Artigo

Questão Importantíssima de DATA MINING –

 Ola Amigos, uma aluna me passou uma questão da ESAF que não tinha encontrado, e nela temos um ponto interessante. É uma questão da prova da CVM 2010:

Mineração de Dados é
a) o processo de atualizar de maneira semi- automática grandes bancos de dados para encontrar versões úteis.
b) o processo de analisar de maneira semi- automática grandes bancos de dados para encontrar padrões úteis.
c) o processo de segmentar de maneira semi- automática bancos de dados qualitativos e corrigir padrões de especificação.
d) o programa que depura de maneira automática bancos de dados corporativos para mostrar padrões de análise.
e) o processo de automatizar a definição de bancos de dados de médio porte de maior utilidade para os usuários externos de rotinas de mineração.

Bem, descrevi no curso Data Mining como uma técnica automática para encontrar padrões úteis em Bancos de Dados. Essa questão considerou a letra b como correta, que fala em analisar de maneira semi-automática.

A ESAF errou? Não, não errou. Eu na verdade concordo com ela, acredito que DATA MINING é descrito de forma mais correta como uma técnica semi-automática. Mas por que? Ora, falamos das etapas de treino e teste, lembram? Pois é, esse processo de treino e teste tem a interferência humana, então fica meio complicado charmar esse processo como um todo de automático. Eu simplesmente coloquei automático no material porque grandes autores definem assim, mas na minha opinião descrever o processo como semi-automático é mais correto.

Vamos ao que interessa, e se a ESAF colocar uma definição com automático e outra com semi-automático, como fez nessa questão, o que vocês devem escolher?

Ora, vejam que definiu o item como certo foi o restante da frase, ou seja, a descrição de DM como análise de grandes bancos de dados para encontrar padrões úteis. Vejam que as resposta dos demais itens descrevem DM de forma incorreta.

Então, vamos ficar atentos, e ler todo o item para ver se descreve ou não corretamente Data Mining, isso é claro na hipótese de algo similar constar na prova.

Abração

Leonardo Lima

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.