ai….
Além disso, não vi questões de OPM3, RUP, Análise de Pontos de Função, IN 02 – MPOG, Lei 8666/93. A IN 04, cujo conteúdo facilmente produziria uma questão discursiva relacionando TI e órgãos públicos, foi abordada em uma questão muito superficial na objetiva. Atenção!
Além disso, governança de TI é um assunto comumente cobrado em discursivas, especialmente no CESPE. Relacionar CMMI e PMBOK, ITIL, COBIT, em quaisquer combinação 2 a 2 ou 3 a 3 já foram temas de discursivas no CESPE, mais de uma vez, e não custa nada saber o que já foi cobrado anteriormente para não ser surpreendido pela ESAF com algo que o CESPE já cobrou, correndo o risco de “ficar para trás” em relação àqueles que já fizeram estas discursivas com aquela banca.
Bem, pessoal, creio que essa foi a minha dose de colaboração.
Mantenham a pegada! E rumo à Receita Federal do Brasil!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.