Artigo

INGLÊS BANCO DO BRASIL – TEXTO LONGO E COMPLICADO…MAS, QUEM DISSE QUE ERA PARA LER O TEXTO

Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada…
E aí? Estudou o texto anterior? Se não, volta lá e leia porque, de agora em diante, inglês será cada vez mais cobrado em prova (lembra que o edital do PCRJ foi publicado e tem inglês).
A CADA DIA QUE PASSA, INGLÊS ESTÁ VEZ MAIS E MAIS PRESENTE NAS PROVAS, NÃO MARQUE BOBEIRA, COMECE A SE PREPARAR EM INGLÊS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.
Bom, como eu disse anteriormente, vou postar esses comentários intercalando 2 dias, ou seja, darei um tempo para vocês estudarem cada texto com calma.
REPETINDO AS RECOMENDAÇÕES DO POST ANTERIOR
1. Inglês tem sido cada vez mais cobrado pelas bancas/órgãos públicos e isso não vai mudar;
2. As bancas estão apresentando textos com temas que não tem nada a ver com as áreas de atuação dos órgãos públicos, ou seja, nada impede de você prestar uma prova para a área fiscal e se deparar com um texto sobre o efeito estufa e o perigo que o planeta terra enfrenta com o aumento da temperatura. Não acho que seja muito provável, mas analisando os temas das provas da PRF (frio extremo no Texas), PCDF (influência do estresse sobre folículos capilares) e Banco do Brasil (partidas de futebol de robôs e objetos voadores não identificados, mais conhecidos como discos voadores);
3. Depois de um grande período sem concursos, a “temporada” de concursos deve voltar a todo vapor, inclusive porque entraremos em ano de eleições presidenciais e muita coisa precisa ser decidida o mais rápido possível, você me entende, ou melhor, do you understand me?;
4. Não deixe para estudar inglês na última hora, isso não funciona. Seu cérebro precisa de tempo para se acostumar com o idioma e isso não acontece “overnight” (da noite para o dia);
Bom, vamos lá.
Segue outro texto (aliás, um texto bem difícil) que foi cobrado na prova do BB realizada no final de setembro.
Segue o texto, questões, respectivas traduções e gabarito.

Revolution Accelerated
How Digital Transformation is Shaping the Future of Banking

Like all businesses, banks have had to act fast to respond to the unprecedented human and economic impact of Covid-19.
First, they needed to keep the lights on and ensure business continuity. Second, they had to meet the
changing ways customers wanted to engage. Finally, they sought to balance their business priorities with a
responsibility to support society. Previous crises cast the banks as part of the problem — this time they are
part of the solution.
Banks who have embraced modern banking technology have fared better in meeting these
challenges. They’ve moved seamlessly to remote working, kept up service for their customers, coped
with huge increases in demand and quickly adapted their products. In contrast, banks using legacy
‘spaghetti’ software have struggled.
Covid-19 has accelerated the need for modern banking technology, but it didn’t create it. Before
coronavirus, the 2020s were already being framed as the decade for digital in the banking industry. Banks’
return on equity were too low and their cost-income ratios were too high. Meanwhile, regulation like open
banking was disrupting the industry and increasing competition from new entrants like the GAAFAs (Google, Amazon, Alibaba, Facebook, Apple).
Providing seamless digital customer experiences was therefore already a ‘must’. Every year, Temenos
partners with the Economist Intelligence Unit (EIU) for a global study on the future of banking. More than 300 banking leaders are interviewed from retail, commercial and private banks. Over half of these are at C-suite level.
In 2020, the study took place amid the Covid-19 crisis. The results give a fascinating insight into banking
leaders’ approach during the se unprecedented times. But they also show how they see their industry in the
years to come.
And the findings suggest three trends which will shape the future of banking:
1. New technologies will be the key driver of banking transformation over the next 5 years. 77% of respondents strongly believed that Artificial Intelligence (AI) will be the most game-changing of
these technologies. They see a diverse range of uses for AI — from personalised customer experience to
fraud detection.
2. Banks will overhaul their business models to create digital ecosystems. 80% of respondents
believe that banking will become part of a platform of services. 45% are committed to transforming their
business models into digital ecosystems.
3. The sun will set on branch banking. World Bank data shows that visits to branches have been
steadily declining globally over the last decade. As a result of coronavirus, customers are now more
concerned about visiting their branch, and so even more people are willing to try digital applications.
This combination of pandemic and increasingly transformative advanced technology has led a
majority of respondents (59%) to our survey with the EIU to state that traditional branch-based banking
model will be dead in just five years. That’s a 34% increase from last year.
The current environment is undoubtedly challenging for banks. But they have the capital,
customer relationships and customer data. They are regulated. And most importantly: they still enjoy their
customers’ trust.
In short, banks are best-placed to succeed if they commit to end-to-end digital transformation.
That means a fully digital front office which creates hyper-personalized experiences and ecosystems. And a back office driving efficient operations and rapid innovation. By embracing modern banking technology, banks can support their customers today, create new value for the future and drive new levels of future growth.


