Gabarito TRT SC Língua Portuguesa
Gabarito TRT SC Língua Portuguesa
Olá, pessoal!
Vou comentando aqui o gabarito preliminar das provas do TRT SC 2017.
Vocês podem ir postando nos comentários suas observações, sugestões, dúvidas.
A minha intenção é dar uma noção geral do gabarito e depois realizar a comparação com o gabarito oficial e verificar se cabe recurso!
Começo com a prova de Técnico Judiciário TRT SC 2017:
Vamos ao gabarito preliminar:
1. A (a curiosidade pelos esclarecimentos dos mistérios antecipados)
2. C (irascível é o mesmo que aquele que se irrita, que se ira com facilidade)
3. B (“o mesmo destino” se refere à informação de toda a oração “Uma mãe solteira aparece morta no rio”)
4. A (O segmento que não apresenta linguagem figurada é “Uma mãe solteira aparece morta no rio que atravessa a cidade.”)
5. A (oração reduzida de infinitivo e de valor adverbial concessivo é “Apesar de não serem as primeiras…”.)
6. B ( o valor diferente da adição da conjunção “E” está no período “As pessoas dizem que o bom é a vida, e eu prefiro a leitura”. A conjunção “e”, neste caso, tem valor adversativo.)
7. D (a nominalização da oração “para proteger a vida” é “para a proteção da vida”.)
8. C (A expressão “tanto…quanto” pode ser aditiva ou comparativa. A questão pediu o valor aditivo, o qual se encontra no trecho “Choveu tanto no Rio quanto em São Paulo”, isto é, nos dois lugares.)
9. E (polissemia da expressão “bom coração”).
10. B (A questão pede a alternativa que demonstre imparcialidade, isto é, não há julgamento, apreciação, opinião do emissor da mensagem. Essa imparcialidade ocorre no seguinte trecho: “Governadores e senadores acusados de corrupção”.)
11. D (os custos dos planos de saúde devem ter aumentado)
12. A (o subtítulo normalmente transmite a confirmação da ideia apresentada no título)
13. C (o maior ou menor distanciamento nas duas possibilidades de assistência a uma luta)
14. D (Esta questão, de certa forma, pede conteúdo bem parecido com o da questão 10. O trecho que não apresenta a opinião, o julgamento do autor é “Quando um dos lutadores é ferido, o sangue é mostrado na nossa cara”.)
15. C (A questão pede o registro formal de linguagem. Como todas elas têm um traço da fala, podemos nos surpreender com o resultado da banca. Eliminamos a alternativa (A), por causa da expressão coloquial “muito mais chocante”; a alternativa (B), pela expressão coloquial “a gente”; a alternativa (D), pelo verbo “tem”, o qual deve ter sujeito expresso; a alternativa (E), pela expressão “na nossa cara”.
16. B (Há duas alternativas que estão bem próximas de serem as corretas: realmente a alternativa (A) apresenta verbos cujos sujeitos são indeterminados, mas acredito não ser esta a correta, pois a locução verbal modal “devem ser identificadas” transmite valor de obrigação. Ora, o autor pode simplesmente omitir o sujeito que sabe existir, mas não quer identificá-lo. A alternativa (B) está mais dentro da possibilidade, pois realmente o primeiro período (“Acusam a TV de ser a responsável pela violência”) um pensamento que será contestado pelo restante do texto.)
17. A (analogia: comparação)
18. D (Se há guerras, apesar do pequeno número de televisores…)
19. A (Erro de regência do verbo preferir).
20. C (paradoxo: Amor é ferida que dói e não se sente).
Moçada, ainda hoje vou postando aqui mais provas.
É que hoje é um dia cheio de postagem de aulas e preparação para a nossa transmissão da noite. mas toda hora eu complemento este artigo aqui, ok?!
Grande abraço, meus amigos!
Décio Terror