Artigo

Auditoria Governamental para o concurso da Agência Nacional de Águas – ANA

Olá, pessoal,

Eu e o Professor Rodrigo Fontenelle lançamos o curso de auditoria governamental para o concurso da Agência Nacional de Águas – ANA: http://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/1104/nocoes-de-direito-administrativo-parte-de-auditoria-do-setor-publico-federal-p-ana

A banca examinadora selecionada para esse certame – CETRO – surpreendeu ao incluir a cobrança de “Noções básicas de Auditoria no Setor Público Federal” em “Noções de Direito Administrativo”.

De qualquer forma, trata-se de uma matéria relativamente simples, principalmente quando sabemos quais são as formas de cobrança que as bancas costumam introduzir nas provas. Uma aula de pouco menos de 40 páginas foi suficiente para direcionarmos os estudos de vocês.

Não deixem de estudar essa parte da matéria. Lembrem-se de que uma questão pode fazer a diferença na aprovação. Tentem entender a dinâmica da auditoria governamental e aprofundem os principais itens, dentre eles os cinco tipos de auditoria e suas definições.

Estamos à disposição, inclusive para quaisquer esclarecimentos adicionais, nos emails:

[email protected]; e

[email protected].

Para não perdermos o costume, seguem duas questões que comentamos na aula.

1 – (ESAF / CGU / 2008) De acordo com a IN SFC/MF n. 001/2001, os controles internos administrativos implementados em uma organização devem possuir as seguintes características, exceto:

A prevalecer como instrumentos auxiliares de gestão.

B prioritariamente, ter caráter preventivo.

C estar direcionados para o atendimento a todos os níveis hierárquicos da administração.

D primar pela abordagem corretiva e, subsidiariamente, punitiva.

E permanentemente, estar voltados para a correção de eventuais desvios em relação aos parâmetros estabelecidos.

Comentários:

Questão bastante direta, cobrando a literalidade da norma. Segundo a IN SFC/MF n. 001/2001, os controles internos administrativos implementados em uma organização devem:

I. prioritariamente, ter caráter preventivo;

II. permanentemente, estar voltados para a correção de eventuais desvios em relação aos parâmetros estabelecidos;

III. prevalecer como instrumentos auxiliares de gestão; e

IV. estar direcionados para o atendimento a todos os níveis hierárquicos da administração.

Assim, a única alternativa que não cita uma das características pedidas é a de letra D, ainda mais que o objetivo maior dos controles internos administrativos é a prevenção, e não a punição.

Resposta: D


2 – (ESAF / CGU / 2008) Segundo a IN SFC/MF n. 001/2001, o procedimento que tem por objetivo avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, ou parte dele, das unidades ou entidades da administração pública federal, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes, com a finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade, procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados, por meio de recomendações que visem aprimorar os procedimentos, melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial, classifica-se como:

A Auditoria de Avaliação da Gestão.

B Auditoria Contábil.

C Auditoria de Acompanhamento da Gestão.

D Auditoria Operacional.

E Auditoria Especial.

Comentários:

Questão sobre tipos de auditoria, segundo a IN 01. A auditoria que consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, sendo uma atividade de assessoramento ao gestor público, com vistas a aprimorar as práticas dos atos e fatos administrativos, sendo desenvolvida de forma tempestiva no contexto do setor público, atuando sobre a gestão, seus programas governamentais e sistemas informatizados, é a auditoria operacional.

Resposta: D


Bons estudos e boa prova para todos vocês.

Claudenir e Rodrigo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.