Available at:. Retrieved on: July 4th, 2021 Adapted.


11
The overall purpose of the text is
(A) to explain how the banking industry works.
(B) to discuss the impact of the coronavirus pandemic on the health system.
(C) to launch new investment opportunities in the banking industry.
(D) to state that digital transformation in banking has been accelerated by the coronavirus pandemic.
(E) to promote new AI technology that will change the future of banking.

12
According to the 2nd paragraph of the text, after the Covid-19 outbreak, banks initially had to face the following number of challenges:
(A) 1
(B) 2
(C) 3
(D) 4
(E) 5

13
In paragraph 6, the personal pronoun they, used twice in the sentence “But they also show how they see their
industry in the years to come”, refers to the following fragment at the same paragraph:
(A) the study
(B) the results
(C) banking leaders
(D) Covid-19 crisis
(E) unprecedented times
14
In the sentence of the last paragraph “In short, banks are best-placed to succeed if they commit to end-to-end digital transformation”, the phrase In short conveys an idea of
(A) cause
(B) addition
(C) emphasis
(D) conclusion
(E) time sequence
15
From the sentence of the last paragraph, “By embracing modern banking technology, banks can support their
customers today, create new value for the future and drive new levels of future growth”, it is inferred that
(A) banks cannot grow after the coronavirus pandemic.
(B) modern banking technology can help reshape the present and the future of banks.
(C) modern technology can frustrate the present and the future of the banking industry.
(D) as result of the coronavirus pandemic, banks will not be able to meet customers’ demands in the future.
(E) due to the coronavirus pandemic, banks are not able to meet customers’ expectations in the present.

Tradução

Revolução Acelerada

Como a Transformação Digital está moldando o futuro dos bancos.
Como todas as empresas, os bancos tiveram que agir rapidamente para responder/reagir ao impacto humano e econômico sem precedentes do Covid-19.
Primeiro, eles precisavam manter as luzes acesas e garantir a continuidade dos negócios. Segundo, eles tiveram que atender as oscilantes maneiras que os clientes queriam se engajar. Finalmente, eles procuraram equilibrar suas prioridades de negócios com uma responsabilidade de apoiar a sociedade. Crises anteriores lançaram/acusaram os bancos como parte do problema — desta vez eles são parte da solução.
Bancos que adotaram a tecnologia bancária moderna tiveram sucesso em superar esses desafios. Eles se mudaram perfeitamente/sem problemas para o trabalho remoto, mantiveram o serviço para seus clientes, lidaram com (enfrentaram) enormes aumentos na demanda e rapidamente adaptaram seus produtos. Por outro lado, os bancos usando um legado/herança software ‘espaguete’ tem batalhado (frase muito difícil de ser traduzida. Aqui, o sentido é de os bancos têm enfrentado problemas por utilizarem software adaptados herdados. A ideia é que os softwares não são apropriados para o que os bancos necessitam atualmente.).
O Covid-19 acelerou a necessidade de tecnologia bancária moderna, mas não a criou. Antes do corona vírus, a década de 2020 já estava sendo enquadrada como a década para o digital no setor bancário. O retorno do banco sobre o patrimônio líquido eram muito baixos e suas relações custo-renda eram muito altas. Enquanto isso, regulação/regulamentação como setor bancário aberto estava abalando o setor e aumentando a concorrência de novos entrantes como os GAAFAs (Google, Amazon, Alibaba, Facebook, Apple).
Fornecer experiências digitais perfeitas aos clientes, portanto, já era uma “obrigação”. Todos os anos, parceiros da Temenos com a Economist Intelligence Unit (EIU) para um estudo global sobre o futuro dos bancos. Mais de 300 líderes bancários são entrevistados de bancos varejistas, comerciais e privados. Mais da metade deles estão no nível da suíte C.
Em 2020, o estudo ocorreu em meio à crise do Covid-19. Os resultados dão uma visão fascinante sobre os bancos abordagem dos líderes durante esses tempos sem precedentes. Mas eles também mostram como eles vêem sua indústria nos anos vindouros.

