Artigo

Como utilizar as disciplinas da SEFAZ ES para a SEFAZ AL

Apesar de o concurso da SEFAZ ES já ter ocorrido, você sabia que é possível aproveitar as disciplinas já estudadas e se preparar para o concurso da SEFAZ AL?

SEFAZ ES e SEFAZ AL
SEFAZ ES e SEFAZ AL

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?

A prova da SEFAZ ES já passou! Mas ainda há diversas oportunidades na área fiscal esperando por você! E um desses grandes concursos é o de Auditor Fiscal da SEFAZ AL.

Este concurso está oferecendo 25 vagas para o cargo geral de Auditor Fiscal, com uma remuneração inicial de R$ 9.899,81. Porém, a remuneração real inicial é bem maior, podendo chegar a mais de R$ 14.000. Há também o cargo de Auditor de Finanças para este concurso, mas o nosso artigo será focado no cargo geral de Auditor Fiscal.

Desse modo, é possível aproveitar grande parte do seu conhecimento adquirido no concurso da SEFAZ Espírito Santo para a sua preparação para a SEFAZ AL.

Assim, fizemos uma comparação completa entre esses dois concursos, com o intuito de visualizar quais são as disciplinas semelhantes entre esses certames, bem como sobre a quantidade de aulas presentes nos cursos do Estratégia Concursos e já estudadas pelos concurseiros que fizeram o concurso da SEFAZ ES que podem ser aproveitadas para a SEFAZ Alagoas.

Banca e Estrutura das provas da SEFAZ ES e SEFAZ AL

SEFAZ ES teve como organizadora a FGV, e a prova deste concurso veio com as características da banca: uma prova muito complexa, com um alto nível de dificuldade.

Já para o concurso da SEFAZ AL, a banca será a conhecida CESPE/CEBRASPE, a qual costuma cobrar literalidade da lei, conceitos doutrinários, bem como jurisprudências.

Para a SEFAZ ES tivemos 110 questões objetivas, além de 1 questão discursiva.

SEFAZ AL cobrará 160 questões objetivas e dois estudos de caso. Porém, as suas questões objetivas serão no estilo Certo/Errado, o famoso “uma errada anula uma certa”, sendo este formato muito temido por grande parte dos concurseiros.

Apesar de essas provas possuírem diferentes bancas, o conhecimento adquirido durante a sua preparação para a FGV pode ser totalmente aproveitado para a banca CEBRASPE. Porém, é importante realizar algumas adaptações para o seu estudo, principalmente em disciplinas como Português e Contabilidade, as quais possuem uma abordagem bem diferente em cada banca. Além disso, o estilo Certo/Errado também possui uma maneira bastante peculiar de formulação de questões, sendo importante uma atenção redobrada na sua preparação.

Disciplinas da SEFAZ ES e SEFAZ AL

Iremos agora analisar as disciplinas de cada concurso.

O concurso da SEFAZ ES cobrou as clássicas disciplinas da área fiscal, sem surpresas, sendo, porém, um conteúdo programático bastante extenso.

Como iremos observar abaixo, a SEFAZ AL também veio sem surpresas, sendo exigidas disciplinas que estão sempre sendo cobradas nessa área.

Desse modo, vamos agora observar quais são as disciplinas que já foram estudadas para a SEFAZ ES e que podem ser aproveitadas para a SEFAZ AL.

Disciplinas SEFAZ ES e SEFAZ AL
Disciplinas SEFAZ ES e SEFAZ AL

Veja a beleza da tabela acima.

Das 13 disciplinas da SEFAZ AL, 12 estavam presentes na SEFAZ ES. Ou seja, 92% das disciplinas que você terá que estudar para a SEFAZ AL já foram estudadas enquanto você se preparava para o concurso da SEFAZ ES.

Além disso, apesar de as leis da Legislação Tributária de Alagoas serem diferentes das leis da Legislação Tributária do Espírito Santo, grande parte dos conteúdos gerais são bastante similares. Porém, é importante salientar que ela é de grande importância para essa prova, já que haverá 30 questões de peso 3, correspondendo a 32% de toda a pontuação da prova objetiva.

Ademais, há algumas poucas diferenças dentro de algumas disciplinas entre os dois concursos.

Em Direito Administrativo, há apenas a cobrança adicional do Processo Administrativo (Lei 9.784/99). Enquanto Direito Constitucional apenas acrescenta a Constituição de Alagoas.

Já em Direito Empresário, há a cobrança adicional apenas do tópico de Registro de Empresa. Em Civil, há a exigência de Obrigações e Contratos. Enquanto que, em Penal, a única diferença é a cobrança de alguns crimes contra a fé pública.

Por fim, Tecnologia da Informação apenas acrescenta Gestão, Modelagem e Análise de Processos, além de alguns tópicos do Software BI.

Assim, diante desses fatos, percebe-se a grande similaridade entre as disciplinas da SEFAZ AL e SEFAZ ES, o que facilita, e muito, a sua preparação para o certame de Alagoas.

