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CONCURSOS PMSP DE OLHO NO EDITAL: SIMULADO COMENTADO VUNESP HISTÓRIA

Olá Pessoal. Saiu o edital !!!!!! PMSP e vamos preparar você. Com muito prazer fiz este simulado para vocês que estão em preparo para o concurso que será muito interessante devido às vagas. A Vunesp é uma banca bem grande e frequentemente é contratada para preparar o concurso da polícia militar. São exigentes na extensão do conteúdo cobrado e na interpretação do texto. O edital exigiu desde antiguidade oriental – Egito e Mesopotâmia até a globalização e a história do Brasil também em toda a sua extensão. Selecionar 10 exercícios então não é tarefa fácil. Então mergulhei nas questões produzidas pela banca e fiz uma coleta estatística do que costuma cair mais nos concursos com base na banca e como ela abordou os temas do edital nos últimos concursos. O foco sem dúvida é Brasil Republicano e História contemporânea. Podemos esperar uma questão sobre o século XX – da primeira Guerra à Guerra Fria, uma da República Velha ou Era Vargas, um dos governos militares e da redemocratização. Selecionei exercícios com imagens no enunciado, pois além de ser um recurso frequentemente utilizado pela banca, vai te auxiliar através da memória visual, com recursos que se repetem ao longo dos concursos. Sobre antiguidade uma questão de Grécia e Roma, e uma da idade média sobre o feudalismo. É o foco. Se bem que vale muito a pena o candidato ficar de olho no código de Hamurabi (mesopotâmia), tópicos da idade moderna como mercantilismo e reformas religiosas.

1. (VUNESP)

A charge caracteriza o Ato Institucional n.º 5, de dezembro de 1968, como
a) uma forma de estimular o aumento dos protestos da classe média contra o regime militar.
b) uma medida dura, mas necessária para o restabelecimento da ordem e da tranquilidade no país.
c) um instrumento de coersão, que limitava os direitos e a capacidade de defesa dos cidadãos.
d) uma tentativa de frear o avanço dos militares, que haviam assumido o controle do governo federal.
e) um esforço de democratização e reformas sociais, num momento de crise e instabilidade econômica.

2. (VUNESP) Examine a charge do cartunista Théo, publicada na revista Careta em 27.12.1952.

O apelido de “pai dos pobres”, dado a Getúlio Vargas, pode ser associado
a) ao autoritarismo do presidente diante dos movimentos sociais, manifesto na repressão às associações de operários e camponeses.
b) aos esforços de negociação com a oposição, com a decorrente distribuição de cargos administrativos e funções políticas.
c) ao caráter popular do regime, originário de uma revolução social e empenhado no combate à burguesia industrial brasileira.
d) à política de concessões desenvolvida junto a sindicatos, como contrapartida do apoio político dos trabalhadores.
e) à supressão de legislação trabalhista no país, que obrigava o governo a agir de forma assistencialista.

3. (VUNESP)

Esses cartazes, divulgados durante o regime militar brasileiro, buscavam
a) estimular o nacionalismo e o ufanismo, para ampliar o apoio político ao governo.
b) repudiar o passado nacional de subdesenvolvimento e incentivar o empreendedorismo dos jovens empresários.
c) contestar a oposição que, através da imprensa, afirmava que o país enfrentava uma crise financeira.
d) valorizar as conquistas obtidas no setor esportivo, apesar de o país atravessar período de alta inflacionária.
e) mostrar à população que o país se tornara a principal potência militar do planeta.

4. (VUNESP) Observe o mapa e responda.

a) O meridiano de Tordesilhas, enquanto esteve em vigor, obstruiu a efetiva ocupação do interior do território brasileiro.
b) As riquezas do Vice-Reinado do Rio da Prata atraíram muitos aventureiros em busca de fortuna fácil e que acabaram por se fixar na região sul do Brasil.
c) A busca por pau-brasil e terras férteis para a cana-de-açúcar impulsionou a derrubada da mata atlântica e a fixação do colonizador no sertão nordestino.
d) Apesar do aspecto extensivo da atividade, a pecuária desempenhou importante papel no processo de interiorização da ocupação.
e) O intenso povoamento da região norte causou sérios problemas para a Metrópole, que não dispunha de meios para abastecer a área.

5. (VUNESP) Observe a figura e leia o texto.

(Reprodução da tela Primeira Missa no Brasil. Vítor Meireles, 1861.)

