Concurso IBGE: Primeiro teste para o Censo 2022 é realizado
Nessa segunda-feira (06), após duas vezes adiado em consequência da falta de verba para a pesquisa, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realiza o primeiro teste para o Censo 2022, do qual ainda precisará de concurso.
No período que se segue até 24 de setembro, o teste será aplicado na Ilha de Paquetá, na Zona Norte do Rio de Janeiro, uma vez que essa possui 85% da população imunizada com as duas doses da vacina contra a COVID-19.
Assim sendo, o quadro de pessoal do IBGE deve visitar a ilha de quase 1.300 domicílios. Para tanto, o órgão se posiciona publicamente quanto à ação:
“Os recenseadores do IBGE farão as entrevistas domiciliares seguindo todos protocolos de saúde, incluindo uso de máscara e protetor facial”.
Vale ressaltar que o teste vai avaliar, em primeira instância, as três modalidades de coletas de dados: presencial, pela internet e por telefone.
Conforme previsão do governo federal, há reservas de R$ 2 bilhões no orçamento de 2022, o que, em contrapartida, é declaradamente insuficiente para o IBGE. A falta de recursos, bem como a pandemia, foram as causas responsáveis por seu adiamento.
O que é o Censo?
Realizado a cada 10 anos, o recenseamento demográfico é um estudo estatístico referente às condições socioeconômicas do Brasil.
Possibilita o recolhimento de várias informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas.
Concurso IBGE | Mais informações
Ao todo, a seleção para pessoal do Censo ofertará 204.307 vagas de Recenseador, Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS).
O edital do processo seletivo chegou a ser publicado em 2020 e republicado em 2021, mas em ambas as ocasiões precisou ser suspenso.
Para ficar por dentro de todos os detalhes acerca do certame IBGE, confira um artigo completo, de fácil compreensão, que elaboramos EXCLUSIVAMENTE para você!
Leia também: Concurso IBGE