Resumo de reta final para o IFRJ – cargo assistente de alunos!
Fala, estrategista! Tudo bem? No artigo de hoje, apresentaremos um resumo de reta final para o IFRJ – cargo de assistente de alunos!
Com a proximidade da prova do IFRJ, é hora de o candidato dar aquele “gás” final, o que nos motivou a apresentarmos este resumo, de forma a auxiliá-lo a obter a aprovação para o cargo de assistente de alunos!
Para relembrar todas as informações sobre o certame, acesse a página do concurso aqui no Estratégia Concursos e o edital do certame.
Nosso objetivo com este resumo de reta final para o IFRJ é apresentar um artigo de fácil consulta em suas revisões para a prova que se aproxima.
Nos próximos tópicos deste resumo de reta final para o IFRJ, abordaremos temas que possuem reais chances de serem cobrados na prova. Avante!
Administração Estratégica para o IFRJ
Iniciando a análise dos tópicos mais importantes neste resumo de reta final para o IFRJ, falaremos sobre Administração Estratégica.
Como o edital trouxe apenas a nomenclatura “Administração Estratégica”, o candidato deve conhecer noções gerais sobre o planejamento, além das ferramentas de gestão estratégica.
De início, é importante sempre se lembrar dos níveis do planejamento, conforme se segue:
- O planejamento estratégico, que também pode surgir na prova como “planejamento institucional”, é o nível do planejamento que é voltado para o longo prazo, e que considera o ambiente empresarial na sua totalidade. Aqui, são definidos os objetivos da organização; além da sua missão, visão e valores.
- O planejamento tático, também conhecido como gerencial, é aquele voltado para os níveis intermediários da organização, comumente as gerências.
- O planejamento operacional é aquele que se ocupa de trabalhar os níveis do chão de fábrica da organização, a base da pirâmide organizacional. Também pode surgir como “planejamento técnico”.
Lembre-se sempre de que cada nível de planejamento deve convergir com o nível anterior. Isso significa que o planejamento operacional deve ser feito respeitando as diretrizes
Voltando um pouco no conceito de planejamento estratégico, mencionamos que ele trabalha a missão, a visão e os valores da organização. Sobre estes conceitos, segue breve explicação abaixo:
- Missão – é a razão de ser da organização, o motivo pelo qual ela existe; para que foi criada; qual contribuição pretende dar à sociedade.
- Visão – é como e onde a organização deseja estar no futuro, seus grandes objetivos, que devem balizar os seus esforços em um horizonte temporal.
- Valores – são as crenças da organização, os princípios éticos que balizam quais comportamentos e atitudes serão aceitáveis ou não na organização.
Por fim, leve para a prova os principais conceitos das ferramentas mais cobradas de Planejamento Estratégico.
Departamentalização para o IFRJ
Avançando com o nosso resumo de reta final para o IFRJ, neste tópico trataremos sobre departamentalização.
O edital trouxe o assunto da seguinte forma: “Departamentalização; descentralização; desconcentração”. Assim, embora o assunto “departamentalização” chame atenção, não podemos desconsiderar o assunto “descentralização”, que é estudado em estruturas organizacionais. Já a “desconcentração” é uma temática afeta ao Direito Administrativo.
Portanto, não estude apenas a parte de departamentalização, mas estude, também, a parte de estruturas organizacionais.
Para auxiliá-lo em seus estudos e revisões, acesse os nossos Guias Definitivos sobre: estruturas organizacionais para concursos e tipos de departamentalização para concursos.
Diante do que veio expresso no edital, o candidato deverá dar especial atenção ao conceito de departamentalização, bem como os princípios que regem a escolha pelo desenho departamental da organização.
Além disso, conheça, também, os diferentes tipos de departamentalização, com suas principais características, bem como as vantagens e desvantagens de cada um deles. Por fim, é importantíssimo para o candidato conhecer as correlações entre centralização de descentralização nas organizações, com suas vantagens e desvantagens.
Avançando, entendemos que existe um ponto, não muito explorado em prova, mas que o candidato deve conhecer, pois, quando é cobrado, derruba muita gente boa, são as condicionantes da estrutura organizacional, que são: a estratégia (a estrutura deve seguir a estratégia); o ambiente (a estrutura deve se adequar ao ambiente); a tecnologia (a estrutura depende da tecnologia); e o tamanho (a estrutura deve se ajustar ao tamanho da organização).
Gestão de conflitos para o IFRJ
Neste tópico do presente resumo de reta final para o IFRJ, o assunto será gestão de conflitos.
Os conflitos são comuns em todos os agrupamentos sociais, não sendo diferente nas organizações, tanto públicas, quanto privadas. Portanto, você, futuro servidor do IFRJ, precisa conhecer conceitos sobre gestão de conflitos, não somente porque constam no conteúdo programático, mas, também, por serem necessários à sua prática profissional.