Chantada a Cruz, com as Armas e a divisa de Vossa Alteza, que primeiramente lhe pregaram, armaram altar ao pé dela. Ali disse missa o padre Frei Henrique (…). Ali estiveram conosco (…) cinquenta ou sessenta deles, assentados todos de joelhos, assim como nós. (…) [Na terra], até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal (…) Porém, o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.
(Pero Vaz de Caminha. Carta do Achamento do Brasil, 10.05.1500.)

A respeito da tela e do texto, é correto afirmar que
a) demonstram a submissão da monarquia portuguesa à contra-reforma católica.
b) expressam o encantamento dos europeus com a exuberância natural da terra.
c) atestam, como documentos históricos, o caráter conflituoso dos primeiros contatos entre brancos e índios.
d) representam o índio sem idealização, reservando-lhe lugar de destaque no quadro, o que era pouco comum.
e) apresentam uma leitura do passado na qual os portugueses figuram como portadores da civilização.

6. (VUNESP) Observe a charge.

A ilustração refere-se
a) ao alto grau de abstenção dos eleitores na Primeira República, o que facilitava a ação de políticos ilustrados.
b) à prática dos grupos oligárquicos, que controlavam de perto o voto de seus dependentes e agregados.
c) ao elevado índice de analfabetismo no campo, o que favorecia a distribuição de cédulas eleitorais falsas.
d) à alternância no poder federal, graças ao controle dos votos, de políticos populares dos diversos Estados brasileiros.
e) ao controle do governo central sobre os governadores, que se valia do estado de sítio no período eleitoral.

7. (VUNESP) Leia.

Quando sua influência [de Péricles] estava no auge, ele poderia esperar a constante aprovação de suas políticas, expressa no voto popular na Assembleia, mas suas propostas eram submetidas à Assembleia semanalmente, visões alternativas eram apresentadas às dele, e a Assembleia sempre podia abandoná-lo, bem como suas políticas, e ocasionalmente assim procedeu. A decisão era dos membros da Assembleia, não dele, ou de qualquer outro líder; o reconhecimento da necessidade de liderança não era acompanhado por uma renúncia ao poder decisório. E ele sabia disso.

(Moses I. Finley. Democracia antiga e moderna, 1988.)

Ao caracterizar o funcionamento da democracia ateniense, no século V a.C., o texto afirma que
a) os líderes políticos detinham o poder decisório, embora ouvissem às vezes as opiniões da Assembleia.
b) a eleição de líderes e representantes políticos dos cidadãos na Assembleia demonstrava o caráter indireto da democracia.
c) a Assembleia era o espaço dos debates e das decisões, o que revelava a participação direta dos cidadãos na condução política da cidade.
d) os membros da Assembleia escolhiam os líderes políticos, submetendo-se a partir de então ao seu poder e às suas decisões.
e) os cidadãos evitavam apresentar suas discordâncias na Assembleia, pois poderiam assim provocar impasses políticos.

8. (VUNESP) A escravatura [na Roma antiga] foi praticada desde os tempos mais remotos dos reis, mas seu desenvolvimento em grande escala foi consequência das guerras de conquista […].

(Patrick Le Roux. Império Romano, 2010.)

Sobre a escravidão na Roma antiga, é correto afirmar que
a) assemelhava-se à escravidão ocorrida no Brasil colonial, pois era determinada pela procedência e pela raça.
b) aumentou significativamente durante a expansão romana pelo Mar Mediterrâneo.
c) atingiu o auge com a ocupação romana da Germânia e de territórios na Europa Central.
d) diminuiu bastante após a implantação do Império e foi abolida pelos imperadores cristãos.
e) diferenciava-se da escravidão ocorrida no Brasil colonial, pois os escravos romanos nunca podiam se tornar livres.

9. (VUNESP) Nas primeiras sequências de O triunfo da vontade [filme alemão de 1935], Hitler chega de avião como um esperado Messias. O bimotor plaina sobre as nuvens que se abrem à medida que ele desce sobre a cidade. A propósito dessa cena, a cineasta escreveria: “O sol desapareceu atrás das nuvens. Mas quando o Führer chega, os raios de sol cortam o céu, o céu hitleriano”.

(Alcir Lenharo. Nazismo, o triunfo da vontade, 1986.)

