Projeto discute criação do cargo de policial temporário no Piauí
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), por meio da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), aprovou o projeto que cria, por tempo determinado, o cargo de policial temporário.
O texto, encaminhado ao governador Wellington Dias, reproduz as movimentações que já ocorrem em outros estados e, inclusive, em âmbito federal.
Pelo projeto, os militares temporários voluntários passarão a integrar o Quadro Complementar da Polícia Militar, constituído pelo círculo de Oficiais e Praças.
Para o cargo de oficial, deverão possuir habilitação de nível superior em diversas áreas de interesse da instituição como música, saúde, arquitetura, engenharias, telecomunicações entre outras. Para os cargos de Praça, por sua vez, deverão possuir nível médio completo e também ingressarão em áreas de interesse da corporação.
Os interessados nestes cargos deverão ingressar de forma voluntária, por meio de processo seletivo, e poderão ficar no serviço ativo por até oito anos, sem estabilidade ou vínculo.
Agora, após ser aprovado na CCJ, o projeto deverá passar por outras comissões na Alepi antes de ser apreciado pelo pleno da Casa legislativa.
Vale ressaltar que a Polícia Militar do Piauí (PM PI)tem um edital de concurso público em andamento, com oferta de 1.000 vagas para Soldado e 40 para Oficial. Com inscrições encerradas, o certame terá as provas aplicadas nas seguintes datas: 10 de outubro (Oficial) e 31 de outubro (Soldado).
Para mais informações sobre o projeto que prevê a criação do cargo de policial temporário, em discussão na Alepi, acesse o site do Estratégia Concursos!