Concurso IBGE: Gilmar Mendes questiona orçamento para Censo 2022
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes cobrou esclarecimentos do governo federal a respeito do orçamento destinado ao próximo concurso público do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mendes estipulou o prazo de até cinco dias para o Poder Executivo Federal esclarecer sobre o cumprimento ou não da decisão do Tribunal que obrigou a realização do Censo Demográfico em 2022.
Segundo consta no texto do PLOA 2022, há uma reserva de R$ 2 bilhões para realização da pesquisa demográfica. Além disso, é aguardada a retomada do processo seletivo para mais de 200 mil vagas, bem como da publicação de um novo processo seletivo, com cerca de 300 vagas, para atuação no Censo.
Todas essas movimentações abrem espaço para que a pesquisa populacional realmente ocorra no próximo ano, com abertura das inscrições do Processo Seletivo para provimento de pessoal do órgão.
Neste cenário, importante destacar que, o Instituto havia confirmado que se arquiteta para conseguir levar a campo a coleta do Censo Demográfico ainda no primeiro semestre de 2022, a partir de 1º de junho.
O novo cronograma, inclusive, já foi aprovado pelo Conselho Diretor do IBGE, o que anteciparia a data de referência para a coleta do levantamento censitário, que costumava ser 1º de agosto.
Concurso IBGE: Censo Demográfico
O Censo Demográfico é realizado a cada 10 anos e se empenha na avaliação de dados sobre a população, economia, desemprego e outros fatores essenciais para instituir e propor políticas públicas.
Para mais detalhes do concurso IBGE, em que o ministro Gilmar Mendes questionou orçamento para Censo 2022, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo completo, separado por tópicos, para que facilite a sua compreensão:
Saiba mais: Concursos IBGE