O texto mostra algumas características centrais do nazismo:
a) o desprezo pelas manifestações de massa e a defesa de princípios religiosos do catolicismo.
b) a glorificação das principais lideranças políticas e a depreciação da natureza.
c) o uso intenso do cinema como propaganda política e o culto da figura do líder.
d) a valorização dos espaços urbanos e o estímulo à migração dos camponeses para as cidades.
e) o apreço pelas conquistas tecnológicas e a identificação do líder como um homem comum.

10. (VUNESP) Com a ruralização, a tendência à autossuficiência de cada latifúndio e as crescentes dificuldades nas comunicações, os representantes do poder imperial foram perdendo capacidade de ação sobre vastos territórios. Mais do que isso, os próprios latifundiários foram ganhando atribuições anteriormente da alçada do Estado.

(FRANCO, Hilário Jr. O feudalismo. São Paulo: Brasiliense, 1986. Adaptado.)

A característica do feudalismo mencionada no fragmento é
a) o desaparecimento do poder militar, provocado pelas invasões bárbaras.
b) a fragmentação do poder político central.
c) o aumento da influência política e financeira da Igreja Católica.
d) a constituição das relações de escravidão.
e) o estabelecimento de laços de servidão e vassalagem.

Comentários

Resposta da questão 1:

 [C]

O AI-5, Ato Institucional Número 5, criado no dia 13 de dezembro de 1968 no governo de Costa e Silva, pode ser considerado um golpe dentro do golpe. Foi o auge da repressão (coerção) na ditadura militar, fechou o congresso por tempo indeterminado, cassou mandatos de políticos, lideranças políticas e estudantis foram exiladas, foi abolido o Estado de Direito. São os “anos de chumbo” caracterizado pelo “ame-o ou deixe-o”. Foi assinado por Costa e Silva, numa reação às reações populares e artísticas ao período Castelo Branco (64-68). O auge da repressão foi o governo de Médici, 1969-1974. Não podemos numa questão fazer juízo de valor sobre o fato histórico, como “foi uma medida dura ou necessária”, pois foge da neutralidade e sempre você deve ater-se ao que o exercício o pede, no caso, a interpretação da charge.

Resposta da questão 2:

 [D]

A charge, de 1952, refere-se ao segundo governo Vargas de 1950-1954 no contexto da República Liberal Populista. O cartunista Théo elaborou um diálogo entre Vargas (pai dos pobres) com o bom velhinho Papai Noel. “Ser pai dos pobres dá mais trabalho do que ser Papai Noel: a mim eles chateiam o ano inteiro”. Desde 1930, Vargas adotou uma política populista, nacionalista e intervencionista. Criou a CLT, a Consolidação das Leis Trabalhistas para os trabalhadores urbanos e tutelou os sindicatos. Desenvolveu através do DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda – a imagem de “pai dos pobres”. O governo Vargas buscava o apoio do povo para realizar seu projeto político e usou do carisma e da manipulação da mídia que propagandeava o governo e censurava. Os sindicatos tornaram-se extensão do governo e eram chamados “pelegos”: Na prática era uma forma de manipular os trabalhadores e diminuir as tensões entre o povo e governo. Fique de olho em todo o tema era Vargas que é assunto quase obrigatório neste certame.

Resposta da questão 3:

 [A]

O governo militar brasileiro, através de ampla propaganda, vendia à população a ideia de que o regime militar promovia o avanço da sociedade brasileira, seja em termos políticos, econômicos, sociais ou culturais. Assim, tais cartazes refletem a base do pensamento do governo sobre esse avanço, amparada na propaganda e no discurso de amor à pátria, que é o que chamamos de ufanismo. A propaganda é do Governo Médici, que podemos caracterizar pelo binômio repressão e desenvolvimento. Em seu governo foi quando o AI-5 foi aplicado com maior rigor e quando ocorreu o “milagre econômico” e também o contexto do país campeão da copa de 70.

Resposta da questão 4:
 [D]  

É um tema muito recorrente a formação do território brasileiro. A maior parte do território, no início da colonização, pertencia à Espanha pelo traçado da linha de Tordesilhas. Alguns fatores colaboraram para a conquista do território como: 1- As atividades dos bandeirantes, que principalmente através das expedições fluviais (monções), penetraram em todo o território hoje brasileiro criando estradas e povoados. 2- As atividades econômicas complementares à produção da cana de açúcar no litoral, principalmente a pecuária, que desenvolveu principalmente no interior, pois o litoral era reservado por Portugal aos engenhos. 3- Missões Jesuíticas que se estabeleciam no interior para a construção dos colégios em que evangelizavam os indígenas. Importante lembramos que como defensores dos índios eram inimigos dos bandeirantes.

