Prova Contabilidade Pública Comentada (TCE-PE) – Gabarito Extraoficial
Galera, a seguir comentamos a prova de Contabilidade Pública aplicada hoje (17/09) no concurso do TCE-PE 2017 para Auditor de Controle Externo.
Conforme previmos, foram 10 questões exigidas.
Trata-se, ainda, de um gabarito extraoficial, mas é bem provável que seja este o gabarito, pois todas as questões estão bem elaboradas e de acordo com o previsto na legislação aplicável e o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP). Qualquer caminho diferente adotado pelo gabarito preliminar caberá recurso! Esperamos que o CESPE gabarite rsrs
Pessoal, a prova não estava difícil e na minha percepção deixou a desejar…
Analisando a ementa do edital, esperávamos um pouco mais do CESPE… a prova foi toda teórica, sem qualquer espaço para um raciocínio mais analítico que fossem envolvidas as demonstrações contábeis, por exemplo, assunto sempre presente em provas de Contabilidade Pública. Não exigir sequer uma questão de demonstração contábil de um futuro(a) auditor(a) é algo que demonstra a despreocupação da banca com as atribuições do cargo. Revela uma desconsideração com o futuro trabalho a ser desempenhado… enfim não houve coerência conforme já visualizamos em provas anteriores da banca.
Além disso, observa-se uma má distribuição dos assuntos ao longo da prova… ora exigir duas questões de custos e duas de PCASP x Consolidação foge um pouco da razoabilidade, não é mesmo? Veja que 40% da prova concentrava-se nesses dois pontos! É muita sacanagem com os(as) candidatos(as) que se preparam em alto nível!
De qualquer forma, quem se preparou adequadamente não encontrou grandes dificuldades para resolver as questões, a não ser dúvidas normais de algum ponto teórico, pois sabemos da dificuldade que é lembrar todos os tópicos teóricos, não é mesmo?
Fique tranquilo(a) porque mesmo não tendo sido uma prova difícil, não era barbada acertar tudo não! Quem soube dosar o seu arsenal de questões a não serem marcadas pode ter se dado muito bem em Contabilidade Pública, afinal tinha umas questões bem tranquilas mesmo! Quem fez em torno de 80% das questões de CASP está excelente. 70% é um ótimo resultado. 60% não deixa de ser um desempenho bacana também. Resultados líquidos, é claro.
Cabe ressaltar que alguns pontos destacados na nossa participação no aulão podem ter sido determinantes para alguns. Como exemplo, citamos as duas questões de custos… falamos claramente para ler a NBC T 16.11, não é mesmo? Inclusive era “temas de casa” rsrs. Além disso, comentamos que questão sobre variações patrimoniais e PCASP estavam fortemente cotadas… outro fato que pode ter ajudado a galera foram as duas questões envolvendo os procedimentos orçamentários. Conforme comentamos no aulão, questões de receitas e despesas são clássicas e podem ser resolvidas com o conhecimento estudado em AFO!
Um forte abraço!
Prof. Gilmar Possati
Link para download:
Curta a nossa página e fique ligado(a) em todas as nossas atividades.
www.facebook.com.br/profgilmarpossati
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: Contabilizando
Siga-me no Instagram: @profgilmarpossati
Grupo de estudos: https://www.facebook.com/groups/detonandocontabilidade