E os resultados sugerem três tendências que moldarão o futuro dos bancos:
1. As novas tecnologias serão o principal motor da transformação bancária nos próximos 5 anos. 77% dos entrevistados acreditavam fortemente que a Inteligência Artificial (IA) será a mais que muda o jogo essas tecnologias. Eles veem uma gama diversificada de usos para IA — desde a experiência personalizada do cliente até detecção de fraude.
2. Os bancos revisarão seus modelos de negócios para criar ecossistemas digitais. 80% dos entrevistados acreditam que o setor bancário se tornará parte de uma plataforma de serviços. 45% estão comprometidos em transformar seus modelos de negócios em ecossistemas digitais.
3. O sol se porá nas agências bancárias. Dados do Banco Mundial mostram que as visitas a agências têm caído constantemente em termos globais na última década. Como resultado do corona vírus, os clientes agora estão mais
preocupados em visitar sua filial, e assim ainda mais pessoas estão dispostas a experimentar aplicativos digitais.
Esta combinação de pandemia e tecnologia avançada cada vez mais transformadora levou a maioria dos entrevistados (59%) em nossa pesquisa com a EIU para afirmar que os bancos tradicionais baseados em filiais modelo estará morto em apenas cinco anos. É um aumento de 34% em relação ao ano passado.
O ambiente atual é, sem dúvida, desafiador para os bancos. Mas eles têm o capital, relacionamento com clientes e dados de clientes. Eles são/estão regulados. E o mais importante: eles ainda desfrutam da confiança dos seus clientes.
Em suma, os bancos estão melhor posicionados para ter sucesso se se comprometerem com a transformação digital de ponta a ponta.
Isso significa um escritório de fachada totalmente digital que cria experiências e ecossistemas hiper-personalizados. E um back office impulsionando operações eficientes e rápida inovação. Ao abraçar modernos tecnologia bancária, bancos podem apoiar seus clientes hoje, criar novo valor para o futuro e impulsionar novos níveis de crescimento futuro.

Available at: https://www.cnbc.com/advertorial/how-digital–transformation-is-shaping-the-future-of-banking . Retrieved on: July 13th, 2021. Adapted.


11
O propósito geral do texto é
(A) explicar como funciona o setor bancário.
(B) discutir o impacto da pandemia corona vírus no sistema de saúde.
(C) lançar novas oportunidades de investimento no setor bancário.
(D) afirmar que a transformação digital no setor bancário foi acelerada pela pandemia corona vírus.
(E) promover novas tecnologias de IA que mudarão o futuro dos bancos.

12
De acordo com o 2º parágrafo do texto, após o surto de Covid-19, os bancos inicialmente tiveram que enfrentar o seguinte número de desafios:
(A) 1
(B) 2
(C) 3
(D) 4
(E) 5

13
No parágrafo 6, o pronome pessoal que eles, usaram duas vezes na frase “Mas eles também mostram como eles veem a sua indústria nos próximos anos”, refere-se ao seguinte fragmento no mesmo parágrafo:
(A) o estudo
(A) os resultados
(C) líderes bancários
(D) Crise covid-19
(E) tempos sem precedentes

14
Na frase do último parágrafo “Em suma, os bancos estão melhor posicionados para ter sucesso se se comprometerem com a transformação digital de ponta a ponta”, a frase Em suma transmite uma ideia de
(A) causa
(B) adição
(C) ênfase
(D) conclusão
(E) sequência de tempo

15
A partir da frase do último parágrafo, “Ao abraçar a tecnologia bancária moderna, os bancos podem apoiar seus
clientes hoje, criar novos valores para o futuro e impulsionar novos níveis de crescimento futuro”, infere que
(A) Os bancos não podem crescer após a pandemia do coronavírus.
(B) A tecnologia bancária moderna pode ajudar a remodelar o presente e o futuro dos bancos.
(C) A tecnologia moderna pode frustrar o presente e o futuro da indústria bancária.
(D) Como resultado da pandemia do coronavírus, os bancos não poderão atender às demandas dos clientes no futuro.
(E) Devido à pandemia coronavírus, os bancos não são capazes de atender às expectativas dos clientes no presente.

Gabarito:
11. D
12. C
13. Esta questão deverá ser anulada. Os pronomes “they” expressam “os resultados” e “os líderes bancários”, respectivamente. Não existe nenhuma alternativa que traz essa infomação.
14. D
15. B



Em minha opinião, o texto mais difícil de todos e uma questão deve ser anulada.
Apesar de o texto ser de difícil compreensão na hora de uma prova (nome próprios desconhecidos, siglas etc), o (a) candidato (a) não precisava ler o texto por completo para responde as perguntas.
Apesar de a questão 11 ser genérica, o próprio título já nos dá indícios da resposta. Sei que na hora da prova, o ideal é ler o texto por completo, mas o que o Cesgranrio faz é absurdo: textos gigantescos. Habitue-se a resolver a prova de forma prática e estratégica. Na hora da prova, não é somente o seu conhecimento do conteúdo que é testado, mas a sua sagacidade também. Sua rapidez em resolver problemas é testada a todo o momento, por isso, se você ler o texto inteiro, você estará assinando seu atestado de óbito. Já vi muita gente que sabia inglês e não foi bem na prova porque não sabia fazer prova.
ABRA O OLHO:
fique atento (a) a inglês e não deixe para a última hora.
Em nosso próximo bate-papo, trarei mais um dos textos.
Aproveite esses bate-papos e treine seu inglês com as mais recentes provas.

Abração e sucesso…você merece muito.
Prof. Roberto Witte

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.