A leitura atenta do mapa permite concluir que a pecuária desempenhou um papel importante na conquista do território brasileiro. Nossas fronteiras foram definidas em 1750 pelo Tratado de Madri, assinado por Marquês de Pombal. De lá para cá ocorreram poucas modificações. De olho nas atividades bandeirantes, que tudo que se relaciona a elas é importante.

Resposta da questão 5:

 [E]  

É uma obra do pintor Victor Meireles, que era um representante do ideal estético romântico, que se caracteriza pela idealização e pelo viés nacionalista. O quadro imagina de forma eurocêntrica o primeiro contato entre europeus e indígenas, em que os primeiros cristãos, são colocados no centro, como portadores da religião e civilização. Eurocentrismo é ver o mundo sob o ponto de vista europeu, que no decorrer da história viam-se como superiores. Tema importantíssimo as navegações portuguesas e o início do processo de colonização.

Resposta da questão 6:

 [B]  

Questão clássica sobre o período da república oligárquica, mais conhecida como república do café com leite pois SP e MG alternavam-se politicamente no governo federal. Desde o presidente paulista Campos Sales passou a funcionar o pacto federativo ou pacto oligárquico: Enquanto SP e MG revezavam-se no poder federal, as oligarquias estaduais tinham uma autonomia muito grande e pouco eram cobrados ou fiscalizados. Foi um período em que os estados brasileiros gozaram de grande autonomia. Esta época é caracterizada pelo coronelismo, voto aberto, voto de cabresto, os currais eleitorais e a corrupção nas eleições, bem como pelo jaguncismo.

Resposta da questão 7:

 [C]

O texto mostra claramente que, apesar da popularidade do líder Péricles, ele dependia da aprovação da Assembleia. A democracia que se desenvolveu em Atenas a partir do século V a.C. é considerada direta: Todos os cidadãos podiam participar da Assembleia e votar ou não nas leis propostas pelos governantes, que não possuíam poderes arbitrários e amplos e o governo somente ocorria a partir da participação e o debate público. A participação política era considerada muito importantes para o grego. Péricles chegou a criar várias leis que obrigavam o cidadão a participar da política da Pólis.  Aquele que não participava das assembleias era visto como mal cidadão.

Resposta da questão 8:

 [B]

Foi no período republicano, com a política expansionista dos romanos a partir das Guerras Púnicas, que se desenvolveu o escravismo como meio de produção. Conquistaram todos os territórios ao redor do Mar Mediterrâneo que era chamado de “mare nostrum”. A expansão ocorreu através de muitas conquistas militares. A principal forma de obter escravos era a guerra. Neste período o escravismo chegou ao auge, inclusive criando uma cultura de desprezo ao trabalho manual, que o grego e o romano achavam que retirava a condição de ser humano do escravo. No Brasil colonial a escravidão tinha um caráter puramente mercantil (comercial) introduzido pelos portugueses. Tema muito recorrente e importante.

 

Resposta da questão 9:

 [C]

O Partido Nazista, fundado em 1925, definiu seu programa político, caracterizado pelo antissemitismo, extremo nacionalismo, anticomunismo, antiliberalismo, culto ao líder e militarismo.  Desde o início de sua atuação, mesmo antes de chegar ao poder, foi usada intensiva propaganda como forma de difundir seus ideais. No poder, o controle sobre a produção cultural foi fundamental para a produção de obras que valorizassem a figura do líder, reforçando o culto à personalidade. Um dos principais traços do nazismo foi a intensa propaganda de massas. O ministro da comunicação nazista dizia que uma mentira dita 1000 vezes torna-se verdade. Vale à pena estudar todos os tópicos de primeira guerra à segunda. O Nazifascismo é um tema muito cobrado.

Resposta da questão 10:

 [B]

O texto afirma claramente que o poder central se enfraqueceu. A expressão “latifundiários” refere-se aos senhores feudais – senhores de terra. O feudalismo foi formado a partir da queda do Império romano, então possui elementos romanos como a existência de vilas nas grandes propriedades e o cristianismo, mas também elementos germânicos como o comitatus (premiar o guerreiro com terras) e a economia agropastoril.

 

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