Em primeiro lugar, devemos compreender que, no contexto organizacional, nem todo conflito é maléfico. Existem os conflitos funcionais, que são positivos para a organização, pois fomentam a inovação, evitando, em certa medida, o comodismo. Já os conflitos disfuncionais são aqueles que podem acarretar problemas para o ambiente organizacional.
Avançando, precisamos falar dos níveis de gravidade dos conflitos. Baseando-nos nas lições de Chiavenato, podemos identificar três níveis de gravidade de conflitos:
- Percebido: aqui, as partes percebem a existência de um conflito, ainda embrionário, mediante a compreensão de que há objetivos conflitantes e que existe possibilidade de interferência de uma parte no objetivo da outra. Também conhecido como latente, não há uma clara consciência de sua existência, apenas a percepção, por isso está em estado de latência.
- Experienciado: é o conflito dissimulado, velado, em que as partes ainda não estão completamente envolvidas no conflito, mas já existem sentimentos de hostilidade, raiva, medo e descrédito entre uma parte e outra, porém sem uma manifestação completamente clara acerca do conflito.
- Manifesto: é o conflito aberto. Manifesta-se sem nenhuma dissimulação, conforme Chiavenato, “expresso e manifestado pelo comportamento, que é a interferência ativa ou passiva por pelo menos uma das partes.”.
Existem dois outros conceitos importantes a serem levados para a prova: assertividade – que é o interesse da parte de satisfazer as suas próprias necessidades; e a cooperação – que é a disposição a permitir que a outra parte satisfaça suas necessidades.
Comunicação e trabalho em equipe para o IFRJ
Neste tópico do nosso resumo de reta final para o IFRJ, falaremos sobre dois pontos do edital que não apresentam grandes dificuldades, mas costumam ser bastante explorados: a comunicação organizacional e o trabalho em equipe.
Sobre a comunicação organizacional, o candidato deve saber distinguir a comunicação interna da comunicação externa; e conhecer os principais elementos, fluxos de comunicação e barreiras à comunicação. Para auxiliá-lo, sugerimos a leitura do nosso Guia Definitivo sobre Comunicação Organizacional para concursos.
Já sobre o trabalho em equipe, o candidato deve ter em mente que o trabalho em equipe é um estágio avançado em relação ao trabalho em grupo. Assim, conheça as características do trabalho em equipe, principalmente a sinergia positiva que ele promove na organização. Em questões de prova, geralmente são apontadas limitações do trabalho em grupo e benefícios do trabalho em equipe. Desconfie de a questão apresentar algum conceito negativo sobre o trabalho em equipe, em comparação com o trabalho em grupo.
Governança na gestão pública
Neste último tópico do presente resumo de reta final para o IFRJ, falaremos sobre governança. Governança geralmente é conceituada como a capacidade técnica de governar, ou seja, de o governo implementar políticas públicas de forma efetiva e de gerenciar de forma eficiente os recursos públicos.
Conforme Paludo, “a governança envolve estruturas, funções e atividades político-administrativas, sociais e legais, para assegurar que os resultados sejam alcançados e atendam as partes interessadas, especialmente os cidadãos.”.
Tem como exemplo o inciso I, do Art. 2º, do Decreto 9203/2017:
I – “governança pública – conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade;”
O referido Decreto nos traz também os princípios da governança pública, os quais seguem abaixo:
“Art. 3º São princípios da governança pública:
I – capacidade de resposta;
II – integridade;
III – confiabilidade;
IV – melhoria regulatória;
V – prestação de contas e responsabilidade; e
VI – transparência.”
Não confunda governança com governabilidade, que representa a capacidade política de governar.
Conclusão
E chegamos ao fim do nosso resumo de reta final para o IFRJ para cargo de assistente de alunos!
Não se esqueça de que os nossos resumos têm por objetivo complementar as suas revisões, devendo ser utilizado em conjunto com o Passo Estratégico e com o material teórico em PDF do Estratégia Concursos, o qual não deve ser negligenciado e deve ser a base de sua preparação.
Não deixe, também, de fazer muitas questões sobre os assuntos aqui apresentados, bem como sobre os outros tópicos do edital. Sobre isso, cabe ressaltar que a banca do concurso IFRJ não possui um acervo muito grande de questões. Por isso, utilize questões de diversas bancas para os seus estudos, principalmente das bancas mais “famosas” (FCC, FGV, Cebraspe), pois, muitas vezes, o padrão destas bancas é repetido por outras.
O nosso desejo é que este resumo seja peça importante no planejamento dos seus estudos e das suas revisões, e que o ajude a conseguir a sonhada tão aprovação no concurso!
Abraços e bons estudos!
Paulo Alvarenga
https://www.instagram.com/profpauloalvarenga/
Referências:
Chiavenato, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações / Idalberto Chiavenato – 7. ed. rev. e atual. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2003
Paludo, Augustinho Vicente. Administração pública / Augustinho Vicente Paludo. – 6. ed. rev., atual. e ampl. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO. 2017.
Cursos e Assinaturas
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
.