Concurso Banco do Brasil: quais os critérios para a Redação?
Olá, corujas! Você que pretende prestar o concurso para o cargo de Escriturário do Banco do Brasil (BB) e ainda há dúvidas sobre como será a etapa de provas: preparamos um artigo especial sobre como será a de Redação!
Importante relembrar que, segundo informações oficiais da Fundação Cesgranrio, mais de 1 milhão de inscrições foram registradas para o certame, um recorde no país!
Ao todo, foram 1.645.975 candidatos inscritos, sendo 1.605.751 para a função de Escriturário (Agente Comercial) e 40.224 para a função de Escriturário (Agente de Tecnologia).
O edital oferta 4.480 vagas, sendo 2.240 imediatas e outras 2.240 vagas para formação de um cadastro de reserva, para a carreira de Escriturário, de nível médio, abrangendo duas áreas de atuação: Agente de Tecnologia e Agente Comercial.
Os contratados receberão salários inicias de R$ 3.022,37, para jornada de 30 horas semanais, além dos adicionais de auxílios-alimentação, refeição e outras gratificações. A aplicação da prova objetiva deve ocorrer na data prevista de 26 de setembro.
Concurso Banco do Brasil: mas como será a prova de Redação?
A seleção na 2ª Etapa do concurso do Banco do Brasil será feita por meio de Prova de Redação, de caráter eliminatório.
A Redação deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, valendo 100,0 pontos, sendo eliminados(as) aqueles(as) que obtiverem nota inferior a 70,0 pontos.
Esta etapa será avaliada conforme os critérios a seguir:
- Adequação ao tema proposto;
- Adequação ao tipo de texto solicitado;
- Emprego apropriado de mecanismos de coesão (referenciação, sequenciação e demarcação das partes do texto);
- Capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto;
- Pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância, de regência e de colocação).
Além dos critérios supracitados, confira abaixo demais informações acerca da prova de Redação:
- A Redação deverá ser feita com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
- Será atribuída nota ZERO à Redação do(a) candidato(a) que: a) fugir ao tipo de texto em prosa dissertativo-argumentativo; b) fugir ao tema proposto; c) apresentar texto sob forma não articulada verbalmente em língua portuguesa (apenas com desenhos, números e palavras soltas ou em forma de verso); d) for assinada e/ou apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do(a) candidato(a); e) for escrita a lápis, em parte ou na sua totalidade.
- Serão eliminados(as) os(as) candidatos(as) que obtiverem nota inferior a 70,0 (setenta) pontos na prova de Redação.
- Serão classificados(as) no Certame, de acordo com os pontos obtidos na 1ª Etapa, os(as) candidatos(as) não eliminados(as) na 2ª Etapa, conforme limites estabelecidos no Anexo II constantes deste Edital.
- Os(As) candidatos(as) não habilitados(as), na forma do subitem anterior, serão excluídos da Seleção Externa.
A validade do concurso será de um ano a contar da data de publicação do edital de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério exclusivo do Banco do Brasil.
Para saber mais informações acerca do concurso Banco do Brasil, bem como dos critérios utilizados para a prova de Redação, acesse nosso artigo completo abaixo:
Saiba mais: Concurso Banco do Brasil