Abaixo podemos ver a importância de cada disciplina para a prova objetiva da SEFAZ AL:

Porcentagem de cada disciplina
Porcentagem de cada disciplina

Aulas do Estratégia para SEFAZ ES e SEFAZ AL

O Estratégia Concursos já disponibilizou centenas de videoaulas e PDFs para o concurso da SEFAZ AL. Porém, muitas dessas aulas já foram estudadas durante a sua preparação para o concurso da SEFAZ ES.

Dessa maneira, realizamos uma comparação entre os dois concursos, de modo a encontrar quantas aulas já estudadas do curso do Estratégia Concursos para a SEFAZ ES podem ser aproveitadas para o certame da SEFAZ AL.

Primeiramente, vamos mostrar abaixo quantas aulas, presentes no curso do Estratégia, há em cada disciplina para a SEFAZ AL:

Número de Aulas para a SEFAZ AL
Número de Aulas para a SEFAZ AL

Vamos agora tomar como referência o concurso da SEFAZ ES. Assim, como você já estudou todas as aulas do Estratégia para o concurso do SEFAZ ES, quantas delas poderão ser aproveitadasautomaticamente, para o concurso da SEFAZ AL? A resposta você pode conferir na tabela abaixo:

Relação das aulas
Relação das aulas da SEFAZ ES e SEFAZ AL

Vamos entender a tabela acima.

Em relação à disciplina de Direito Administrativo, podemos observar que a aula 0 desta disciplina no curso do Estratégia da SEFAZ AL é também a aula 0 do curso da SEFAZ ES. Já a aula 1 da SEFAZ AL não possui correspondência com nenhuma aula estudada no curso da SEFAZ ES, sendo ela representada por um “traço” na tabela. Já a aula 2 da SEFAZ AL é a aula 4 da SEFAZ ES, e assim por diante. Assim, 19 das 20 aulas para a SEFAZ AL dessa disciplina já foram estudadas, o que corresponde a 95% de todo o seu conteúdo, ou seja, quase tudo.

Em Direito Constitucional, as únicas aulas que não possuem correspondência são as últimas duas, uma vez que elas dizem respeito à Constituição Estadual de Alagoas. Assim, 13 das 15 aulas para a SEFAZ AL já foram estudadas, sendo 87% de toda a matéria.

Da mesma forma, podemos observar as disciplinas de Contabilidade Geral, a qual possui correspondência de 95%Direito Civil, com 70% de aulas já estudadas; Direito Penal com 92%, Direito Empresarial com 89% e Raciocínio Lógico com 40% de suas aulas já estudadas para a SEFAZ AL.

Agora veja bem as disciplinas de Português, Contabilidade de CustosDireito Tributário. Elas possuem relação de 100% com a SEFAZ ES, ou seja, todas as aulas para estas disciplinas já foram estudadas para a SEFAZ Alagoas.

As demais disciplinas, as quais não estão representadas na tabela acima, precisam ser estudadas em sua totalidade para a SEFAZ AL.

Vamos visualizar a similaridade destas disciplinas em um gráfico?

Gráfico da relação das aulas da SEFAZ ES e SEFAZ AL
Gráfico da relação das aulas da SEFAZ ES e SEFAZ AL

Assim, é possível perceber que 3 disciplinas da SEFAZ AL já foram totalmente estudadas (100%) durante a preparação para a SEFAZ ES.

Além disso, Contabilidade Geral, Direito Administrativo e Direito Penal possuem mais de 90% de aulas já estudadas.

Por sua vez, Direito Empresarial e Direito Constitucional chegam próximos de 90% de toda matéria a ser estudada. Por fim, temos Direito Civil com correspondência de mais de 70%, enquanto que Raciocínio Lógico chega aos 40% de conteúdo já visto.

Desse modo, das 166 aulas do curso do Estratégia para a SEFAZ AL, englobando todas as disciplinas118 já foram estudadas, ou seja, 71% de todo o conteúdo, restando 48 aulas para serem vistas.

Com isso, é possível afirmar que aqueles concurseiros que prestaram o certame da SEFAZ ES e estudaram pelo Estratégia Concursos saem muito na frente na preparação para o concurso da SEFAZ AL, uma vez que 71% de todo conteúdo já foi estudado.

Finalizando

Pessoal, o concurso da SEFAZ ES já passou, mas novas oportunidades estão surgindo a todo momento, como o concurso de Auditor Fiscal da SEFAZ Alagoas.

Os dois editais são extremamente semelhantes e, apesar da diferença de bancas, é plenamente possível aproveitar grande parte da já matéria estudada para a SEFAZ ES e tentar conseguir uma vaga na SEFAZ AL.

Caso queira se preparar para chegar competitivo nesta prova, invista nos cursos para a SEFAZ AL do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado, de todos os tópicos exigidos no edital deste concurso.

Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.

Um forte abraço e bons estudos a todos!

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.